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Assuntos ortodônticos gerais I

Código: EORTO 04     Sigla: AOGI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Dentárias

Ocorrência: 2014/2015 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Curso de Especialização
Curso/CE Responsável: Especialização em Ortodontia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EORTO 4 Especialização em Ortdontia - Plano de Estudos 2011/2012 1 - 4 36 108

Língua de trabalho

Português

Objetivos

São objectivos gerais da Unidade Curricular de Assuntos Ortodônticos Gerais I do 10.º Curso de Especialização em Ortodontia proporcionar as seguintes competências fundamentais:

- Assegurar os conhecimentos adequados dos assuntos ortodônticos gerais;
- Desenvolver os conhecimentos em temas relacionados com a cefalometria radiográfica, diagnóstico e plano de tratamento em ortodontia;
- Desenvolver competências e um entendimento fundamentado dos métodos científicos, da avaliação da informação estabelecida cientificamente e da análise de dados sobre os melhores procedimentos de diagnóstico e terapêutica numa perspectiva baseada na evidência;
- Adquirir um desejo de aprendizagem baseado na curiosidade, no rigor e na busca do conhecimento.

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se que o Estudante:

- Assegure os conhecimentos adequados dos assuntos ortodônticos gerais;
- Desenvolva os conhecimentos em temas relacionados com a cefalometria radiográfica, diagnóstico e plano de tratamento em ortodontia;
- Desenvolva competências e um entendimento fundamentado dos métodos científicos, da avaliação da informação estabelecida cientificamente e da análise de dados sobre os melhores procedimentos de diagnóstico e terapêutica numa perspectiva baseada na evidência;
- Adquira um desejo de aprendizagem baseado na curiosidade, no rigor e na busca do conhecimento.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

- Recolha de dados para estudo ortodôntico
- Exame clínico
- Técnica de moldagem em ortodontia
- Confecção de modelos de estudo ortodônticos
- Radiografia panorâmica dos maxilares
- Introdução à cefalometria
- Análise cefalométrica de Ricketts
- Erros inerentes à cefalometria
- Registos clínicos de relação cêntrica, de intercuspidação máxima e do arco facial
- Montagem em articulador semi-ajustável SAM 3
- Montagem em articulador semi-ajustável PANADENTE/ AD 2
- Diagrama oclusal
- A análise de Bolton - determinação da desarmonia dento-dentária (DDD)
- Análise de Moyers
- Oclusograma
- Ortograma
- Análise de Korkhaus

Bibliografia Obrigatória

Moyers, Robert E.; Handbook of orthodontics. ISBN: 0-8151-6003-8
Moyers Robert E.; Ortodontia
Ricketts, Robert M. 070; Técnica bioprogresiva de Ricketts. ISBN: 950-06-1841-9

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas presenciais teóricas e praticas laboratoriais (24 T + 10 PL)

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial 10,00
Teste 10,00
Trabalho escrito 10,00
Trabalho laboratorial 70,00
Total: - 100,00

Obtenção de frequência

Obrigatoriedade de presença no mínimo de 75% das horas de contacto.

Fórmula de cálculo da classificação final

Assiduidade x 10% + Avaliação contínua x 20% + Exame final 70%

O resultado da avaliação será expresso na escala numérica de 0 a 20 valores.

Considera-se aprovado na unidade curricular de assuntos ortodônticos gerais I o estudante cuja nota final de avaliação seja igual ou superior a 10 valores.

Observações

A unidade curricular de Assuntos Ortodônticos Gerais I obedece ao Regulamento do Curso de Especialização em Ortodontia e do Regulamento do Centro de Educação Contínua da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto. As situações não contempladas neste Regulamento seguem o preceituado no Regulamento de criação, acreditação interna e creditação dos cursos de formação na área da educação contínua da Universidade do Porto, sendo os casos omissos decididos por despacho do reitor, sob proposta do coordenador do curso.
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