Dentisteria Conservadora e Estética I
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina Dentária |
Ocorrência: 2013/2014 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Aquisição de competências e conhecimentos científicos mais aprofundados de temas relacionados com a harmonia facial, estética e funcional. No final do semestre os estudantes devem ser capazes de sistematizar, fundamentar e planear os casos clínicos mais complexos e suas opções terapêuticas.
Resultados de aprendizagem e competências
Os conteúdos programáticos mencionados possibilitam o cumprimento dos objectivos propostos uma vez que permitem a aprendizagem de matérias específicas e multidisciplinares e das técnicas operatórias, bem como materiais dentários mais recentes usadas em medicina dentária.
Através da discussão e crítica de temas relevantes e da aquisição de novos conhecimentos científicos mais aprofundados e ainda da apresentação e discussão de casos clínicos mais complexos nas aulas, é possível reconhecer a importância das matérias lecionadas assim como cumprir os objectivos propostos de aprendizagem.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Introdução à Estética e à Cosmética.
Princípios aplicáveis aos tratamentos restauradores estéticos.
Proporção áurea.
Análise facial.
Boca e lábios.
Harmonia entre o sorriso e a face.
Morfologia dentária e propriedades ópticas dos dentes e das resinas compostas.
Transformações dentárias.
Desgaste dentário: sua avaliação.
Desgaste oclusal e incisal excessivo (doença oclusal).
Análise, caracterização, classificação e diagnóstico dos desgastes oclusais.
Avaliação, diagnóstico e planos alternativos de tratamento.
Planos alternativos de tratamento em função do tipo de paciente.
Técnica de tratamento.
Considerações sobre as abordagens terapêuticas para restaurar e controlar o desgaste dentário.
Bibliografia Obrigatória
Manauta, Jordi e Salat, Anna; Layers: An Atlas of Composite Resin Stratification, Quintessence editora, 2013
Observações Bibliográficas
Manauta, Jordi e Salat, Anna. Layers: An Atlas of Composite Resin Stratification; Quintessence editora. 2013.
Vanini, Lourezo; Mangani, Francesco e Klimovskaia, Olga; Conservative restoration of anterior teeth; ACME. 2007.
Mondelli, José; Estética e Cosmética em Clínica Integrada Restauradora; Quintessence editora. 2003.
Hirata, Ronaldo; Tips. Dicas em odontologia estética; Artes Médicas 2011.
Sillas Duarte Jr, Neimar Sartori, Avishai Sadan, Jin-Ho Phark. Adhesive Resin Cements for Bonding Esthetic
Restorations: A Review. QDT 2011.42-66..
Magne P, Boff LL, Oderich E, Cardoso AC. Computer-aided-design/computer assisted-manufactured adhesive
restoration of molars with a compromised cusp: effect of fiber-reinforced immediate dentin sealing and cusp
overlap on fatigue strength. J Esthet Restor Dent. 2012 Apr;24(2):135-46..
Sezinando, A. Looking for the ideal adhesive – A review. Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e
Cirurgia Maxilofacial. 2014. 55(4) pp: 194–206.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas teóricas estão de acordo com o conteúdo programático assinalado, são ministradas pelo professor e apoiadas por power point. As aulas teóricas-práticas são realizadas com a participação ativa dos estudantes. A discussão de temas apresentados, de acordo com o conteúdo programático e baseados em artigos científicos recentes, permite a avaliação dos conhecimentos científicos que os mesmos irão adquirindo, assim como a capacidade crítica que apresentam.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial |
Participação presencial |
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40,00 |
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Trabalho escrito |
Trabalho escrito |
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60,00 |
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Total: |
- |
100,00 |
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Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Frequência das aulas |
Frequência das aulas |
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Total: |
0,00 |
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Obtenção de frequência
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final corresponde ao somatório da participação nas aulas (40%) acrescida da avaliação obtida num trabalho a apresentar sob a forma de artigo de revisão, comunicação oral ou poster (60%), relacionado com um tema distribuído a cada um dos estudantes, no âmbito da dentisteria estética conservadora.