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Temas de Odontopediatria IV

Código: EODP048     Sigla: TO IV

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Dentárias

Ocorrência: 2017/2018 - 2S

Ativa? Sim
Página Web: www.paediatric-dentistry.com
Unidade Responsável: Curso de Especialização
Curso/CE Responsável: Especialização em Odontopediatria

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EODP 4 EODP - Plano de Estudos 2014/2015 2 - 5 45 135
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2017-05-26.

Campos alterados: Componentes de Avaliação e Ocupação, Programa

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Trata-se de uma formação especial intensiva em Odontopediatria, durante um período de três anos, e de acordo com as recomendações do “Regulamento de criação, Acreditação interna e Creditação dos cursos de formação na Área da Educação Contínua da Universidade do Porto”, do “Regulamento do Centro de Educação Contínua da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto”, do “Regulamento de atribuição de títulos de especialidade da Ordem dos Médicos Dentistas”.

O curso visa a formação e o treino de acordo com as normas internacionalmente aceites e devidamente regulamentadas para a especialidade de Odontopediatria.

No final do curso, o estudante deverá ficar competente para o diagnóstico e tratamento de pacientes infantis. Para esse efeito deverá estar apto:

- em todas as áreas da Odontopediatria para o atendimento da criança em crescimento e desenvolvimento.

- nas necessidades orais da criança convencional e da criança com necessidades especiais, desde o nascimento até à adolescência.

- a continuar a adquirir conhecimentos e habilidades, relacionadas com a sua especialidade, durante toda a sua vida profissional.

- a investigar nos âmbitos clínicos e da ciência básica da especialidade.

- a colaborar em equipas multidisciplinares que tenham como objectivo a saúde infantil.

- a ensinar os cuidados para a saúde bucal, tanto às crianças e seus cuidadores como a Médicos Dentistas generalistas e pessoal integrante da equipa de saúde.

- a exercer a especialidade com altos padrões profissionais e deontológicos.

- a actuar como perito em odontopediatria e assuntos relacionados com a mesma.

(POR FAVOR VEJA INFORMAÇÔES SOBRE O MESTRADO DE ODONTOPEDIATRIA NA PÁGINA DA DISCIPLINA - link da coluna da direita - http://www.paediatric-dentistry.com/)

Resultados de aprendizagem e competências

Graduar profissionais em Odontopediatria que:

- Sejam competentes em todas as áreas da Odontopediatria para o atendimento da criança em crescimento e desenvolvimento.

- Sejam competentes nas necessidades orais da criança convencional e da criança com necessidades especiais, desde o nascimento até à adolescência.

- Sejam capazes de continuar a adquirir conhecimentos e habilidades, relacionadas com a sua especialidade, durante toda a sua vida profissional.

- Estejam formados em Odontopediatria e sejam capazes de investigar nos âmbitos clínicos e da ciência básica da especialidade.

- Sejam capazes de colaborar em equipas multidisciplinares que tenham como objectivo a saúde infantil.

- Sejam capazes de ensinar os cuidados para a saúde bucal, tanto às crianças e seus cuidadores como a Médicos dentistas generalistas e pessoal integrante da equipa de saúde.

- Sejam competentes para exercer a especialidade com altos padrões profissionais e deontológicos.

- Sejam competentes para actuar como peritos em odontopediatria e assuntos relacionados com a mesma.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

PREVENÇÃO      

  1. Medidas de prevenção das cáries dentárias:
  2. Aspetos epidemiológicos, etiológicos, e características clínicas das cáries.

- processo da doença na dentição primária e definitiva.

- papel das bactérias.

- papel da sacarose.                           

- papel dos mecanismos de defesa do hospedeiro.

- eventos bioquímicos na placa dentária.

- lesões crónicas e agudas.

- locais predilectos.

- aspectos psicossociais e avaliação de risco.

                 

  1. Base científica na prevenção das cáries.

- fornecer educação sobre saúde dentária à criança e aos pais.

- exercer um tratamento profissional preventivo.

- possibilidade de controlar a cárie por alteração da dieta alimentar.

Influência da dieta na cariogénese relativa das cáries alterar a ingestão de carboidratos como um modo de reduzir as cáries: limitar o uso de sacarose apenas às refeições; substituir na comida a sacarose por outros adoçantes.

- prevenção das cáries por um aumento da resistência dos dentes: compostos de flúor ; mecanismos através dos quais o flúor diminui as cáries; água com flúor; cuidado em casa; cuidado profissional; selantes de fissuras; fenómenos de remineralização; aspetos preventivos na odontologia restauradora.

-prevenção das cáries através de mecanismos de controlo da placa.

-prevenção das cáries por mecanismos de controlo antimicrobiano da placa.

- cloro-hexidina e outros anti-sépticos.

- flúor.

- prevenção das cáries evitando a transmissão de microrganismos cariogénicos.

- imunologia e vacinação.

  1. Avaliação dos métodos de prevenção.

- iniciar e cooperar na organização e execução do tratamento dentário preventivo.

-considerar medidas de prevenção de tratamento das cáries das crianças e adolescentes.

- avaliar os efeitos de programas e métodos de prevenção referentes ao cuidado dentário de crianças e adolescentes.

- avaliar custos/valor das medidas de prevenção.

- interpretação de dados sobre a prevenção das cáries.

- interação de fatores na doença.

- estimar medidas singulares e combinadas.

- predizer o desenvolvimento futuro das cáries.

- custo/rentabilidade das medidas de prevenção.

  1. Organização da prevenção na doença periodontal:
  2. Conhecimento dos tipos de doenças periodontais.

- fazer um diagnóstico sobre uma história relevante de um paciente e seu exame clínico.

- gengivite infantil e adolescente.

- gengivite aguda ulceronecrosante.

- periodontite estabelecida precocemente.

- periodontite juvenil localizada.

- periodontite progressiva rápida.

- periodontite pré-pubertária.

- doença periodontal associada a fatores sistémicos.

- condições que causam hiperplasia das gengivas.

- deficiências na defesa do hospedeiro resultando numa quebra periodontal acelerada.

- gengivite crónica (adulto).

- periodontite adulta.

  1. Epidemiologia, etiologia e microbiologia das doenças periodontais.
  2. - placa microbiana e seu significado.

    - desenvolvimento da placa e de cálculos.

    - ecologia e estrutura da placa.

    - defesas do hospedeiro contra a placa microbiana.

    - fatores que influenciam a formação da placa.

    - fatores que modificam o sistema de defesa.

    1. Prevenção da gengivite/periodontite.

    - educação sobre saúde dentária para a criança e seus pais.

    - desempenhar um tratamento profissional de prevenção.

    - iniciar e cooperar na organização e execução de tratamentos dentários preventivos.

    - aconselhamento sobre o tratamento preventivo das crianças e adolescentes.

    - controlo mecânico da placa.

    - controlo antimicrobiano da placa.

    - programas de prevenção em crianças.

    - cuidados em casa.

    - cuidado profissional.

    4.Tratamento de periodontites

    -princípios dos tratamentos de periodontites.

    1. Organização de tratamento multidisciplinar.

    Conhecimento das medidas de prevenção das cáries e de doenças periodontais para grupos específicos de doentes.

    - ter em atenção de que os tão chamados grupos de crianças de risco, e.g.crianças com deficiências, doenças crónicas ou de meio social complicado, terão de ter um cuidado dentário regular.

    - fatores sociais e odontologia preventiva.

    - prevenção em crianças com deficiências mentais e físicas.

    - medidas de prevenção para pacientes ortodônticos.

    - prevenção para crianças hospitalizadas.

    ODONTOLOGIA RESTAURADORA

    1. Dentição primária

    - desenhar cavidades em relação à anatomia do dente e as características do material usado para restaurar.

    - analisar os insucessos de modo a diminuir complicações futuras.

    - escolher o tratamento e o material usado para restaurar de acordo com a actividade da doença e idade da criança.

    - fazer um diagnóstico clínico da polpa.

    - tratamentos conservadores e radicais da polpa.

    - técnicas para dentição primária.

    - substituição protética da dentição primária anterior.

    - métodos de avaliação da qualidade do restauro.

    1. Dentição mista

    - prevenir ou tratar cavidades ou fissuras com selantes e/ou restaurações preventivas.

    - diagnóstico clínico do estado da polpa.

    - seu tratamento tanto em dentes imaturos como maduros.

     

    1. Dentição permanente

    - restaurações estéticas usando sistemas adesivos.

    - tratamento ortodôntico adequado na dentição permanente.

    - branqueamento vital e não-vital.

    - incrustações e onlays estéticos.

    - pontes e férulas.

Bibliografia Obrigatória

Guedes-Pinto A.C.; Conduta clínica e psicologia em odontologia pediátrica. ISBN: 85-2-000041-X
Guedes-Pinto, Antonio Carlos; Odontopediatria. ISBN: 85-7288-410-6
Leache, Elena Barbería; Odontopediatria. ISBN: 84-458-0358-1
David José Casimiro de Andrade; Relatório Pedagógico
McDonald Ralph E.; Dentistry for the child and adolescent. ISBN: 0-323-02450-5
McDonald, Ralph E.; Odontología para el nino y el adolescente
McDonald, Ralph E.; Odontopediatria. ISBN: 85-277-0637-7
McDonald Ralph E.; Odontología pediátrica y del adolescente

Observações Bibliográficas

Por favor consultar web site da disciplina em http://www.paediatric-dentistry.com/ onde se poderá encontrar a bibliografia aconselhada para cada aula

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas e seminários
Apreciação de posters e comunicações livre apresentados pelos alunos em congressos científicos.
Elaboração de artigos ciêntificos.

Palavras Chave

Ciências da Saúde

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Prova oral 70,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Vigora o regime de frequência da UP, vide regulamentos UP e FMDUP.
(75% horas de contacto)
Exame escrito no final do semestre
Avaliação contínua
Avaliação dos posters apresentados pelos alunos no final do semestre

Fórmula de cálculo da classificação final

Prova oral  70% e trabalho escrito- 20%
Assiduidade- 10%

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os alunos cujo estatuto permita o regime de avaliação especial, poderão ser avaliados fora do calendário normal. No entanto, para conhecimento das regras legalmente estipuladas para cada caso, deverão consultar os seguintes regulamentos consoante a situação:
- Decreto-lei 358/70 de 29 de Julho
- Decreto-lei 152/91 de 23 de Abril
- Portaria n.º 947/87 de 10 de Dezembro
- Lei n.º 90/2001 de 20 de Agosto
- Decreto-lei n.º 125/95 de 31 de Maio

Melhoria de classificação

teste escrito/prova oral
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