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Oclusão, ATM e Dor Orofacial em Prostodontia II

Código: 5211     Sigla: OADPII

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina Dentária

Ocorrência: 2016/2017 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: 2º Ciclo Mestrados e Pós-Graduações
Curso/CE Responsável: Mestrado em Reabilitação Oral

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MROB 4 Mestrado em Reabilitação Oral - Plano de Estudos 2010/2011 1 - 5 46 135

Língua de trabalho

Português

Objetivos


Os objectivos desta unidade curricular prendem-se com o aprofundar de conhecimentos previamente adquiridos e proporcionar competências nas seguintes áreas:
- Diagnóstico diferencial dos distúrbios temporomandibulares;
- Meios auxiliares de diagnóstico em Oclusão, ATM e Dor Orofacial;
- Terapêutica dos distúrbios temporomandibulares.

Resultados de aprendizagem e competências


O estudante fica competente para o diagnóstico e tratamento dos distúrbios temporomandibulares, bem como o diagnóstico diferencial destes distúrbios com outra patologia orofacial.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


- Diagnóstico diferencial dos distúrbios temporomandibulares;
- Meios auxiliares de diagnóstico em Oclusão, ATM e Dor Orofacial;
- Terapêutica dos distúrbios temporomandibulares.

Bibliografia Obrigatória

Dawson Peter E.; Functional Occlusion. ISBN: 0-323-03371-7 /124.74
Okeson Jeffrey P.; Management of temporomandibular disorders and occlusion. ISBN: 0-323-04614-5
Laskin Daniel M. 340; Temporomandibular disorders. ISBN: 0-86715-447-0
Wright Edward F.; Manual of temporomandibular disorders. ISBN: 0-8138-0752-2 C
Isberg, Annika; Temporomandibular joint dysfunction. ISBN: 1-901865-44-4
Okesson Jeffrey P.; Bell.s oral and facial pain. ISBN: 978-0-86715-654-6
Manfredini Daniele; Current concepts on temporomandibular disosders. ISBN: 1-85097-199-4
Paesani Daniel A. 340; Bruxism. ISBN: 978-185097-191-7
Olesen Jes 340; ^The Headaches. ISBN: 978-0-7234-3450-4
Levin Morris; Head neck and facial pain. ISBN: 1-890018-60-0

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem


O ensino distribui-se por aulas teóricas e teórico-práticas. As aulas teóricas são interativas e visam, fundamentalmente, a exposição da matéria que consta nos “conteúdos programáticos”, com a colaboração dos estudantes. Serão usados, também, meios audio visuais, para uma melhor compreensão de algumas matérias.


As aulas teórico-práticas têm, por objetivo, a consolidação das matérias ministradas nas aulas teóricas a nível clínico e laboratorial (estudo e prática dos articuladores e utilização da axiografia).

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Exame 90,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 46,00
Total: 46,00

Obtenção de frequência


De acordo com as normas em vigor.

Fórmula de cálculo da classificação final

 

Avaliação distribuída com exame final. No entanto, os estudantes também serão avaliados individualmente durante as aulas teóricas e teórico-práticas, através de testes escritos e participações orais.

Provas e trabalhos especiais

-

Avaliação especial (TE, DA, ...)

-

Melhoria de classificação

Exame escrito (50%) + Exame oral (50%)

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