Unidade Clínica de Prótese Dentária e Oclusão
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Medicina Dentária |
Ocorrência: 2014/2015 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Os objectivos desta unidade curricular visam proporcionar, aos estudantes, competências que os habilitem a estudar e tratar doentes que necessitam de cuidados de reabilitação oral, relacionados com a área da Prótese Dentária e Oclusão.
Resultados de aprendizagem e competências
Ser competente na aquisição de conhecimentos científicos sólidos, que permitam não só um suporte teórico para a sua aplicação clínica, mas também a realização de um planeamento reabilitador complexo e completo; •Ter conhecimento dos procedimentos laboratoriais utilizados para a elaboração de restaurações unitárias e de pontes, dento ou implanto-suportadas; •Ter conhecimento das novas tecnologias relacionadas com a Prostodontia; • •Ser competente no desenvolvimento de capacidades psicomotoras e da sensibilidade estética; • •Ser competente para resolver, na prática clínica, de forma autónoma, –restaurações unitárias dento e implanto-suportadas –pontes de pequena extensão
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Aulas clínicas: os estudantes deverão::
- elaborar a história clínica do doente
- efectuar um exame clínico
- formular um diagnóstico
- formular e executar um plano de tratamento (uni ou multidisciplinar)
- acompanhar os doentes já com diagnóstico e tratamento em curso.
Bibliografia Obrigatória
Shillinburg, Herbert T. Jr. 070;
Fundamentos de prótese fixa
Laskin Daniel M. 340;
Temporomandibular disorders. ISBN: 0-86715-447-0
Dawson Peter E.;
Functional Occlusion. ISBN: 0-323-03371-7 /124.74
Okeson, Jeffrey P.;
Bell.s orofacial pains. ISBN: 0-86715-293-1
Okeson Jeffrey P.;
Management of temporomandibular disorders and occlusion. ISBN: 0-323-04614-5
Zarb George A.;
Prosthodontic treatment for edentulous patients. ISBN: 0-323-02296-0
McGivney, Glen P.;
McCracken.s removable partial prosthodontics. ISBN: 0-8016-7964-8
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Prática – clínica tutelada por um docente graduado.
Palavras Chave
Programas gerais > Programas de base > Programas de base
Programas gerais > Programas de base
Programas gerais > Programas de base
Ciências da Saúde
Ciências Sociais, comércio e direito > Programas de base
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
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Participação presencial |
|
10,00 |
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Trabalho de campo |
|
90,00 |
|
|
Total: |
- |
100,00 |
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Componentes de Ocupação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
|
Frequência das aulas |
64 |
|
|
Total: |
64,00 |
|
Obtenção de frequência
Presença em pelo menos 75% das aulas previstas.
Apresentação dos trabalhos clínicos (e respectivos relatórios) solicitados pelo corpo docente
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação prática - 90%
Assiduidade - 10%
Todas as classificações superiores a 16 têm de "ser defendidas" em prova oral, caso contrário o aluno fica com classificação de 16 valores.
Melhoria de classificação
A nota final pode ser melhorada nas duas épocas de exames imediatamente a seguir àquela em que obteve a aprovação, com exame que consistenum teste escrito, numa prova prática e num exame oral.