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Prótese Fixa I

Código: MD3507     Sigla: PF I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina Dentária

Ocorrência: 2013/2014 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Mestrado Integrado
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina Dentária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMD 69 PLANO OFICIAL 2007/2008 BOLONHA 3 - 4 54 108

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Tendo em consideração a proposta curricular apresentada em 1993 pela American Association of Dental Schools, as regulamentações nacionais e comunitárias, incluindo as recomendações para implementação do Processo de Bolonha, definimos como objectivos pedagógicos das Unidades Curriculares de Prótese Fixa:
- Ser competente no conhecimento da evolução da Prótese Fixa até aos nossos dias, do seu objecto de estudo e de investigação, e da sua inter-relação com outras ciências importantes para a formação dos médicos dentistas.
- Ser competente na caracterização dos problemas ligados com a mortalidade dentária e a necessidade da sua substituição protética, incluindo a sua magnitude e dimensão epidemiológica.
- Ser competente nos conceitos e terminologias inerentes à disciplina, utilizando uma linguagem científica apropriada.
- Ter conhecimento dos efeitos emocionais e psicológicos sobre o doente e a sua família, assim como das repercussões sociais e económicas das decisões clínicas.
- Ser competente no estabelecimento duma comunicação eficaz com o doente, assim com os colegas e os restantes membros da equipa se saúde.
- Ser competente para efectuar uma correcta entrevista clínica e um exame físico minucioso, desenvolvendo um sistema de observação e análise, de forma a saber referir e avaliar o grau e a gravidade dos sinais gerais e dos sintomas evidentes e subtis, assim como saber interligá-los nos aspectos fisiopatológicos e clínicos.
- Ser competente no conhecimento profundo e na forma de hierarquizar de modo criterioso os exames complementares de diagnóstico mais utilizados em Prostodontia.
- Ser competente na aquisição de conhecimentos científicos sólidos, que permitam não só um suporte teórico para a sua aplicação clínica, mas também a realização de um planeamento reabilitador complexo e completo.
- Ter conhecimento dos procedimentos laboratoriais utilizados para a elaboração de restaurações unitárias e de pontes, dento ou implanto-suportadas.
- Ter conhecimento das novas tecnologias relacionadas com a Prostodontia.
- Ser competente no desenvolvimento de capacidades psicomotoras e da sensibilidade estética.
- Ser competente para resolver, na prática clínica, de forma autónoma, situações simples e frequentes, tais como restaurações unitárias dento e implanto-suportadas e pontes de pequena extensão.
- Ser competente para reconhecer os tratamentos que excedem as suas capacidades e, nessas situações, referir o doente ao profissional adequado.
- Ser competente a elaborar trabalhos em grupo e multidisciplinares.
- Ser competente na realização de pesquisas científicas e no uso da informação científica de forma crítica.
- Estar familiarizado com as noções sobre a validade dos conhecimentos e a necessidade de formação contínua (actualização, aperfeiçoamento e aprofundamento) articulada com a actividade profissional.
- Ser competente no desenvolvimento da capacidade de auto-aprendizagem.
- Estar familiarizado com as noções sobre a responsabilidade social da profissão.

Resultados de aprendizagem e competências

•Ser competente na aquisição de conhecimentos científicos sólidos, que permitam não só um suporte teórico para a sua aplicação clínica, mas também a realização de um planeamento reabilitador complexo e completo; •Ter conhecimento dos procedimentos laboratoriais utilizados para a elaboração de restaurações unitárias e de pontes, dento ou implanto-suportadas; •Ter conhecimento das novas tecnologias relacionadas com a Prostodontia; • •Ser competente no desenvolvimento de capacidades psicomotoras e da sensibilidade estética; • •Ser competente para resolver, na prática clínica, de forma autónoma, –restaurações unitárias dento e implanto-suportadas –pontes de pequena extensão

Modo de trabalho

Presencial

Programa

•Matéria curricular: 

•Introdução à Prótese Fixa, opções protéticas e terminologia própria da disciplina (2 aulas) •Princípios gerais das pontes e prótese fixa sobre implantes (2 aulas) •Preparações dentárias: princípios gerais e técnicas operatórias (2 aulas) •Restauração de dentes com tratamento endodontico radical (3 aulas) •Restaurações provisórias (2 aulas) •Retracção gengival e impressões (2 aulas) •Sistemas cerâmicos, facetas cerâmicas, provas e cimentação (3 aulas)

Bibliografia Obrigatória

Shillinburg, Herbert T. Jr. 070; Fundamentos de prótese fixa

Observações Bibliográficas

Bibliografia básica: Shillingburg HT, Hobo S, Whitsett LD et al. Fundamentals of Fixed Prosthodontics. Quintessence Publ. Co., 3ª ed., 1997.
Outra bibliografia: a indicar no sumário entregue no final de cada aula e disponível no SIGARRA
Resumo das aulas (power-point) no SIGARRA - MOODLE

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas. Aulas teorico-práticas (videos, demonstrações de procedimentos de aplicação na clínica)
Nº total de aulas: 17
Horário:2ª f. das 9 às 10 horas (aula teórica para todos os alunos); 2ª f. das 10 às 12 horas (aula teórico-prática para metade dos alunos); 3ª f. das 9 às 11 horas (aula teórico-prática para metade dos alunos);

Palavras Chave

Programas gerais > Programas de base > Programas de base
Programas gerais > Programas de base
Ciências Sociais, comércio e direito > Programas de base
Programas gerais > Programas de base
Ciências da Saúde

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial 10,00
Teste 90,00
Total: - 100,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Frequência das aulas 48
Total: 48,00

Obtenção de frequência

Presença em pelo menos 75% das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A - A nota final é calculada tendo em consideração os seguintes parâmetros:

  Assiduidade e pontualidade – 10%

  Dois testes teóricos – 90%

 

  Datas dos testes: 11-11-2013 e 06-01-2014

  Nota mínima em cada teste – 7,5 valores (escala 0-20)

  Época normal: 20-01-1014

  Época recurso e melhoria: 03-02-1014

BTrabalho científico ou aula em power-point, em grupos de um a quatro estudantes, sob supervisão docente – recomendado embora voluntário (não é obrigatório) e, se for feito, conta para a avaliação como um 3º teste (para quem faça avaliação contínua) ou como 1/3 da nota (para quem faça exame nas épocas normal ou de recurso).

Não entra para melhoria de classificação final.

Tema, índice e esquema do trabalho aprovado previamente pelo Regente.

Data limite para entrega: 06-01-2014

C - Nota final igual ou superior a 17 valorestem de ser defendida em exame oral.

Se o aluno não comparecer ao exame oral ficará com a nota final de 16 valores.

A  prova oral nunca leva a classificação inferior a 16 valores.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Teste teórico

Melhoria de classificação

Teste teórico

Observações

Corpo docente:
Prof. Sampaio Fernandes (Regente de Prótese Fixa I)
Prof. César Leal (Regente de Prótese Fixa II e III)
Mestre Pedro Ferras Fernandes (Assistente Convidado)

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