Genética Médica I
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Biologia |
Ocorrência: 2017/2018 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Os estudantes deverão dispor de conhecimentos e aptidões que os habilitem a:
desenvolver um conceito moderno de saúde e dos seus condicionantes de natureza hereditária;
adquirir a capacidade para situar e analisar as principais patologias genéticas em Portugal no contexto da promoção da saúde;
compreender as atitudes tomadas em aconselhamento genético relativas a educação para a saúde e a prevenção da doença e das suas complicações;
conhecer os principais fatores de risco que podem concorrer para o aparecimento de um certo número de doenças multifatoriais.
Resultados de aprendizagem e competências
Os conteúdos programáticos propostos pretendem que o estudante no final da unidade curricular detenha conhecimentos sobre a herança de características humanas normais e patológicas, possua competências sobre os princípios básicos da Genética e aplicações da Genética em Medicina e em Medicina Dentária e, consequentemente, adquira a consciencialização para a problemática social e ética em relação às aplicações da Genética.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
História da Genética Humana. Áreas da genética.Regulação génica do desenvolvimento, metabolismo e homeostasia.
Origem e evolução da espécie. Evolução molecular. Eugenia.
Organização cromossómica do genoma. Conceito de gene. Estrutura do ADN. Aplicações da Genética. Análise do ADN. Expressão génica.
Mutação (Etiologia, tipos e importância, mecanismos de reparação).
Patologia genética monogénica, cromossómica, multifatorial, somática, mitocondrial. Hereditariedade mendeliana/não mendeliana. Conceitos de dominância/recessividade. Postulados de Morton.
Hereditariedade materna e genes mitocondriais.
Genética do comportamento. Extensões/exceções às leis de Mendel. Transmissão ligada ao sexo. Hereditariedade multifatorial.
Visualização de cromossomas.Técnicas de Citogenética. Patologia cromossómica. Anomalias cromossómicas de número e de estrutura. Autossomopatias. Heterossomopatias.
Genética populacional (aplicações das leis de Hardy Weinberg).
Testes genéticos em Medicina e Medicina Dentária.
Bibliografia Obrigatória
Lewis Ricki;
Human genetics
Hartl DL, Jones ew; Analysis of Genes and Genomes., Jones and Bartlett Publishers., 2005
Peter Turnpenny, Sian Ellard; Emery's Elements of Medical Genetics, Elsevier, 2007
Jorde, Carey, Bamshad, White; Medical Genetics, Mosby, 2006
Thompson & Thompson; Genetics in Medicine, Saunders, 2001
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas e Aulas teórico-práticas.
As aulas teóricas funcionam de forma expositiva de forma a ativar conhecimentos armazenados, a adquirir novos conhecimentos e a resumir e integrar a globalidade da informação. A exposição é efetuada com recurso a apresentações em softwares adequados e a vídeos temáticos.
As aulas teórico-práticas são realizadas recorrendo a estratégias cognitivas de leitura de textos e à discussão de matérias em grupo, objetivando que o estudante antecipe informações presentes nos textos, formule e reformule hipóteses, confirme ou reconstrua ideias para conseguir alcançar a compreensão contida nos textos.
Avaliação Teórica (A)( Exame Escrito Final) e Avaliação Teórico-Prática (B)(Avaliação Contínua – B1 e Trabalho Escrito –B2).
Fórmula de avaliação: A (50%) + B1 [50%(B1 25% + B2 25%)].
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Exame |
50,00 |
| Trabalho de campo |
25,00 |
| Trabalho escrito |
25,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Elaboração de projeto |
2,00 |
| Elaboração de relatório/dissertação/tese |
3,00 |
| Frequência das aulas |
4,00 |
| Trabalho de campo |
3,00 |
| Total: |
12,00 |
Obtenção de frequência
Vigora o regulamento de obtenção de frequência da FMDUP.
A obtenção de frequência à Unidade Curricular só é possivel após realização das duas componentes da avaliação (T e TP).
A aprovação à Unidade Curricular só com é possivel com uma nota mínima final de 9,5 valores, sendo obrigatória uma nota mínima de 9 valores para cada uma das componentes T e TP.
Fórmula de cálculo da classificação final
AVALIAÇÃO
Avaliação teórica (obrigatória) e teórico-prática (obrigatória).
Avaliação Teórica (T) - Efetuada através de um exame composto por perguntas de escolha múltipla com 5 ou mais alíneas e por 1 a 6 perguntas de desenvolvimento. O aluno deve assinalar todas as alíneas com V ou F, mas estando informado, que cada alínea assinalada erradamente desconta 1/2 do valor da alínea. Este exame será cotado de 0 a 20 valores.
Avaliação Teórico-prática (TP) - Atribuída pelo docente responsável em função do trabalho contínuo desenvolvido ao longo do semestre e do trabalho de grupo. A nota teórico-prática atribuída será de 0 a 20 valores e obtida através da seguinte fórmula: Avaliação contínua (25%) + Avaliação trabalho de grupo (25%).
Assiduidade - Vigora o regime geral de assiduidade vigiente na FMDUP.
NOTA FINAL
A nota é obtida através da seguinte fórmula: Avaliação T (50%) + Avaliação TP (50 %)
A aprovação à unidade curricular só é efetuada com uma nota mínima final de 9,5 valores, sendo obrigatória uma nota mínima de 9 valores para cada uma das componentes T e TP.
A admissão a exame final ou a de recurso só é possível após a realização da componente teórico-prática.
Os estudantes que desejarem poderão participar, num projeto de investigação, na preparação de trabalho científico a apresentar em Congresso ou para publicação, em área a definir pelo docente responsável, desde que informem o Corpo docente durante as primeiras 2 semanas no semestre.
Se o trabalho desenvolvido pelo estudante for considerado válido pelo Corpo Docente, o estudante obterá um valor extra sobre a nota final.
CONTESTAÇÃO E REVISÃO DE PROVAS
Após a realização de cada prova T e TP, será disponibilizada a nota final obtida por cada aluno. Os alunos que desejarem contestar a nota deverão fazê-lo na data e hora indicada pelo corpo docente.
Provas e trabalhos especiais
Os estudantes cujo estatuto permita o regime de frequência e /ou avaliação especial poderão solicitar provas complementares de avaliação.
Trabalho de estágio/projeto
Os estudantes que desejarem poderão participar, num projeto de investigação, na preparação de trabalho científico a apresentar em Congresso ou para publicação, em área a definir pelo docente responsável.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes cujo estatuto permita o regime de avaliação especial poderão solicitar a avaliação fora do calendário normal, sendo salvaguardadas as componentes da avaliação.
Melhoria de classificação
Para obtenção de melhoria de nota é obrigatório efetuar um exame final teórico e ter realizado a componente Teórico-prática da Unidade Curricular, mantendo-se o mesmo critério de avaliação aplicado à época de recurso.
Observações
Corpo Docente:
Prof. Paula Vaz - Professora Auxiliar de Genética Medica I, II e Genética da FMDUP (Regente).