Assuntos ortodônticos gerais III
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências Dentárias |
Ocorrência: 2015/2016 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
São objectivos gerais da Unidade Curricular de Assuntos Ortodônticos Gerais III do Curso de Especialização em Ortodontia proporcionar as seguintes competências fundamentais:
- Desenvolver os conhecimentos em temas relacionados com a biomecânica, extração, expansão e desgaste interproximal do esmalte;
- Adquirir o conhecimento da filosofia bioprogressiva;
- Desenvolver competências e um entendimento fundamentado sobre a importância da confeção de elementos de arame para aplicação na aparelhagem fixa;
- Conhecer as particularidades da disjunção rápida palatina;
- Saber finalizar os casos ortodônticos e conhecer as relações interdisciplinares.
Resultados de aprendizagem e competências
Pretende-se que o estudante:
- Possua os conhecimentos em temas relacionados com a biomecânica, extração, expansão e desgaste interproximal do esmalte;
- Conheça a filosofia bioprogressiva;
- Tenha adquirido competências e um entendimento fundamentado sobre a importância da confeção de elementos de arame para aplicação na aparelhagem fixa;
- Conheça as particularidades da disjunção rápida palatina;
- Saiba finalizar os casos ortodônticos e conheça as relações interdisciplinares.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não se aplica
Programa
- Técnica bioprogressiva
- Arco transpalatino de Zachrisson e de Goshgarian
- Quick Nance
- Pendulum
- Quad-helix
- Elásticos ortodônticos
- Más oclusões de Classe I, II e III tratadas com extracções
- Disjunção palatina e tipos de disjuntores
- Finalização e relações interdisciplinares - desgaste inter-proximal do esmalte
Bibliografia Obrigatória
Ricketts, Robert M. 070;
Técnica bioprogresiva de Ricketts. ISBN: 950-06-1841-9
Proffit, William R.;
Contemporary orthodontics. ISBN: 0-8016-6393-8
Langlade, Michel;
Therapeutique orthodontique. ISBN: 2-224-00465-6
Langlade Michel;
Diagnostic ortodontique. ISBN: 2-224-00738-8
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas presenciais teóricas e praticas laboratoriais
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
|
Exame |
|
70,00 |
|
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
66,00 |
10,00 |
|
|
Trabalho laboratorial |
|
20,00 |
|
|
Total: |
- |
100,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Frequência das aulas |
Frequência das aulas |
45 |
|
Estudo autónomo |
Estudo autónomo |
90 |
|
|
Total: |
135,00 |
|
Obtenção de frequência
Obrigatoriedade de presença no mínimo de 75% das horas de contacto.
Fórmula de cálculo da classificação final
Participação presencial 10% + Trabalho laboratorial 20 % + Exame 70%.
O resultado da avaliação será expresso na escala numérica de 0 a 20 valores.
Considera-se aprovado na unidade curricular de assuntos básicos ortodônticos o estudante cuja nota final de avaliação seja igual ou superior a 10 valores.
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica
Trabalho de estágio/projeto
Não se aplica
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não se aplica
Melhoria de classificação
Não se aplica
Observações
Não se aplica