| Código: | MD3507 | Sigla: | PF I |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Medicina Dentária |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Mestrado Integrado |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina Dentária |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MIMD | 69 | PLANO OFICIAL 2007/2008 BOLONHA | 3 | - | 4 | 54 | 108 |
Tendo em consideração a proposta curricular apresentada em 1993 pela American Association of Dental Schools, as regulamentações nacionais e comunitárias, incluindo as recomendações para implementação do Processo de Bolonha, definimos como objectivos pedagógicos das Unidades Curriculares de Prótese Fixa:
- Ser competente no conhecimento da evolução da Prótese Fixa até aos nossos dias, do seu objecto de estudo e de investigação, e da sua inter-relação com outras ciências importantes para a formação dos médicos dentistas.
- Ser competente na caracterização dos problemas ligados com a mortalidade dentária e a necessidade da sua substituição protética, incluindo a sua magnitude e dimensão epidemiológica.
- Ser competente nos conceitos e terminologias inerentes à disciplina, utilizando uma linguagem científica apropriada.
- Ter conhecimento dos efeitos emocionais e psicológicos sobre o doente e a sua família, assim como das repercussões sociais e económicas das decisões clínicas.
- Ser competente no estabelecimento duma comunicação eficaz com o doente, assim com os colegas e os restantes membros da equipa se saúde.
- Ser competente para efectuar uma correcta entrevista clínica e um exame físico minucioso, desenvolvendo um sistema de observação e análise, de forma a saber referir e avaliar o grau e a gravidade dos sinais gerais e dos sintomas evidentes e subtis, assim como saber interligá-los nos aspectos fisiopatológicos e clínicos.
- Ser competente no conhecimento profundo e na forma de hierarquizar de modo criterioso os exames complementares de diagnóstico mais utilizados em Prostodontia.
- Ser competente na aquisição de conhecimentos científicos sólidos, que permitam não só um suporte teórico para a sua aplicação clínica, mas também a realização de um planeamento reabilitador complexo e completo.
- Ter conhecimento dos procedimentos laboratoriais utilizados para a elaboração de restaurações unitárias e de pontes, dento ou implanto-suportadas.
- Ter conhecimento das novas tecnologias relacionadas com a Prostodontia.
- Ser competente no desenvolvimento de capacidades psicomotoras e da sensibilidade estética.
- Ser competente para resolver, na prática clínica, de forma autónoma, situações simples e frequentes, tais como restaurações unitárias dento e implanto-suportadas e pontes de pequena extensão.
- Ser competente para reconhecer os tratamentos que excedem as suas capacidades e, nessas situações, referir o doente ao profissional adequado.
- Ser competente a elaborar trabalhos em grupo e multidisciplinares.
- Ser competente na realização de pesquisas científicas e no uso da informação científica de forma crítica.
- Estar familiarizado com as noções sobre a validade dos conhecimentos e a necessidade de formação contínua (actualização, aperfeiçoamento e aprofundamento) articulada com a actividade profissional.
- Ser competente no desenvolvimento da capacidade de auto-aprendizagem.
- Estar familiarizado com as noções sobre a responsabilidade social da profissão.
•Ser competente na aquisição de conhecimentos científicos sólidos, que permitam não só um suporte teórico para a sua aplicação clínica, mas também a realização de um planeamento reabilitador complexo e completo; •Ter conhecimento dos procedimentos laboratoriais utilizados para a elaboração de restaurações unitárias e de pontes, dento ou implanto-suportadas; •Ter conhecimento das novas tecnologias relacionadas com a Prostodontia; • •Ser competente no desenvolvimento de capacidades psicomotoras e da sensibilidade estética; • •Ser competente para resolver, na prática clínica, de forma autónoma, –restaurações unitárias dento e implanto-suportadas –pontes de pequena extensão
•Matéria curricular:
•Introdução à Prótese Fixa, opções protéticas e terminologia própria da disciplina (2 aulas) •Princípios gerais das pontes e prótese fixa sobre implantes (2 aulas) •Preparações dentárias: princípios gerais e técnicas operatórias (2 aulas) •Restauração de dentes com tratamento endodontico radical (3 aulas) •Restaurações provisórias (2 aulas) •Retracção gengival e impressões (2 aulas) •Sistemas cerâmicos, facetas cerâmicas, provas e cimentação (3 aulas)
Aulas teóricas. Aulas teorico-práticas (videos, demonstrações de procedimentos de aplicação na clínica)
Nº total de aulas: 17
Horário:2ª f. das 9 às 10 horas (aula teórica para todos os alunos); 2ª f. das 10 às 12 horas (aula teórico-prática para metade dos alunos); 3ª f. das 9 às 11 horas (aula teórico-prática para metade dos alunos);
| Descrição | Tipo | Tempo (Horas) | Peso (%) | Data Conclusão |
|---|---|---|---|---|
| Participação presencial | 10,00 | |||
| Teste | 90,00 | |||
| Total: | - | 100,00 |
| Descrição | Tipo | Tempo (Horas) | Data Conclusão |
|---|---|---|---|
| Frequência das aulas | 48 | ||
| Total: | 48,00 |
Presença em pelo menos 75% das aulas.
A - A nota final é calculada tendo em consideração os seguintes parâmetros:
Assiduidade e pontualidade – 10%
Dois testes teóricos – 90%
Datas dos testes: 11-11-2013 e 06-01-2014
Nota mínima em cada teste – 7,5 valores (escala 0-20)
Época normal: 20-01-1014
Época recurso e melhoria: 03-02-1014
B - Trabalho científico ou aula em power-point, em grupos de um a quatro estudantes, sob supervisão docente – recomendado embora voluntário (não é obrigatório) e, se for feito, conta para a avaliação como um 3º teste (para quem faça avaliação contínua) ou como 1/3 da nota (para quem faça exame nas épocas normal ou de recurso).
Não entra para melhoria de classificação final.
Tema, índice e esquema do trabalho aprovado previamente pelo Regente.
Data limite para entrega: 06-01-2014
C - Nota final igual ou superior a 17 valorestem de ser defendida em exame oral.
Se o aluno não comparecer ao exame oral ficará com a nota final de 16 valores.
A prova oral nunca leva a classificação inferior a 16 valores.
Não aplicável
Não aplicável
Teste teórico
Teste teórico
Corpo docente:
Prof. Sampaio Fernandes (Regente de Prótese Fixa I)
Prof. César Leal (Regente de Prótese Fixa II e III)
Mestre Pedro Ferras Fernandes (Assistente Convidado)