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Ortodontia III

Código: MD4809     Sigla: O III

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina Dentária

Ocorrência: 2017/2018 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Mestrado Integrado
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina Dentária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMD 93 PLANO OFICIAL 2007/2008 BOLONHA 4 - 2 36 54

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Estudo das más oclusões: etiologia, diagnóstico e terapêutica.

Capacidade de diagnóstico da má oclusão.

Análise e interpretação das alterações do aparelho estomatognático e seu tratamento.

Resultados de aprendizagem e competências

Estudo das más oclusões: etiologia, diagnóstico e terapêutica.

Capacidade de diagnóstico da má oclusão.

Análise e interpretação das alterações do aparelho estomatognático e seu tratamento.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Anomalias da oclusão - abordagem segundo Angle e segundo Korkhaus.

Seminário tematicos de integração clínica.

Tipos de aparelhos ortodônticos I, II, III.
Serão abordadas as diversas formas de Anomalias de oclusão, com a sua etiologia, diagnóstico e tratamento.

Serão apresentados os diversos tipos de aparelhos ortodônticos, divididos em aparelhos removíveis, fixos, funcionais e extra-orais.

Bibliografia Obrigatória

Moyers, Robert E.; Handbook of orthodontics. ISBN: 0-8151-6003-8
Canut Brusola José Antonio; Ortodoncia clinica. ISBN: 84-345-2847-9
Proffit, William R.; Contemporary orthodontics. ISBN: 1-55664-553-8
McNamara, James A., Jr.; Orthodontics and dentofacial orthopedics. ISBN: 0-9635022-3-9
Bruhn, C., Hofrath, H. & Korkhaus, G.; La escuela odontológica alemana. In Ortodoncia. (Tomo 4)., Barcelona: Editorial Labor., 1944
Rakosi, T.; Principles of functional appliances. In Graber, T.M., Rakosi, T. & Petrovic, A.G. Dentofacial orthopedics with functional appliances (pp.85-106), (2nd ed.). - St. Louis: Mosby, 1997

Observações Bibliográficas

Em cada aula ministrada, é disponibilizado um sumário, no qual consta a bibliografia aconselhada. A bibliografia apresentada é a mais relevante.

Devido a constante evolução do conhecimento, essa bibliografia poderá ser parcialmente alterada em cada ano letivo. Nesse sentido, optamos por seguir esta metodologia, que permite a transmissão do conhecimento mais atual

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Esta unidade curricular é de tipo teórico-prático, em que os conteúdos programáticos são expostos em formato da aula teórico-prática, mas com aulas participativas por parte dos estudantes.

Paralelamente os estudantes são divididos em grupos, fazendo um trabalho de grupo acerca dos casos clinicos disponibilizados para esse efeito.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Trabalho prático ou de projeto 50,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Vigora o regime de frequência da UP, vide regulamentos UP e FMDUP.
(mínimo de 75% das horas de contacto; é uma unidade curricular de tipo teórico-prática pelo que a frequência mantém validade para o ano lectivo seguinte àquele em que esta unidade curricular)

Fórmula de cálculo da classificação final

Condição necessária à aprovação em qualquer época e regime: nota mínima de 9 valores (em 20) em cada uma das componentes teóricas e práticas.

Estudantes ordinários:
Nota final = avaliação teórica x 0,50 + avaliação prática (média trabalhos práticos + relatórios ou trabalhos de grupo + avaliação contínua) x 0,50 
 
Estudantes com a unidade curricular em atraso com frequência válida:
50% exame prático + 50% exame teórico

Estudantes em avaliação especial:
50% exame prático + 50% exame teórico

Provas e trabalhos especiais

Os estudantes cujo estatuto contemple regime especial de frequência e/ou avaliação e não cumpram as avaliações ordinárias, para poderem usufruir do regime ordinário, não poderão faltar a mais de 50% dessas avaliações.; contudo terão de prestar provas complemenntares, dependendo do(s) elemento(s) de avaliação em falta.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os alunos cujo estatuto permita o regime de avaliação especial, poderão ser avaliados fora do calendário normal.

As componentes teórico-práticas são consideradas indispensáveis para a aprovação de todos os alunos, é necessá rio o mínimo de 9 valores em cada uma das componentes.

Exame em avaliação especial: prova escrita, prova oral e prova prática, com ponderação de 50% conteúdos práticos + 50% conteúdos teóricos.

Melhoria de classificação

Melhoria de nota no mesmo semestre: 50% prova prática + 50% prova teórica

Melhoria de nota no ano lectivo seguinte:
(50% prova prática + 50% prova teórica)

Observações

Para informação mais especifica consultar o caderno 1 do SOFMDUP.

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