| Código: | MD1104 | Sigla: | EB I |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Ciências Físicas |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Mestrado Integrado |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina Dentária |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MIMD | 104 | PLANO OFICIAL 2007/2008 BOLONHA | 1 | - | 5 | 72 | 135 |
A transmissão dos conceitos e dos princípios que presidem ao espírito científico é a primeira das prioridades, a que se seguirá a motivação para a produção científica. Para tal, deve a unidade curricular capacitar os discentes para: a pesquisa bibliográfica (metodologias e fontes), a implementação de desenhos de investigação (integração de objectivos e métodos estatísticos), a interpretação de resultados com base em análises estatísticas e a divulgação dos mesmos. Por último, incentivar para o trabalho científico multidisciplinar e na obtenção de competências de maior transversalidade.
Como resultados de aprendizagem estima-se que os estudantes obtenham capacidade analítica perante resultados estatísticos e obtenham capacidade crítica na análise de artigos científicos.
1. Conceitos e princípios básicos da Epidemiologia
2. Níveis de prevenção para a doença
3. Medir doença
3.1. Métodos qualitativos
3.2. Métodos quantitativos (Taxas)
3.2.1.Indicadores de morbilidade
3.2.2.Indicadores de mortalidade
3.3. Padronização de taxas
4. Epidemiologia das doenças infecciosas.
5. Propriedades dos estudos epidemiológicos
6. Indicadores de risco
7. Erro em investigação
7.1. Aleatório
7.2. Sistemático
1. Conceitos gerais da Estatística
2. Estimadores estatísticos
3. Variáveis aleatórias
3.1. Discretas: Função de probabilidade, Função de distribuição de probabilidades.
3.2. Contínuas: Função de densidade de probabilidade, Função de distribuição de probabilidades.
3.3. Breve referência aos parâmetros das distribuições de probabilidades.
4. Caracterização de distribuições teóricas de probabilidade
4.1. Discretas
4.1.1.Distribuição Binomial
4.1.2.Distribuição de Poisson
4.2. Contínuas
4.2.1.Distribuição Uniforme
4.2.2.Distribuição Normal
4.2.3.Distribuição t Student
4.2.4.Distribuição Z (Normal tipificada)
4.3. Transformação Z
5. Técnicas de amostragem
6. Estimadores e estimativas
6.1. Propriedades dos estimadores pontuais
6.2. Breve referência aos métodos de Estimação
7. Estimativa por intervalo
7.1. IC para a média
7.2. IC da proporção binomial
7.3. IC da variância de uma pop. normal
7.4. Dimensionamento de amostra
8. Princípios e propriedades dos testes de hipóteses
9. Testes Z e t - student para uma população
9.1. Teste para uma média
9.2. Teste para uma proporção
10. Testes T para duas amostras independentes e emparelhadas
Aulas teóricas e teórico-práticas – Duas horas semanais. Aulas práticas – Duas horas semanais. Tempos de estudo e trabalho de investigação – Três horas e meia semanais.
| Descrição | Tipo | Tempo (Horas) | Peso (%) | Data Conclusão |
|---|---|---|---|---|
| Exame | 45,00 | |||
| Participação presencial | 10,00 | |||
| Teste | 45,00 | |||
| Total: | - | 100,00 |
| Descrição | Tipo | Tempo (Horas) | Data Conclusão |
|---|---|---|---|
| Estudo autónomo | 112 | ||
| Frequência das aulas | 56 | ||
| Total: | 168,00 |
Todas as aulas estão sujeitas ao regime de faltas. Para obtenção de frequência os alunos terão de possuir menos de 1/4 de faltas em relação ao número total de aulas ministradas no ano lectivo decorrente ou no ano lectivo anterior.
Época normal: O sistema de avaliação é constituído pelo método de avaliação processual, descontínua e sumativa, compreendido em quatro momentos: 1º Momento de avaliação – Teste prático (P1) de análise estatística em SPSS. (cotação 45%); 2º Momento de avaliação – Teste escrito (T1) de 2 horas (cotação 45%); 3º Momento de avaliação – Assiduidade (cotação estratificada em relação ao número de presenças, além do mínimo obrigatório e, até ao máximo de 2 valores – 10%). A aprovação faz-se depender de nota mínima de 9,0 valores a qualquer um dos três primeiros momentos de avaliação descritos. Fórmula de avaliação processual, descontínua e sumativa: Avaliação final = 0,45*P1 + 0,45*T1 + 0,1*assiduidade. Os estudantes com frequência mas reprovados no ano anterior não têm a componente de assiduidade. A aprovação faz-se depender de nota mínima de 9,0 valores nos dois momentos de avaliação descritos P1 e T1, segundo a fórmula de avaliação final = 0,5*T1 + 0,5*P2. Época de Recurso: Serão submetidos a Exame de Recurso os discentes sem a aprovação anterior e que não possuam mais de 25% de faltas em relação às aulas dadas (obtenção de frequência no ano decorrente ou anterior). Este método de avaliação é composto por um exame teórico (2 horas) e por um exame prático (1 hora) não sujeitos a nota mínima. Estão dispensados deste exame os estudantes com nota de 14 valores na respetiva época normal. Fórmula de avaliação em exame de recurso: Avaliação final no Exame Recurso = 0,75*T + 0,25*P
Fórmula de melhoria em Exame de recurso época de setembro: Avaliação Final = 0,75 * Exame teórico + 0,25 * Exame prático