Código: | MD2301 | Sigla: | AHD I |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Biologia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Mestrado Integrado |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina Dentária |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
MIMD | 83 | PLANO OFICIAL 2007/2008 BOLONHA | 2 | - | 3,5 | 54 | 94,5 |
A unidade curricular de Anatomia e Histologia Dentária I tem como principal objetivo a aprendizagem e obtenção de conhecimentos sobre a morfologia dos dentes permanentes do grupo anterior e da ultra-estrutura das células e dos tecidos da cavidade oral. Destina-se aos estudantes do segundo ano do Mestrado Integrado em Medicina Dentária.
Os estudantes deverão desenvolver conhecimentos, competências e capacidades para compreenderem e identificarem as características morfológicas dos dentes permanentes do grupo anterior, e a nível ultra-estrutural, das células e dos tecidos que constituem a cavidade oral. Além disso, deverão incorporar no seu desenvolvimento, uma visão crítica, da importância destes conhecimentos na etiologia de patologias e as suas manifestações e implicações clínicas.
HISTOLOGIA ORAL 1. Introdução ao estudo da Histologia Oral 2. Técnicas de Preparação Histológica de Tecidos Duros não Descalcificados 3. Esmalte 4. Dentina 5. Polpa 6. Cemento 7. Ligamento Periodontal 8. Osso Alveolar 9. Gengiva
MORFOLOGIA DENTÁRIA 1. Terminologia e Nomenclatura dentária 2. Classificações dentárias 2.1. Classificação da F.D.I. 2.2. Classificação Americana 2.3. Notação de Palmer 2.4. Classificação Nórdica 3. Dentição permanente 3.1. Características morfológicas gerais 3.2. Características morfológicas específicas dos dentes do grupo anterior 3.3. Cronologia da erupção
Aulas teóricas - apresentação e explanação sobre os temas de morfologia oral
Aulas teórico-práticas - apresentação sobre a forma de aula e monografia, por parte dos estudantes, dos temas de histologia
Seminários temáticos Aulas práticas - elaboração de desenhos em fichas específicas, correspondentes a imagens das células e tecidos estudados e à morfologia dos dentes permanentes do grupo anterior. Escultura dentária realizada em cera, pelos métodos de subtração e adição.
Descrição | Tipo | Tempo (Horas) | Peso (%) | Data Conclusão |
---|---|---|---|---|
Exame | 50,00 | |||
Trabalho laboratorial | 50,00 | |||
Total: | - | 100,00 |
3/4 de presenças nas aulas teórico-práticas e práticas
Avaliação teórica, de histologia e morfologia. Realização de um exame no final do semestre para cada uma das duas matérias. A monografia e o exame teórico de histologia contam 50% para a nota final desta componente. Os restantes 50% são conferidos pela nota da morfologia. A média das classificações obtidas nestas duas componenetes teoricas, morfologia e histologia, terão uma ponderação de 50% na classificação final.
Avaliação prática, com a realização de um exame prático no final de cada semestre. A avaliação continua obtida nas aulas praticas conta com 50% para a nota final desta componente. Os restantes 50% são conferidos pela nota obtida nos dois exames práticos, um de morfologia e outro de histologia, contando cada um em 50%. A média das classificações obtidas nestas duas componentes praticas, avaliação continua e exame final, terão uma ponderação de 50% na classificação final.
Nota mínima em cada uma das componentes de avaliação, teórica e prática, de nove valores em vinte.
Realização e apresentação de um trabalho de pesquisa, tipo monografia, com tema no âmbito da Histologia Oral.
Realização de exame escrito de morfologia e histologia mantendo a nota da avaliação contínua prática.