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Medicina Dentária, Preventiva e Saúde Oral Comunitária I

Código: MD3505     Sigla: MDPC I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina Dentária

Ocorrência: 2015/2016 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Mestrado Integrado
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina Dentária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMD 69 PLANO OFICIAL 2007/2008 BOLONHA 3 - 3 45 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Aprendizagem de conceitos de Saúde Oral Pública. Aprendizagem de conceitos de Medicina Dentária Preventiva  num contexto clinico e comunitárioe Saúde Oral Comunitária 

Capacidade de planeamento e desenvolvimento de ações de promoção de Saúde Oral Comunitária 

 

 

 

Resultados de aprendizagem e competências

Os conteúdos programáticos possibilitam o cumprimento dos objectivos e aferição dos resultados de aprendizagem, porquanto possibilitam ao estudante adquirir  conceitos básicos de medicina dentária preventiva e saúde oral comunitária, permitindo deste modo , adquirir  competências que permitam implementar medidas preventivas em regime clinico   e em contexto comunitário.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Introdução aos conceitos de Saúde Pública e Saúde Pública oral; Definição de saúde e saúde oral; Determinantes   de saúde e de saúde oral;

Prevenção e saúde oral comunitária; Tendências em saúde Oral

Medição da Saúde e Doença Oral em contexto comunitário

Educação para a saúde oral  

Prevenção e promoção de saúde Oral em contexto comunitário e em contexto clinico

Estratégias de prevenção e controlo das doenças orais:

 -Saliva e placa bacteriana

 -Métodos de controlo da placa bacteriana

-Fundamentos e conceitos atuais da atuação preventiva e terapêutica da utilização do flúor

-Selantes de fissuras

- Dieta, nutrição e saúde oral

Estratégias de prevenção e planificação de programas de Saúde Oral em populações alvo:

Grávida e criança; Adolescentes; Adulto; Idosos, população medicamente comprometida; População portadora de necessidades especiais.

   

Bibliografia Obrigatória

Harris, Norman O.; Primary preventive dentistry. ISBN: 0-8385-8129-3
Cuenca Sala Emili; Odontología preventiva y comunitária. ISBN: 84-458-0818-4
Rugg-Gunn, Andrew J.; Nutrition, Diet, and oral health

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas Teóricas (T) e aulas  teórico-práticas (TP) nas quais estudantes são convidados a participar em actividades relacionadas com vários aspectos práticos dos diversos métodos quer de investigação epidemiológica ( p. ex. levantamento e recolha de dados) quer de aplicação clínica e comunitária da Medicina Dentária Preventiva (p. ex. selantes de fissura; determinação do ph salivar). 

Software

EGOHID Software

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Teste 60,00
Trabalho escrito 40,00
Total: - 100,00

Obtenção de frequência

Assiduidade requerida legalmente (mínimo de 75% do tempo de contacto no contexto tteórico -prático e a obtenção de nota mínima (9/20 valores) na  componentes de avaliação  teórica e  teórico prática).


Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação teórica (60% da avaliação final):
Avaliação de carácter descontínuo e terminal, prevê a realização de dois testes com a duração máxima de 40 minutos cada. Nota mínima 9/20 valores em cada um dos testes.
Nota minima  nos dois testes terá que ser  igual ou superior a 9.

Avaliação TP - 40% da avaliação final):
Esta avaliação, de carácter contínuo e processual, contempla a realização de fichas de trabalho (máximo de 4), apresentação de um trabalho (oral e escrita) a realizar em grupos constituídos por 2 a 3 elementos . Obrigatoriedade de realização de todos os componentes de avaliaçãoTP. Os temas dos trabalhos são definidos pela equipa docente, sendo no entanto dada liberdade aos estudantes para apresentar temas alternativos que se enquadrem dentro do tema geral: “ Desenvolvimento de acções de promoção de saúde oral” .

Componentes da avaliação teórico-prática (Nota mínima 9/20 valores):
Fichas de trabalho – 40% do componente teórico-prático
Trabalho “Promoção de saúde oral” (apresentação oral e escrita) – 60 % do componente teórico-prático.

Cálculo da classificação final:

Classificação final = Avaliação teórica (máximo 12 valores) + avaliação teórico-prática (máximo 8 valores) 




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Provas e trabalhos especiais

Exame Teórico + Prova teórico-prática (realização de trabalhos práticos) 

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Aplicação das normas estabelecidas pelo Conselho Pedagógico da FMDUP para o ano lectivo 2015/2016.

Application of the standards established by the Pedagogical Council of FMDUP for the academic year 2015/2016.

Melhoria de classificação

Exame teórico + nota obtida na omponente TP 

Aplicação das normas estabelecidas pelo Conselho Pedagógico da FMDUP para o ano lectivo 2015/2016.

Observações



Maria de Lurdes Lobo Pereira

Segunda -feira das 10:00 h às 12:00 h

Quinta- feira  das 09:00 h às 11:00 h





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