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Psicologia

Código: EORTO 28     Sigla: PSICO

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Dentárias

Ocorrência: 2016/2017 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Curso de Especialização
Curso/CE Responsável: Especialização em Ortodontia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EORTO 4 Especialização em Ortdontia - Plano de Estudos 2011/2012 3 - 1 9 27

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Conhecer as principais dinâmicas e processos psicológicos com implicações na ortodontia. 

Reforçar a importância da comunicação clínica. nomeadamente na prática clínica do ortodontista.

A motivação para e durante o tratamento ortodôntico.

Compreender a importância que o trabalho em equipa, nomeadamente com o psiquiatra e o psicólogo podem ser importantes na prática clínica do ortodontista.

Resultados de aprendizagem e competências

Reforço da consciência da necessidade da comunicação clínica.

Melhoria das competências em motivação e comunicação assertiva.

Aperfeiçoamento da abordagem transdisciplinar dos casos clínicos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

O encontro entre diferentes ramos do saber e a transdisciplinaridade.

Comunicação e relacionamento interpessoal; comunicação clínica.

Os motivos para pedir um tratamento ortodôntico. Auto imagem, auto-estima e auto-conceito.

O processo de consulta/tratamento; motivação para a cooperação nos pacientes em várias faixas etárias.

Personalidade e saúde mental.

A intervenção em situações específicas - complenetar a intervenção ortodôntica:

- pacientes com indicação para tratamento ortodôntico-cirúrgico-ortognático.

- pacientes com deformidade craniofacial

- tipos mais frequentes de distúrbios psíquicos.

Bibliografia Obrigatória

Lee W. Graber; Orthodontics. ISBN: 978-0-323-37832-1

Bibliografia Complementar

Carvalho SC, Martins EJ, Barbosa MR.; Variáveis Psicossociais Associadas à Cirurgia Ortognática: Uma Revisão Sistemática da Literatura. , Psicologia: Reflexão e Crítica (Psicologia: Reflexão e Crítica,. 2012;25(3):477-90.)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A metodologia de ensino a privilegiar será a apresentação interativa dos conteúdos programáticos.

Haverá ainda espaço para a apresentação e discussão de casos.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 50,00
Teste 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 9,00
Estudo autónomo 18,00
Total: 27,00

Obtenção de frequência

De acordo com a legislação em vigor.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação será calculada numa escala de 0 a 20, de acordo com os seguintes parâmetros:

50% -  participação nas aulas e apresentação e discussão dos casos.

50% - Teste

 

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