Código: | MD1205 | Sigla: | EB II |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências Físicas |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Mestrado Integrado |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina Dentária |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIMD | 126 | PLANO OFICIAL 2007/2008 BOLONHA | 1 | - | 5 | 72 | 135 |
Os objetivos fundamentais são o aprofundamento e a consolidação do espírito científico, iniciados na Unidade Curricular de EB I.
Desta forma, pretende-se que os estudantes diferenciem a aplicabilidade de diferentes métodos estatísticos paramétricos e não paramétricos capazes de testar hipóteses de relação. Adicionalmente, pretende-se que saibam determinar a força e a evidência dos resultados estatísticos obtidos e, por último, saber discutir a plausibilidade de um possível nexo de causalidade.
Pretende-se que obtenham capacidade crítica, ainda que empírica, do cariz multifactorial que está subjacente à origem da esmagadora maioria das doenças. No domínio da Epidemiologia pretende-se ainda, que os estudantes saibam interpretar as principais propriedades dos métodos de diagnóstico e, em função das mesmas, saibam discutir a aplicação dos meios e métodos de diagnóstico mais adequados aos objetivos propostos.para avaliar a causa das doenças
Como resultados de aprendizagem estima-se que os estudantes obtenham capacidade analítica e crítica perante resultados estatísticos e obtenham capacidade crítica na análise de artigos científicos.
Estatística - Análise estatística com SPSS e cálculo
Ajustamento de uma variável a uma função de distribuição de probabilidades: Kolmogorov – Smirnov e teste do Qui-quadrado
Correlação e Regressão linear de Pearson
Correlação de Spearman
Teste do Qui-quadrado para a independência
Teste Kappa e McNemar
Testes U para amostras independentes e emparelhadas
EPIDEMIOLOGIA E SAÚDE PÚBLICA
Meios de prevenção: rastreios
Conceitos de “Normalidade”
Epidemiologia Clínica - Testes de diagnóstico
Propriedades dos testes de diagnóstico
Razões de probabilidades positiva e negativas
Análise de curvas ROC.
Aulas teóricas e teórico-práticas: duas horas semanais.
Aulas práticas: duas semanais.
Trabalho individualizado com alunos: cinco horas e meia semanais.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 45,00 |
Participação presencial | 10,00 |
Teste | 45,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 120,00 |
Frequência das aulas | 60,00 |
Trabalho de investigação | 10,00 |
Total: | 190,00 |
As aulas práticas e as aulas teórico-práticas estão sujeitas ao regime de faltas.
O sistema de avaliação será concretizado pelo método de avaliação processual descontínua e sumativa a realizar com um exame teórico e um exame prático.
Avaliação Processual:Teste teórico de 2 horas (cotação 45%); Teste prático de estatística (cotação 45%). Assiduidade: (Cotação 10% da parte proporcional de presenças).
Condições de aprovação:
1. Na avaliação processual, os alunos só poderão ser aprovados com o mínimo de 9 em 20 valores nos exames teórico e prático, e como nota final, no mínimo 10 valores.
2. Presenças mínimas e obrigatórias nas aulas teóricas e práticas (3/4).
Avaliação na Época de Recurso: Teste teórico de 2 horas (cotação 75%); Teste prático de estatística (cotação 25%).
Condições de aprovação:
1. Nota final, no mínimo 10 valores.
2. Presenças mínimas e obrigatórias nas aulas teóricas e práticas (3/4).
Fórmula de avaliação contínua: Avaliação final = 0,45*Teste teórico + 0,45 *Teste prático + 0,1* coeficiente de assiduidade
Fórmula de avaliação em exame de recurso: Avaliação final = 0,75 * Exame Recurso + 0,25 * Exame prático (*).
De acordo com as normas vigentes na UP 2013/2014.
Fórmula de avaliação em exame de recurso: Avaliação final = 0,75 * Exame teórico + 0,25 * Exame prático
(*) Os estudantes com nota igual ou superior a 14 valores no teste prático, realizado na avaliação regular, estão dispensados da prova prática do exame de recurso do mesmo ano letivo.