| Código: | MD2307 | Sigla: | M I |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Biologia |
| Ativa? | Sim |
| Página Web: | https://moodle.up.pt/course/view.php?id=1902 |
| Unidade Responsável: | Mestrado Integrado |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina Dentária |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MIMD | 66 | PLANO OFICIAL 2007/2008 BOLONHA | 2 | - | 4 | 54 | 108 |
- Conhecer e compreender a diversidade e importância do mundo microbiano: bactérias, fungos e parasitas.
- Conhecer e compreender a anatomia, a fisiologia e a genética microbiana.
- Conhecer e compreender as características taxonómicas, morfológicas, reprodutivas, culturais e de diagnóstico das bactérias, dos fungos e dos parasitas.
- Conhecer, compreender e adquirir competências técnicas na metodologia laboratorial de manipulação, isolamento, caracterização, identificação e estudo de microrganismos.
É esperado que os estudantes desenvolvam capacidades de autoaprendizagem, de reflexão, de interpretação, de análise, de integração e discussão dos conhecimentos adquiridos, de trabalho laboratorial individual e em equipa, de leitura e análise crítica de artigos científicos, de valorização de conhecimentos adquiridos noutras áreas do saber, de comunicação oral e escrita, que desenvolvam espírito crítico, criativo e científico e, por último, mas não menos importante, o sentido de responsabilidade e de honestidade.
AULAS TEÓRICAS
1) Introdução ao estudo da Microbiologia. Aspectos históricos; importância actual.
2) Biologia das células procariontes e eucariontes.
3) Nutrição e metabolismo microbiano.
4) Crescimento microbiano.
5) Genética microbiana.
6) Classificação dos microrganismos.
7) Principais mecanismos de patogenecidade.
8) Bactérias: taxionomia, morfologia, reprodução, cultura e diagnóstico. Principais géneros: Proteobacteria - α-proteobacteria: Rickettsia, Ehrlichia, Bartonella, Brucella, entre outros; β-proteobacteria: Neisseria, Bordetella, Burkholderia, entre outros; γ-proteobacteria: Enterobacteriales (Escherichia, Salmonella, Shigella, Klebsiella, Serratia, Proteus, Yersinia, Erwinina, Enterobacter), Pseudomonadales (Pseudomonas, Moraxella), Vibrionales (Vibrio), Pasteurellales (Pasteurella, Haemophilus, Aggregatibacter), Legionellales (Legionella, Coxiella), Thiotrichales (Francisella), entre outros; δ-proteobacteria: Bdellovibrio, Myxococcus, entre outros; ε-proteobacteria: Campylobacter e Helicobacter. Gram negativas não Proteobacteria - Chlamydia, Chlamydophila, Spirochaetes, Bacteroidetes, Porphyromonas, Prevotella, Bacteroides, Tannerella, Fusobacterium e Streptobacillus. Firmicutes: Staphylococcus, Streptococcus, Enterococcus, Clostridium, Bacillus, Lactobacillus, Listeria, Mycoplasma e Veillonella. Actinobacteria: Mycobacterium, Corynebacterium, Propionibacterium, Gardenerella, Micrococcus e Actinomycetes.
9) Archea. Taxionomia, morfologia, reprodução, cultura e diagnóstico.
10) Fungos: taxionomia, morfologia, reprodução, cultura e diagnóstico. Principais géneros: Candida, Aspergillus, Penicillium, Pneumocystis, Histoplasma, Fusarium, Dermatófitos, Rhizopus, Mucor, Cryptococcus. Micoses superficiais, cutâneas, subcutâneas, sistémicas e micotoxicoses.
11) Parasitas - protozoários, helmintas e artrópodes: taxionomia, morfologia, reprodução, cultura e diagnóstico. Principais géneros: Protozoários – Trichomonas, Giardia, Entamoeba, Acanthamoeba, Plasmodium, Toxoplasma gondii, Cryptosporidium, Trypanossoma, Leishmania, entre outros; Helmintas: Fasciola, Taenia, Echinococcus, Enterobius, Ascaris, Trichinella, entre outros, e Artrópodes: Sarcoptes scabiei e Pediculus humanus.
AULAS PRÁTICAS
1) Introdução à prática laboratorial
2) Noções gerais de microscopia
3) Colheita, transporte, processamento inicial e armazenamento de amostras biológicas
4) Exame directo
4.1) Macroscópico
4.2) Microscópico
5) Colorações
5.1) Colorações simples
5.2) Colorações diferenciais
5.2.1) Coloração de Gram
5.2.2) Coloração de esporos
6) Exame cultural
6.1) Necessidades nutritivas dos microrganismos
6.2) Meios de cultura
6.2.1) Características gerais
6.2.2) Classificação
6.2.3) Preparação
6.3) Sementeiras
6.3.1) Procedimentos gerais
6.3.2) Técnicas de sementeira
7) Identificação de microrganismos
7.1) Morfologia
7.2) Provas bioquímicas
7.3) Métodos serológicos e de biologia molecular
8) Provas de susceptibilidade aos antimicrobianos e desinfectantes
9) Morfologia, identificação e isolamento de Bactérias
10) Morfologia, identificação e isolamento de Fungos (leveduriformes e filamentosos)
- Aulas teóricas: 1 aula semanal de 1hora.
- Aulas práticas: 1 aula semanal de 2 horas.
- Ambiente virtual de aprendizagem: Moodle.
| Descrição | Tipo | Tempo (Horas) | Peso (%) | Data Conclusão |
|---|---|---|---|---|
| Participação presencial | 10,00 | |||
| Teste | 45,00 | |||
| Trabalho de campo | 10,00 | |||
| Trabalho escrito | 15,00 | |||
| Trabalho laboratorial | 20,00 | |||
| Total: | - | 100,00 |
| Descrição | Tipo | Tempo (Horas) | Data Conclusão |
|---|---|---|---|
| Estudo autónomo | 40 | ||
| Frequência das aulas | 47 | ||
| Trabalho de investigação | 8 | ||
| Trabalho laboratorial | 25 | ||
| Total: | 120,00 |
Frequência de 75% do total das aulas ministradas.
Classificação mínima de 9,5 (em 20) valores para as componentes prática e teórica.
Classificação final mínima de 9,5 valores (em 20).
Soma dos diferentes componentes de avaliação:
- 10% assiduidade.
- 45% teste escrito para a componente teórica.
- 45% avaliação contínua e processual para a componente prática.
Os estudantes que cumpram critérios especiais de dispensa de assiduidade previstos na lei e constantes da ficha da UC podem ser avaliados de forma descontínua e terminal relativamente a ambas as componentes teórica e prática.
Para os casos não especificados aplicam-se as normas estabelecidas pelo Conselho Pedagógico para o ano lectivo 2014/2015.
Aplicação das normas estabelecidas pelo Conselho Pedagógico para o ano lectivo 2014/2015.