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Prótese Dentária I

Código: 5204     Sigla: PDI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina Dentária

Ocorrência: 2016/2017 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: 2º Ciclo Mestrados e Pós-Graduações
Curso/CE Responsável: Mestrado em Reabilitação Oral

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MROB 4 Mestrado em Reabilitação Oral - Plano de Estudos 2010/2011 1 - 3 28 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos


Os objetivos desta unidade curricular visam proporcionar, aos estudantes, competências para a reabilitação oral com Prótese Fixa e Prótese Removível.

Resultados de aprendizagem e competências

 

- Exame e diagnóstico;

- Interdisciplinaridade da Reabilitação Oral;

- Implantes (sistemas implantares);

- Desenvolvimento de estratégias de tratamento e de planeamento em Prostodontia;

- Prótese Fixa (restaurações unitárias e pontes de pequena e média extensão);

- Prótese Removível (clássica e sobredentaduras sobre implantes);
- Demonstrar uma profunda compreensão da evidência científica em Prótese Dentária.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


Exame e Diagnóstico - Realizar uma avaliação completa e adequada e um exame do paciente, dos seus tecidos dentários, pulpares, periradiculares, periodontais, orais e peri-orais, em relação com as queixas que apresenta, chegando a um diagnóstico adequado baseado nas informações fornecidas e nas investigações empreendidas; Apreciar claramente as condições de confundimento diagnóstico dos problemas de reabilitação protética.


Interdisciplinaridade da Reabilitação Oral - Entender a importância e as implicações da inter-relação entre Prótese Dentária e outras disciplinas clínicas (Periodontia, Endodontia, Genética, Ortodontia, Implantologia).


Implantologia - Indicações e contraindicações dos implantes dentários. Análise de tomografias e outras imagens radiográficas. Sistemas implantares. Formular planos de tratamento adequados para próteses fixas ou removíveis apoiadas em implantes, enquanto parte de uma equipa multidisciplinar com o objetivo de alcançar resultados ideais para o paciente; Guias cirúrgicas e radiográficas para auxiliar o planeamento do número, posição e angulação de implantes; Construir próteses provisórias e definitivas apoiadas em implantes.


Desenvolvimento de estratégias de tratamento e de planeamento em Prostodontia - Conceber estratégias e planos com base no prognóstico provável e os resultados das várias opções de tratamento, relacionando esta ao prognóstico sem tratamento, e estabelecendo as prioridades e a sequência do tratamento, tendo em consideração as questões éticas e financeiras.


Prótese Fixa (restaurações unitárias e pontes de pequena e média extensão) – Planear e fazer todos os tipos de próteses dentárias fixas para circunstâncias clínicas adequadas; Compreender e utilizar as técnicas, materiais e tecnologias disponíveis para todos os tipos de próteses dentárias fixas (incluindo os princípios gerais e técnicas operatórias das restaurações dentárias, a restauração de dentes tratados endodonticamente, retração gengival, impressões e perfil de emergência); Monitorizar e avaliar a eficácia dos tratamentos protéticos fixos realizados.


Prótese Removível (clássica e sobredentaduras sobre implantes) - Planear e fazer próteses com os procedimentos clínicos e técnicos apropriados; Compreender os materiais e as tecnologias disponíveis para todos os tipos de próteses dentárias removíveis; realizar procedimentos necessários para prorrogar a vida útil das próteses.

Bibliografia Obrigatória

Heydecke G, Zwahlen M, Nicol A, Nisand D, Payer M, Renouard FJoda T; What is the optimal number of implants for fixed reconstructions: a systematic review, Clinical Oral Implants Research, 2012 (23(S6):217-228)
Sailer I, Mühlemann S, Zwahlen M, Hämmerle CH, Schneider D; Cemented and screw‐retained implant reconstructions: a systematic review of the survival and complication rates, Clinical Oral Implants Research, 2012 (23(S6): 163-201)
Petridis HP, Zekeridou A, Malliari M, Tortopidis D, Koidis P; Survival of ceramic veneers made of different materials after a minimum follow-up period of five years: a systematic review and meta-analysis, Eur J Esthet Dent, 2012 (7(2): 138-152)
Anupam P, Anandakrishna GN, Vibha S, Suma J, Shally K; Mandibular Overdenture Retained by Magnetic Assembly: A Clinical Tip, The Journal of Indian Prosthodontic Society, 2012 (1-6)
Moshaverinia A, Kar K, Chee WW; Treatment planning decisions: implant placement versus preserving natural teeth, J Calif Dent Assoc, 2014 (42(12):859-68)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem


O ensino distribui-se por aulas teóricas e teórico-práticas, recorrendo a meios audiovisuais e demonstrações práticas (sistemas implantares, facetas cerâmicas, restaurações indiretas, perfil de emergência, attachments em próteses removíveis).

Algumas aulas são ministradas por convidados doutras universidades e da indústria.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 70,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência


Presença em pelo menos 75% das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final


A nota final é calculada tendo em consideração os seguintes parâmetros:


Teste teórico – 70%A não comparência ao teste, ou a classificação inferior a 9,5 valores, implica a reprovação na avaliação contínua. O estudante pode fazer exame final (época normal e/ou época de recurso).

Trabalho científico (de revisão ou projeto de trabalho escrito de investigação) ou aula em power-point (15 minutos) – 30%Tema, índice e esquema do trabalho aprovado previamente pelo Regente.


Nota final igual ou superior a 17 valores tem de ser defendida em exame oral. Se o aluno não comparecer ao exame oral ficará com a nota final de 16 valores. A prova oral nunca leva a classificação inferior a 16 valores.

Melhoria de classificação


Teste teórico e trabalho científico publicável.

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