Oclusão, ATM e Dor Orofacial em Prostodontia II
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina Dentária |
Ocorrência: 2016/2017 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Os objectivos desta unidade curricular prendem-se com o aprofundar de conhecimentos previamente adquiridos e proporcionar competências nas seguintes áreas:
- Diagnóstico diferencial dos distúrbios temporomandibulares;
- Meios auxiliares de diagnóstico em Oclusão, ATM e Dor Orofacial;
- Terapêutica dos distúrbios temporomandibulares.
Resultados de aprendizagem e competências
O estudante fica competente para o diagnóstico e tratamento dos distúrbios temporomandibulares, bem como o diagnóstico diferencial destes distúrbios com outra patologia orofacial.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Diagnóstico diferencial dos distúrbios temporomandibulares;
- Meios auxiliares de diagnóstico em Oclusão, ATM e Dor Orofacial;
- Terapêutica dos distúrbios temporomandibulares.
Bibliografia Obrigatória
Dawson Peter E.;
Functional Occlusion. ISBN: 0-323-03371-7 /124.74
Okeson Jeffrey P.;
Management of temporomandibular disorders and occlusion. ISBN: 0-323-04614-5
Laskin Daniel M. 340;
Temporomandibular disorders. ISBN: 0-86715-447-0
Wright Edward F.;
Manual of temporomandibular disorders. ISBN: 0-8138-0752-2 C
Isberg, Annika;
Temporomandibular joint dysfunction. ISBN: 1-901865-44-4
Okesson Jeffrey P.;
Bell.s oral and facial pain. ISBN: 978-0-86715-654-6
Manfredini Daniele;
Current concepts on temporomandibular disosders. ISBN: 1-85097-199-4
Paesani Daniel A. 340;
Bruxism. ISBN: 978-185097-191-7
Olesen Jes 340;
^The Headaches. ISBN: 978-0-7234-3450-4
Levin Morris;
Head neck and facial pain. ISBN: 1-890018-60-0
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O ensino distribui-se por aulas teóricas e teórico-práticas. As aulas teóricas são interativas e visam, fundamentalmente, a exposição da matéria que consta nos “conteúdos programáticos”, com a colaboração dos estudantes. Serão usados, também, meios audio visuais, para uma melhor compreensão de algumas matérias.
As aulas teórico-práticas têm, por objetivo, a consolidação das matérias ministradas nas aulas teóricas a nível clínico e laboratorial (estudo e prática dos articuladores e utilização da axiografia).
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
10,00 |
Exame |
90,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
46,00 |
Total: |
46,00 |
Obtenção de frequência
De acordo com as normas em vigor.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação distribuída com exame final. No entanto, os estudantes também serão avaliados individualmente durante as aulas teóricas e teórico-práticas, através de testes escritos e participações orais.
Provas e trabalhos especiais
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Avaliação especial (TE, DA, ...)
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Melhoria de classificação
Exame escrito (50%) + Exame oral (50%)