Inglês
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Línguas Modernas |
Ocorrência: 2016/2017 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Ensinar os alunos a preparar, ler e interpretar textos científicos em Inglês.
Resultados de aprendizagem e competências
- Aplicar os conhecimentos de vocabulário técnico e terminologia, em língua Inglesa, usados na área da saúde, particularmente na medicina dentária, referentes à anatomia dentária, patologia, instrumentos, procedimentos e dispositivos.
- Ler e processar textos de natureza técnica.
- Compreender o sentido geral de um texto
- Procurar informações específicas em textos.
- Compreender o significado no contexto.
- Identificar os elementos de coesão para melhor interpretar textos científicos
- Interpretar a informação apresentada em gráficos e tabelas, usando a linguagem académica apropriada, escrever uma descrição curta das tendências e principais características dos dados.
- Identificar os dados relevantes referentes a um dado tópico, contido num texto e escrever um sumário desta informação usando linguagem adequada.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Nenhum
Programa
O syllabus técnico é na sua maioria definido pelos textos de apoio produzidos pelos professores da UC. As principais áreas temáticas cobertas pelo material de apoio são a medicina dentária compreendendo a anatomia dentária, patologia oral e procedimentos técnicos; tópicos gerais de medicina geral incluindo anatomia e terminologia de saúde; jargão científico geral, orientado para a elaboração e relato de investigação. O syllabus prático incluiu a leitura e interpretação de textos científicos referentes aos tópicos referidos acima. Alguns textos são analisados pelo seu conteúdo geral, enquanto para informação específica. O material também inclui diferentes representações de dados para interpretação e treino de descrição escrita. Também serão incluídos textos modelo.
Bibliografia Obrigatória
Bjorn Gustavii; How to write and illustrate a Scientific Paper, CAMBRIDGE UNIVERSITY PRESS, 2008. ISBN: 978-0-511-39316-7
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A metodologia usada é fundamentalmente "comunicativa" para melhorar a fluência receptiva dos alunos, sua capacidade de ler e compreender textos técnicos, bem como desenvolver suas habilidades de escrita académica. O estímulo é proporcionado pela leitura de textos de fontes variadas, que também ajudam a desenvolver as habilidades receptivas dos alunos. O trabalho realizado nas aulas teórico-práticas envolve mudanças frequentes de padrões de interacção para garantir um ambiente de aprendizagem dinâmico e participativo. Os alunos são avaliados por meio de duas provas escritas, cada uma com valor de 50%, a primeira administrada a meio do curso em Novembro e a segunda durante o período de exame em Janeiro. Cada teste contém uma seção avaliando a compreensão de leitura, uma seção sobre vocabulário e termos técnicos, e uma secção avaliando a escrita.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
0,00 |
Total: |
0,00 |
Obtenção de frequência
Menos de 25 faltas nas aulas teórico-práticas
Fórmula de cálculo da classificação final
Nota final = (1º Teste +2º teste)/2
Melhoria de classificação
Exame de segunda chamada