Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > ERO 35

Seminários II

Código: ERO 35     Sigla: SEMII

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Dentárias

Ocorrência: 2015/2016 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Curso de Especialização
Curso/CE Responsável: Especialização em Reabilitação Oral

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
ERO 6 Especialização em Reabilitação Oral - Plano de Estudos 2014/2015 2 - 8 72 216

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Aquisição de conhecimentos e experiência na elaboração de hipóteses de tratamento em reabilitação oral com base nos dados recolhidos e na aplicação dos conhecimentos científicos e técnicas atuais, nomeadamente nos seguintes aspetos:



  1. Desgaste dentário excessivo

  2. Destisteria estética

  3. Imagiologia clínica

  4. Materiais dentários

  5. Reabilitação oral na terceira idade

  6. Facetas e adesão


Resultados de aprendizagem e competências

Como resultado das aprendizagens os estudantes deverão ser competentes nos temas seguintes:



  1. Materiais dentários: Conhecer os diferentes materiais relacionados com a Prostodontia; Saber selecionar o material mais adequado a cada caso; Manipular os diferentes materiais de forma correta; Avaliar o resultado final de cada material.

  2. Imagiologia clínica: interpretar imagens radiográficas e escrever um relatório radiográfico preciso.





  1. Dentisteria estética: Mostrar um nível de habilidade elevada no planeamento do projeto do sorriso; Mostrar competência num nível elevado para preparação de dentes para restaurações diretas e indiretas; Selecionar o material apropriado para restaurações diretas e indiretas; Fornecer restaurações provisórias adequadas para estágios intermediários de tratamento; Confecionar restaurações usando adesivos apropriados ou cimentos garantindo que a estética, oclusão e função estão em harmonia com a dentição restante e desejos do paciente.



  2. Facetas e adesão: Mostrar um elevado nível de habilidade no planeamento de casos de facetas; Mostrar competência a um nível elevado em preparo de dentes para restaurações com facetas; Selecionar o material (s) apropriado para restaurações com facetas; Utilização de adesivos apropriados garantindo que a estética, oclusão e função estão em harmonia com a dentição restante e desejos do paciente.



  3. Desgaste dentário excessivo: Mostrar um elevado nível de habilidade no planeamento de pacientes com desgaste dentário; Mostrar competência a um nível elevado em preparo de dentes para restaurações diretas e indiretas; Selecionar o material (s) apropriado para restaurações diretas e indiretas; Fornecer restaurações provisórias adequadas; Confecionar restaurações usando adesivos apropriados ou cimentos garantindo que a estética, oclusão e função estão em harmonia com a dentição restante e desejos do paciente.



  4. Reabilitação oral na terceira idade: Compreender as particularidades da reabilitação oral na terceira idade; Adaptar as metodologias de tratamento às necessidades específicas desta população.


Modo de trabalho

Presencial

Programa

1.Materiais dentários

Biomateriais relacionados com a Prostodontia.

2.Imagiologia

Tomografias e outras radiografias em casos de elevada complexidade.

3.Dentisteria estética

Procedimentos dentários para mudanças na cor e na morfologia; Técnicas, materiais e tecnologias disponíveis para alterar a cor e a proporção do dente; Cerâmicas e Sistemas cerâmicos; Requisitos laboratoriais e técnicos de prótese; Controlar e avaliar a eficácia do tratamento.

4.Facetas e adesão

Facetas: preparação de bordo incisal e espaços interdentários. Materiais e técnicas de colagem.

5.Desgaste dentário excessivo

Fatores etiológicos; Técnicas, materiais e tecnologias disponíveis para gerir o desgaste dos dentes; Controlar e avaliar a eficácia do tratamento do desgaste dos dentes.

6.Reabilitação oral na terceira idadeAlterações físicas e psicológicas do idoso; repercussões no plano de tratamento

Bibliografia Obrigatória

aju PP, Jaju SP.; Clinical utility of dental cone-beam computed tomography:current perspectives. Clin Cosmet Investig Dent 2014;6:29-43.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Seminários, que podem ser apresentados pelos próprios estudantes, pelos docentes do curso, por professores convidados doutras UCs da FMDUP e ainda docentes de doutras universidades.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial Participação presencial 100,00
Total: - 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação distribuida sem exame final.

A nota final é calculada tendo em consideração a avaliação das apresentações dos estudantes nos seminários e a sua participação nas discussões.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-10-06 às 19:14:19 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico