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Epidemiologia e Bioestatística I

Código: MD1104     Sigla: EB I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Físicas

Ocorrência: 2016/2017 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Mestrado Integrado
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina Dentária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMD 120 PLANO OFICIAL 2007/2008 BOLONHA 1 - 5 72 135

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Pretende-se capacitar os discentes para: a pesquisa bibliográfica, implementação de desenhos de investigação, interpretação de resultados com base em análises estatísticas e divulgação dos mesmos.
Como resultados de aprendizagem estima-se que os estudantes obtenham capacidade analítica e crítica perante um conjunto de resultados. Para tal, deseja-se que os estudantes distingam as escalas de medida e interpretem os diferentes tipos de erros de medida. Apliquem indicadores estatísticos e realizem inferências por métodos paramétricos. Adicionalmente, espera-se que os estudantes saibam distinguir os principais tipos de estudos epidemiológicos e os indicadores epidemiológicos neles obtidos. No domínio da Epidemiologia, os estudantes deverão ter capacidade para descrever e interpretar o estado de saúde das populações, com particular destaque para as doenças infeciosas, e desta forma, saber discutir a relevância dos diferentes níveis de prevenção das doenças.

Resultados de aprendizagem e competências

Como resultados de aprendizagem estima-se que os estudantes obtenham capacidade analítica perante resultados estatísticos e obtenham capacidade crítica na análise de artigos científicos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Conceitos e princípios básicos da Epidemiologia:

 

Níveis de prevenção para a doença

Medir doença

Métodos qualitativos

Métodos quantitativos (Taxas)

  Indicadores de morbilidade

  Indicadores de mortalidade

Padronização de taxas

 

Epidemiologia das doenças infecciosas

Propriedades dos estudos epidemiológicos    

Indicadores de risco     

Erro em investigação

   Aleatório

    Sistemático

 

Conceitos gerais da Estatística

Estimadores estatísticos

Variáveis aleatórias

  Discretas: Função de probabilidade, Função de distribuição de probabilidades

  Contínuas: Função de densidade de probabilidade, Função de distribuição de    probabilidades.

Breve referência aos parâmetros das distribuições de probabilidades.

Caracterização de distribuições teóricas de probabilidade

  Discretas:

Distribuição Binomial

Distribuição de Poisson

  Contínuas:

Distribuição Uniforme

Distribuição Normal

Distribuição t Student

Distribuição Z (Normal tipificada)

Transformação Z

 

Técnicas de amostragem

Propriedades dos estimadores pontuais

Breve referência aos métodos de Estimação

  Estimativa por intervalo

    IC para a média

    IC da proporção binomial

Dimensionamento de amostra

Princípios e propriedades dos testes de hipóteses

Testes Z e t - student para uma amostra

   Testes para uma média

   Testes para uma proporção

Testes T para duas amostras independentes e emparelhadas

Teste F-Snedecor

Bibliografia Obrigatória

Daniel Wayne W.; Biostatistics. ISBN: 978-0471-45654-4
Stone D; Armstrong R; Macrina D; Pankau J; Introdução à Epidemiologia, McGraw Hill, 1999. ISBN: 972-773-002-7
Beaglehole R.; Epidemiologia básica. ISBN: 85-7288-189-1
Maroco João; Análise estatística - com utilização do SPSS. ISBN: 978-972-618-452-2
Marques de Sá, Joaquim, P.; Applied statistics using SPSS, Statistica, MatLab and R, Springer, 2007. ISBN: 978-3-540-71971-7

Bibliografia Complementar

Gordis Leon; Epidemiology. ISBN: 978-1-4160-4002-6
Oliveira A. Gouveia; Bioestatística, epidemiologia e investigação. ISBN: 978-972-757-558-9
Mausner and Bahn; Introdução à Epidemiologia, Fundação Caloust Gulbenkian, 1999

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

 Aulas teóricas e teórico-práticas – Duas horas semanais. Aulas práticas – Duas horas semanais. Tempos de estudo e trabalho de investigação – Três horas e meia semanais.

Software

Calculadora científica
Spss

Palavras Chave

Ciências da Saúde > Ciências Médicas
Ciências da Saúde

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 45,00
Participação presencial 10,00
Teste 45,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 112,00
Frequência das aulas 56,00
Total: 168,00

Obtenção de frequência

As aulas TP e P estão sujeitas ao regime de faltas. Para obtenção de frequência, os estudantes terão de possuir menos de 1/4 de faltas em relação ao número de aulas ministradas no ano lectivo decorrente ou no ano lectivo anterior.

Fórmula de cálculo da classificação final

Época normal: O sistema de avaliação é constituído pelo método de avaliação processual, descontínua e sumativa, compreendido em quatro momentos: 1º Momento de avaliação – Teste prático (P1) de análise estatística em SPSS. (cotação 45%); 2º Momento de avaliação – Teste escrito (T1) de 2 horas (cotação 45%); 3º Momento de avaliação – Assiduidade (cotação estratificada em relação ao número de presenças, além do mínimo obrigatório e, até ao máximo de 2 valores – 10%). A aprovação faz-se depender de nota mínima de 9,0 valores a qualquer um dos três primeiros momentos de avaliação descritos. Fórmula de avaliação processual, descontínua e sumativa: Avaliação final = 0,45*P1 + 0,45*T1 + 0,1*assiduidade. Os estudantes com frequência mas reprovados no ano anterior não têm a componente de assiduidade. A aprovação faz-se depender de nota mínima de 9,0 valores nos dois momentos de avaliação descritos P1 e T1, segundo a fórmula de avaliação final = 0,5*T1 + 0,5*P2. Época de Recurso: Serão submetidos a Exame de Recurso os discentes sem a aprovação anterior e que não possuam mais de 25% de faltas em relação às aulas dadas (obtenção de frequência no ano decorrente ou anterior). Este método de avaliação é composto por um exame teórico (2 horas) e por um exame prático (1 hora) não sujeitos a nota mínima. Estão dispensados deste exame os estudantes com nota de 14 valores na respetiva época normal. Fórmula de avaliação em exame de recurso: Avaliação final no Exame Recurso = 0,75*T + 0,25*P

Melhoria de classificação

Fórmula de melhoria em Exame de recurso época de setembro: Avaliação Final = 0,75 * Exame teórico + 0,25 * Exame prático

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