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Investigação e Estatística I

Código: 5102     Sigla: IEI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Educação

Ocorrência: 2014/2015 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: 2º Ciclo Mestrados e Pós-Graduações
Curso/CE Responsável: Mestrado em Cirurgia Oral

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCOB 2 Mestrado em Cirurgia Oral - Plano de Estudos 2010/2011 1 - 3 28 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Saber interpretar a tipologia dos diferentes estudos epidemiológicos; aplicar e interpretar diferentes indicadores epidemiológicos: morbilidade, mortalidade e de risco. Saber identificar os principais erros de investigação e as principais regras de investigação e redação de acordo com o método científico. Capacitar para a seleção de métodos de análises de dados (descritivos e inferenciais) e sua interpretação. Ser capaz de determinar e interpretar as principais propriedades dos testes de diagnóstico.

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se que os estudantes sejam capazes de delinear e implementar todas as fases de um estudo de investigação e que de igual forma possuam sentido crítico na análise de artigos já publicados.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Epidemiologia descritiva: Principais indicadores de morbilidade, mortalidade e risco.

Conceitos básicos de estatística. Métodos descritivos. apresentação de resultados: tabelas e gráficos. Conceito de testes de hipóteses. Aplicação de testes de hipóteses paramétricos e não paramétricos para uma e duas populações. Correlação de Perason e regressão linear. Correlação de Spearman. Teste do qui-quadrado.

Determinação da vailidade dos métodos de diagnóstico.

Bibliografia Obrigatória

Daniel Wayne W.; Biostatistics. ISBN: 978-0471-45654-4
Gordis Leon; Epidemiology. ISBN: 978-1-4160-4002-6
Maroco João; Análise estatística - com utilização do SPSS. ISBN: 978-972-618-452-2
Henk F. Moed; Citation analysis of scientific journals and journal impact measures, Current Science, 2005, 89: 1990-1996, 2005
Falagas M. E., Pitsouni E.I., Malietzis G.A., Pappas G.; Comparison of PubMed, Scopus, Web of Science, and Google Scholar: strengths and weaknesses, The FASEB Journal, 2008; 22: 338-342, 2008

Bibliografia Complementar

Amit Chattopadhyay; Oral Health Epidemiology Principles and Practice , Jones and Bartlett Publishers, 2011. ISBN: 13:978-0-7637-5409.9
Kenneth J Rothman, Sander Greeland, Timothy Lash M; Modern Epidemilogy, Wolters Kluwer, 2008. ISBN: 978-0-7817-5564-1

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas teóricas destinam-se à apresentação de conceitos de Epidemiologia e Estatística descritivas. A implementação de aulas TP destinam-se à resolução de problemas estatísticos com apoio do programa SPSS, e à análise de artigos publicados, com especial destaque para a discussão da coerência dos métodos estatísticos e do desenho de investigação face aos objetivos propostos.

Software

spss

Palavras Chave

Ciências da Saúde
Ciências da Saúde

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Exame 100,00
Participação presencial 0,00
Total: - 100,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Estudo autónomo 81
Frequência das aulas 27
Total: 108,00

Obtenção de frequência

Para o efeito, os estudantes deverão obter, como mínimo, 75% de presenças em relação ao número de aulas lecionadas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota final = avaliação no exame

Melhoria de classificação

Exame escrito.

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