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Prática clínica IV

Código: ERO 17     Sigla: PC IV

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Dentárias

Ocorrência: 2015/2016 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Curso de Especialização
Curso/CE Responsável: Especialização em Reabilitação Oral

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
ERO 6 Especialização em Reabilitação Oral - Plano de Estudos 2014/2015 2 - 18 162 486

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Os objetivos desta unidade curricular visam proporcionar, aos estudantes, competências que os habilitem a estudar e tratar doentes que necessitam de cuidados de reabilitação oral, relacionados com a área da Prótese Fixa (tratamentos simples e de média complexidade sobre dentes), da Prótese Removível (clássica e sobredentaduras simples e complexas sobre implantes) e da Oclusão e Dor Orofacial (EMG, TENS, goteiras oclusais), sob supervisão docente.

Resultados de aprendizagem e competências

- Familiaridade com as opções de tratamento disponíveis para formular um plano integrado global

- Hierarquizar os exames complementares de diagnóstico

- Prática clínica supervisionada em doentes: tratamentos de simples e média complexidade de Prótese Fixa (coroas e pontes de pequena e grande extensão, cerâmicas e metalo-cerâmicas, sobre dentes e sobre implantes); P. Removível (próteses parciais, totais, acrílicas e esqueléticas, sobredentaduras simples e complexas sobre implantes); de Oclusão e Dor Orofacial (EMG, TENS, goteiras oclusais).

-Sensibilidade estética.

- Conhecimento prático dos procedimentos laboratoriais para  fixas dento e implanto-suportadas, com os diferentes  sistemas cerâmicos; P. Removível (colocação de attachments em sobredentaduras implantares)

- Coordenar os tratamentos  e decidir se necessitam referenciação a especialistas de outra área 

- Atuar como líder dos diferentes profissionais que integram a equipa

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Aulas práticas com doentes:

- história clínica e exame clínico

- estudo de casos clínicos simples e complexos (com o docente , na aula e na presença do doente, na semana seguinte sem a presença do doente). O plano de tratamento, uni ou pluridisciplinar, com alternativas e orçamentos,  aprovado pelo docente é apresentado ao doente em documento escrito. O plano de tratamento decidido será, com pormenor e por sessões clinicas, aprovado pelo docente.

- atendimento clínico ( 2 alunos por box), para reabilitação com Prótese Fixa (incrustações, coroas e pontes de pequena e grande extensão, cerâmicas e metalo-cerâmicas, sobre dentes e implantes), de P. Removível (parciais e totais, acrílicas e esqueléticas, sobredentaduras simples e complexas sobre implantes); de Oclusão  (EMG, TENS, goteiras oclusais).

- Demonstrações práticas pelo docente responsável.

- Mensalmente, são apresentados/discutidos os planos de tratamento mais exemplificativos da prática clinica.

Bibliografia Obrigatória

Misch, C. E.; Dental implant prosthetics, Elsevier Health Sciences, 2014
Laskin Daniel M. 340; Temporomandibular disorders. ISBN: 0-86715-447-0
Dawson Peter E.; Functional Occlusion. ISBN: 0-323-03371-7 /124.74
Zarb George A.; Prosthodontic treatment for edentulous patients. ISBN: 0-323-02296-0
Scherer MD, McGlumphy EA, Seghi RR, Campagni W V; Comparison of retention and stability of two implant-retained overdentures based on implant location, The Journal of Prosthetic Dentistry, 2014 (112(3): 515-521)
Wegner K, Zenginel M, Buchtaleck J, Rehmann P, Wostmann B; Influence of two functional complete-denture impression techniques on patient satisfaction: dentist-manipulated versus patient-manipulated, The International Journal of Prosthodontics, 2010 (24(6): 540-543)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os conteúdos programáticos adequam-se aos objetivos definidos. Ao fazer o atendimento dos doentes o estudante vai apurar as suas capacidades cognitivas, técnicas e afetivas, e aplicar os conhecimentos de forma integrada, nomeadamente quanto ao relacionamento psicológico, aos conhecimentos  para o planeamento uni ou pluridisciplinar (diferentes opções estimulam o estudo crítico), ao domínio das técnicas operatórias, à escolha dos materiais e técnicas, aos aspetos estéticos e da cor, ao relacionamento com o técnico laboratorial  e ao apoio doutras áreas disciplinares.
As discussões conjuntas mensais de casos facilitam o desenvolvimento da tomada de decisão independente no diagnóstico, planeamento e execução do tratamento, e a integração dos conhecimentos.
Estes aspetos devem constar do relatório do caso clinico, obrigatório, o que exige pesquisa e análise crítica.Os casos clínicos tratados podem ser abordados em artigos científicos que podem ser realizados noutras UCs da Especialização.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial 70,00
Trabalho escrito 15,00
Trabalho prático ou de projeto 15,00
Total: - 100,00

Obtenção de frequência

Presença em pelo menos 75% das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Os estudantes trabalham na clínica em grupos de dois, sob supervisão docente.

 Avaliação distribuída sem exame final. 

Obtenção de frequência: Presença em pelo menos 75% das aulas

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final é calculada tendo em consideração os seguintes parâmetros:

- Avaliação da prática clínica, tendo em consideração a assiduidade e pontualidade, a familiaridade com o procedimento, a qualidade e a quantidade de apoio docente necessário, o nível de procedimento clínico, a avaliação correta do resultado clínico e o uso do protocolo clínico que assegure segurança do doente. – 70%

- Avaliação dos relatórios dos doentes tratados – 15%

- Avaliação da participação nas sessões mensais de discussão de casos – 15%

A avaliação nas épocas normal, recurso, melhoria de nota e extraordinária incluem um teste teórico, um prático pré-clínico e um exame oral.
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