Investigação e Estatística II
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências da Educação |
Ocorrência: 2014/2015 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Módulo de Estatística Avançada
A implementação de atos médicos com base na evidência científica é uma prioridade, bem como a compreensão de que os efeitos desejados possam resultar da influência de vários fatores. Por tal razão, se pretende que os estudantes adquiram competências na implementação e análise de resultados baseados em métodos estatísticos multivariados capazes de conjugar a influência dos determinantes da doença no nexo de causalidade. Pretende-se, igualmente, que adquiram competências na obtenção de modelos estatísticos de previsão com validade científica, e reconheçam o papel fundamental que cabe à significância estatística e significância clínica na obtenção de um conhecimento médico cientificamente válido.
Resultados de aprendizagem e competências
Pretende-se que os estudantes sejam capazes de delinear e implementar todas as fases de um estudo de investigação e que, de igual forma, possuam sentido crítico na análise de artigos já publicados, em particular no que se refere aos métodos de análise estatística. Por último, pretende-se que os estudantes saibam interpretar a causalidade multifactorial num ou mais desfechos.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Metodos básicos em análise estatística.
Programa
Módulo de Estatística Avançada:
One-Way ANOVA; Two-Way ANOVA; ANOVA mutivariaada .
Teste de Kruskal-Wallis e teste de Friedman
Regressão Linear Simples e múltipla. Regressão Logística
Associação e causalidade. Fatores de confundimento
Bibliografia Obrigatória
Daniel Wayne W.;
Biostatistics. ISBN: 978-0471-45654-4
Maroco João;
Análise estatística - com utilização do SPSS. ISBN: 978-972-618-452-2
Marques de Sá, J. P; Applied statistics using SPSS, Statistica, MatLab and R, Spinger, 2007. ISBN: 978-3-540-71971-7
Bibliografia Complementar
Oliveira, A. G; Bioestatística, Epidemiologia e Investigação – Teoria e aplicações, Lidel, 2009. ISBN: ISBN: 978-972-757-558-9
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas e práticas com apoio de meios informáticos.
Software
SPSS
Palavras Chave
Ciências da Saúde
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
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Exame |
|
100,00 |
|
|
Total: |
- |
100,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
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Estudo autónomo |
54 |
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Frequência das aulas |
18 |
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Total: |
72,00 |
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Obtenção de frequência
Presença de um número mínimo de aulas (75%), em relação ao número de aulas lecionadas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Classificação final = Exame escrito final
Provas e trabalhos especiais
A prova de acesso à classificação final consiste na realização de uma análise estatística em SPSS em base de dados fornecida para o efeito e no respectivo relatório analítico.
Melhoria de classificação
Exame escrito após solicitação do candidato.