Prótese Dentária I
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina Dentária |
Ocorrência: 2016/2017 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Os objetivos desta unidade curricular visam proporcionar, aos estudantes, competências para a reabilitação oral com Prótese Fixa e Prótese Removível.
Resultados de aprendizagem e competências
- Exame e diagnóstico;
- Interdisciplinaridade da Reabilitação Oral;
- Implantes (sistemas implantares);
- Desenvolvimento de estratégias de tratamento e de planeamento em Prostodontia;
- Prótese Fixa (restaurações unitárias e pontes de pequena e média extensão);
- Prótese Removível (clássica e sobredentaduras sobre implantes);
- Demonstrar uma profunda compreensão da evidência científica em Prótese Dentária.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Exame e Diagnóstico - Realizar uma avaliação completa e adequada e um exame do paciente, dos seus tecidos dentários, pulpares, periradiculares, periodontais, orais e peri-orais, em relação com as queixas que apresenta, chegando a um diagnóstico adequado baseado nas informações fornecidas e nas investigações empreendidas; Apreciar claramente as condições de confundimento diagnóstico dos problemas de reabilitação protética.
Interdisciplinaridade da Reabilitação Oral - Entender a importância e as implicações da inter-relação entre Prótese Dentária e outras disciplinas clínicas (Periodontia, Endodontia, Genética, Ortodontia, Implantologia).
Implantologia - Indicações e contraindicações dos implantes dentários. Análise de tomografias e outras imagens radiográficas. Sistemas implantares. Formular planos de tratamento adequados para próteses fixas ou removíveis apoiadas em implantes, enquanto parte de uma equipa multidisciplinar com o objetivo de alcançar resultados ideais para o paciente; Guias cirúrgicas e radiográficas para auxiliar o planeamento do número, posição e angulação de implantes; Construir próteses provisórias e definitivas apoiadas em implantes.
Desenvolvimento de estratégias de tratamento e de planeamento em Prostodontia - Conceber estratégias e planos com base no prognóstico provável e os resultados das várias opções de tratamento, relacionando esta ao prognóstico sem tratamento, e estabelecendo as prioridades e a sequência do tratamento, tendo em consideração as questões éticas e financeiras.
Prótese Fixa (restaurações unitárias e pontes de pequena e média extensão) – Planear e fazer todos os tipos de próteses dentárias fixas para circunstâncias clínicas adequadas; Compreender e utilizar as técnicas, materiais e tecnologias disponíveis para todos os tipos de próteses dentárias fixas (incluindo os princípios gerais e técnicas operatórias das restaurações dentárias, a restauração de dentes tratados endodonticamente, retração gengival, impressões e perfil de emergência); Monitorizar e avaliar a eficácia dos tratamentos protéticos fixos realizados.
Prótese Removível (clássica e sobredentaduras sobre implantes) - Planear e fazer próteses com os procedimentos clínicos e técnicos apropriados; Compreender os materiais e as tecnologias disponíveis para todos os tipos de próteses dentárias removíveis; realizar procedimentos necessários para prorrogar a vida útil das próteses.
Bibliografia Obrigatória
Heydecke G, Zwahlen M, Nicol A, Nisand D, Payer M, Renouard FJoda T; What is the optimal number of implants for fixed reconstructions: a systematic review, Clinical Oral Implants Research, 2012 (23(S6):217-228)
Sailer I, Mühlemann S, Zwahlen M, Hämmerle CH, Schneider D; Cemented and screw‐retained implant reconstructions: a systematic review of the survival and complication rates, Clinical Oral Implants Research, 2012 (23(S6): 163-201)
Petridis HP, Zekeridou A, Malliari M, Tortopidis D, Koidis P; Survival of ceramic veneers made of different materials after a minimum follow-up period of five years: a systematic review and meta-analysis, Eur J Esthet Dent, 2012 (7(2): 138-152)
Anupam P, Anandakrishna GN, Vibha S, Suma J, Shally K; Mandibular Overdenture Retained by Magnetic Assembly: A Clinical Tip, The Journal of Indian Prosthodontic Society, 2012 (1-6)
Moshaverinia A, Kar K, Chee WW; Treatment planning decisions: implant placement versus preserving natural teeth, J Calif Dent Assoc, 2014 (42(12):859-68)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O ensino distribui-se por aulas teóricas e teórico-práticas, recorrendo a meios audiovisuais e demonstrações práticas (sistemas implantares, facetas cerâmicas, restaurações indiretas, perfil de emergência, attachments em próteses removíveis).
Algumas aulas são ministradas por convidados doutras universidades e da indústria.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
70,00 |
Trabalho escrito |
30,00 |
Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
Presença em pelo menos 75% das aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
A nota final é calculada tendo em consideração os seguintes parâmetros:
Teste teórico – 70%A não comparência ao teste, ou a classificação inferior a 9,5 valores, implica a reprovação na avaliação contínua. O estudante pode fazer exame final (época normal e/ou época de recurso).
Trabalho científico (de revisão ou projeto de trabalho escrito de investigação) ou aula em power-point (15 minutos) – 30%Tema, índice e esquema do trabalho aprovado previamente pelo Regente.
Nota final igual ou superior a 17 valores tem de ser defendida em exame oral. Se o aluno não comparecer ao exame oral ficará com a nota final de 16 valores. A prova oral nunca leva a classificação inferior a 16 valores.
Melhoria de classificação
Teste teórico e trabalho científico publicável.