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Oclusão, ATM e Dor Orofacial II

Código: MD4807     Sigla: O II

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina Dentária

Ocorrência: 2014/2015 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Mestrado Integrado
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina Dentária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMD 102 PLANO OFICIAL 2007/2008 BOLONHA 4 - 1,5 27 40,5
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2015-02-06.

Campos alterados: Objetivos, Resultados de aprendizagem e competências, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Fórmula de cálculo da classificação final, Provas e trabalhos especiais, Componentes de Avaliação e Ocupação, Obtenção de frequência, Programa, Tipo de avaliação, Observações, Avaliação especial

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A Unidade Curricular de Oclusão, ATM e Dor Orofacial II tem como objetivo o estudo dos diagnósticos diferenciais dos distúrbios temporomandibulares, bem como a abordagem das  diferentes terapêutica desses distúrbios. Tem, também, uma vertente eminentemente teórico-prática, na qual os estudantes devem desenvolver competências tendo em vista a confeção e equilíbrio de uma goteira oclusal de estabilização em articulador semi-ajustável.

Resultados de aprendizagem e competências

Desenvolvimento de competências na capacidade de diagnóstico diferencial dos distúrbios temporomandibulares com síndromes que apresentem sintomatologia sobreponível.

Prescrever uma terapêutica adequada para os distúrbios temporomandibulares, de acordo com o diagnóstico efetuado.

Confeção e equilíbrio de uma goteira de estabilização oclusal em articulador semi-ajustável.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Diagnósticos diferenciais dos distúrbios temporomandibulares

Terapêutica dos distúrbios temporomandibulares:

- Fisioterapia;

- Farmacologia;

- Aparelhos intra-orais;

- Equilíbrio oclusal

Research Diagnostic Criteria for Temporomandibular Disorders (RDC/TMD)

Confeção e equilíbrio de uma goteira de estabilização oclusal em articulador semi-ajustável.

Bibliografia Obrigatória

Okeson Jeffrey P.; Management of temporomandibular disorders and occlusion. ISBN: 0-323-04614-5
Peter E. Dawosn; Functional Occlusion: From TMJ to Smile Design, Mosby Elsevier, Cop, 2007. ISBN: 0-323-03371-7

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O ensino da Unidade Curricular de Oclusão, ATM e Dor Orofacial II distribui-se por aulas teórico-práticas interativas,  com recurso a meios audiovisuais, com a finalidade de transmitir informação, facilitar a compreensão e interpretação da bibliografia, bem como despertar a motivação. Serão, também, lecionadas aulas de cariz mais prático, onde os estudantes devem efetuar a confeção e equilíbrio de uma goteira de estabilização oclusal em articulador semi-ajustável.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial 10,00
Teste 45,00
Trabalho laboratorial 45,00
Total: - 100,00

Obtenção de frequência

A frequência na UC de Oclusão, ATM e Dor Orofacial II é obtida por:

-Presença em 75% das aulas ;

Os estudantes abrangidos por regimes especiais que os dispense da presença nas aulas, terão de realizar uma prova escrita e uma prova oral, onde serão avaliadas as competências necessárias à aprovação da Unidade Curricular.

Fórmula de cálculo da classificação final

Componente teórica: 45% (mini-testes: 15% e frequência: 30%)

Componente prática: 45%

Assiduidade: 10%

Provas e trabalhos especiais

Sem obrigatoriedade, os estudantes poderão realizar um trabalho de pesquisa ou revisão, que poderá ser tido em conta na avaliação distribuída.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Prova escrita - 50% Prova oral - 50%

Melhoria de classificação

Prova escrita - 50% Prova oral - 50%

Observações

Material obrigatório:
- Modelos montados em articulador semi-ajustável
- Placa EVA termoformada no modelo maxilar
- Vaso de Dappen
- Espátula para acrílico
- Broca de acrílico (forma de pêra invertida)
- Broca de acrílico (forma cilíndrica ou tronco-cônica)
- Taça de borracha
- Lápis
- Caneta de acetato
- Pincel
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