Prática clínica IV
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências Dentárias |
Ocorrência: 2015/2016 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Os objetivos desta unidade curricular visam proporcionar, aos estudantes, competências que os habilitem a estudar e tratar doentes que necessitam de cuidados de reabilitação oral, relacionados com a área da Prótese Fixa (tratamentos simples e de média complexidade sobre dentes), da Prótese Removível (clássica e sobredentaduras simples e complexas sobre implantes) e da Oclusão e Dor Orofacial (EMG, TENS, goteiras oclusais), sob supervisão docente.
Resultados de aprendizagem e competências
- Familiaridade com as opções de tratamento disponíveis para formular um plano integrado global
- Hierarquizar os exames complementares de diagnóstico
- Prática clínica supervisionada em doentes: tratamentos de simples e média complexidade de Prótese Fixa (coroas e pontes de pequena e grande extensão, cerâmicas e metalo-cerâmicas, sobre dentes e sobre implantes); P. Removível (próteses parciais, totais, acrílicas e esqueléticas, sobredentaduras simples e complexas sobre implantes); de Oclusão e Dor Orofacial (EMG, TENS, goteiras oclusais).
-Sensibilidade estética.
- Conhecimento prático dos procedimentos laboratoriais para fixas dento e implanto-suportadas, com os diferentes sistemas cerâmicos; P. Removível (colocação de attachments em sobredentaduras implantares)
- Coordenar os tratamentos e decidir se necessitam referenciação a especialistas de outra área
- Atuar como líder dos diferentes profissionais que integram a equipa
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Aulas práticas com doentes:
- história clínica e exame clínico
- estudo de casos clínicos simples e complexos (com o docente , na aula e na presença do doente, na semana seguinte sem a presença do doente). O plano de tratamento, uni ou pluridisciplinar, com alternativas e orçamentos, aprovado pelo docente é apresentado ao doente em documento escrito. O plano de tratamento decidido será, com pormenor e por sessões clinicas, aprovado pelo docente.
- atendimento clínico ( 2 alunos por box), para reabilitação com Prótese Fixa (incrustações, coroas e pontes de pequena e grande extensão, cerâmicas e metalo-cerâmicas, sobre dentes e implantes), de P. Removível (parciais e totais, acrílicas e esqueléticas, sobredentaduras simples e complexas sobre implantes); de Oclusão (EMG, TENS, goteiras oclusais).
- Demonstrações práticas pelo docente responsável.
- Mensalmente, são apresentados/discutidos os planos de tratamento mais exemplificativos da prática clinica.
Bibliografia Obrigatória
Misch, C. E.; Dental implant prosthetics, Elsevier Health Sciences, 2014
Laskin Daniel M. 340;
Temporomandibular disorders. ISBN: 0-86715-447-0
Dawson Peter E.;
Functional Occlusion. ISBN: 0-323-03371-7 /124.74
Zarb George A.;
Prosthodontic treatment for edentulous patients. ISBN: 0-323-02296-0
Scherer MD, McGlumphy EA, Seghi RR, Campagni W V; Comparison of retention and stability of two implant-retained overdentures based on implant location, The Journal of Prosthetic Dentistry, 2014 (112(3): 515-521)
Wegner K, Zenginel M, Buchtaleck J, Rehmann P, Wostmann B; Influence of two functional complete-denture impression techniques on patient satisfaction: dentist-manipulated versus patient-manipulated, The International Journal of Prosthodontics, 2010 (24(6): 540-543)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Os conteúdos programáticos adequam-se aos objetivos definidos. Ao fazer o atendimento dos doentes o estudante vai apurar as suas capacidades cognitivas, técnicas e afetivas, e aplicar os conhecimentos de forma integrada, nomeadamente quanto ao relacionamento psicológico, aos conhecimentos para o planeamento uni ou pluridisciplinar (diferentes opções estimulam o estudo crítico), ao domínio das técnicas operatórias, à escolha dos materiais e técnicas, aos aspetos estéticos e da cor, ao relacionamento com o técnico laboratorial e ao apoio doutras áreas disciplinares.
As discussões conjuntas mensais de casos facilitam o desenvolvimento da tomada de decisão independente no diagnóstico, planeamento e execução do tratamento, e a integração dos conhecimentos.
Estes aspetos devem constar do relatório do caso clinico, obrigatório, o que exige pesquisa e análise crítica.Os casos clínicos tratados podem ser abordados em artigos científicos que podem ser realizados noutras UCs da Especialização.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
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Participação presencial |
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70,00 |
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Trabalho escrito |
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15,00 |
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Trabalho prático ou de projeto |
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15,00 |
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Total: |
- |
100,00 |
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Obtenção de frequência
Presença em pelo menos 75% das aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Os estudantes trabalham na clínica em grupos de dois, sob supervisão docente.
Avaliação distribuída sem exame final.
Obtenção de frequência: Presença em pelo menos 75% das aulas
Fórmula de cálculo da classificação final
A nota final é calculada tendo em consideração os seguintes parâmetros:
- Avaliação da prática clínica, tendo em consideração a assiduidade e pontualidade, a familiaridade com o procedimento, a qualidade e a quantidade de apoio docente necessário, o nível de procedimento clínico, a avaliação correta do resultado clínico e o uso do protocolo clínico que assegure segurança do doente. – 70%
- Avaliação dos relatórios dos doentes tratados – 15%
- Avaliação da participação nas sessões mensais de discussão de casos – 15%
A avaliação nas épocas normal, recurso, melhoria de nota e extraordinária incluem um teste teórico, um prático pré-clínico e um exame oral.