Código: | MD1104 | Sigla: | EB I |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências Físicas |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Mestrado Integrado |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina Dentária |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
MIMD | 120 | PLANO OFICIAL 2007/2008 BOLONHA | 1 | - | 5 | 72 | 135 |
Pretende-se capacitar os discentes para: a pesquisa bibliográfica, implementação de desenhos de investigação, interpretação de resultados com base em análises estatísticas e divulgação dos mesmos.
Como resultados de aprendizagem estima-se que os estudantes obtenham capacidade analítica e crítica perante um conjunto de resultados. Para tal, deseja-se que os estudantes distingam as escalas de medida e interpretem os diferentes tipos de erros de medida. Apliquem indicadores estatísticos e realizem inferências por métodos paramétricos. Adicionalmente, espera-se que os estudantes saibam distinguir os principais tipos de estudos epidemiológicos e os indicadores epidemiológicos neles obtidos. No domínio da Epidemiologia, os estudantes deverão ter capacidade para descrever e interpretar o estado de saúde das populações, com particular destaque para as doenças infeciosas, e desta forma, saber discutir a relevância dos diferentes níveis de prevenção das doenças.
Como resultados de aprendizagem estima-se que os estudantes obtenham capacidade analítica perante resultados estatísticos e obtenham capacidade crítica na análise de artigos científicos.
Conceitos e princípios básicos da Epidemiologia:
Níveis de prevenção para a doença
Medir doença
Métodos qualitativos
Métodos quantitativos (Taxas)
Indicadores de morbilidade
Indicadores de mortalidade
Padronização de taxas
Epidemiologia das doenças infecciosas
Propriedades dos estudos epidemiológicos
Indicadores de risco
Erro em investigação
Aleatório
Sistemático
Conceitos gerais da Estatística
Estimadores estatísticos
Variáveis aleatórias
Discretas: Função de probabilidade, Função de distribuição de probabilidades
Contínuas: Função de densidade de probabilidade, Função de distribuição de probabilidades.
Breve referência aos parâmetros das distribuições de probabilidades.
Caracterização de distribuições teóricas de probabilidade
Discretas:
Distribuição Binomial
Distribuição de Poisson
Contínuas:
Distribuição Uniforme
Distribuição Normal
Distribuição t Student
Distribuição Z (Normal tipificada)
Transformação Z
Técnicas de amostragem
Propriedades dos estimadores pontuais
Breve referência aos métodos de Estimação
Estimativa por intervalo
IC para a média
IC da proporção binomial
Dimensionamento de amostra
Princípios e propriedades dos testes de hipóteses
Testes Z e t - student para uma amostra
Testes para uma média
Testes para uma proporção
Testes T para duas amostras independentes e emparelhadas
Teste F-Snedecor
Aulas teóricas e teórico-práticas – Duas horas semanais. Aulas práticas – Duas horas semanais. Tempos de estudo e trabalho de investigação – Três horas e meia semanais.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Exame | 45,00 |
Participação presencial | 10,00 |
Teste | 45,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 112,00 |
Frequência das aulas | 56,00 |
Total: | 168,00 |
As aulas TP e P estão sujeitas ao regime de faltas. Para obtenção de frequência, os estudantes terão de possuir menos de 1/4 de faltas em relação ao número de aulas ministradas no ano lectivo decorrente ou no ano lectivo anterior.
Época normal: O sistema de avaliação é constituído pelo método de avaliação processual, descontínua e sumativa, compreendido em quatro momentos: 1º Momento de avaliação – Teste prático (P1) de análise estatística em SPSS. (cotação 45%); 2º Momento de avaliação – Teste escrito (T1) de 2 horas (cotação 45%); 3º Momento de avaliação – Assiduidade (cotação estratificada em relação ao número de presenças, além do mínimo obrigatório e, até ao máximo de 2 valores – 10%). A aprovação faz-se depender de nota mínima de 9,0 valores a qualquer um dos três primeiros momentos de avaliação descritos. Fórmula de avaliação processual, descontínua e sumativa: Avaliação final = 0,45*P1 + 0,45*T1 + 0,1*assiduidade. Os estudantes com frequência mas reprovados no ano anterior não têm a componente de assiduidade. A aprovação faz-se depender de nota mínima de 9,0 valores nos dois momentos de avaliação descritos P1 e T1, segundo a fórmula de avaliação final = 0,5*T1 + 0,5*P2. Época de Recurso: Serão submetidos a Exame de Recurso os discentes sem a aprovação anterior e que não possuam mais de 25% de faltas em relação às aulas dadas (obtenção de frequência no ano decorrente ou anterior). Este método de avaliação é composto por um exame teórico (2 horas) e por um exame prático (1 hora) não sujeitos a nota mínima. Estão dispensados deste exame os estudantes com nota de 14 valores na respetiva época normal. Fórmula de avaliação em exame de recurso: Avaliação final no Exame Recurso = 0,75*T + 0,25*P
Fórmula de melhoria em Exame de recurso época de setembro: Avaliação Final = 0,75 * Exame teórico + 0,25 * Exame prático