| Código: | MD2302 | Sigla: | F I |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Medicina |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Mestrado Integrado |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina Dentária |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MIMD | 69 | PLANO OFICIAL 2007/2008 BOLONHA | 2 | - | 5 | 72 | 135 |
A Fisiologia Médica explora a função orgânica nos diferentes graus de organização, do nível subcelular ao organismo. O ensino de Fisiologia I no mestrado integrado em Medicina Dentária tem como objectivos gerais:
• Fornecer aos alunos de Medicina Dentária os conhecimentos básicos para uma compreensão dos mecanismos de funcionamento dos sistemas orgânicos e sua visão integrada;
• Fomentar a discussão de efeitos de diferentes perturbações do equilíbrio orgânico (p.e. patologias) através de programas de simulação ou discussão de casos problema;
• Proporcionar um ambiente de ensino que estimule a atitude crítica e o raciocinio, indispensáveis à actividade de todos os profissionais de saúde;
• Desenvolver a capacidade de estudo e integração de conhecimento do aluno, qualidades essenciais para a prática da Medicina baseada na evidência.
1. Conhecer os mecanismos celulares e subcelulares que estão na base do funcionamento do organismo humano.
2. Conhecer o normal funcionamento dos diferentes aparelhos e sistemas.
3. Adquirir uma base de conhecimentos que possa ser utilizada nos vários campos fisiológicos e aplicada posteriormente noutras unidades curriculares do curso e na futura vivência clínica.
Ensino Teórico:
Aulas Teóricas: Fisiologia Celular; Fisiologia Neuronal e Sinapse; Músculo; Sistema Cardiovascular; Sangue e Hemóstase; Endotélio; Sistema Respiratório.
Aulas Teórico-Práticas:
Membranas celulares; Fisiologia muscular; Actividade eléctrica do coração; Hemodinâmica; Regulação da Pressão Arterial; Curvas de Função Ventricular; Avaliação da Função Hemostática; Avaliação da Mecânica Pulmonar; Trocas Gasosas
Aulas Práticas:
Programas de Simulação, Casos Problema e Trabalhos Práticos (clínicos e laboratoriais): Fisiologia Celular; Sistema Nervoso; Músculo; Sistema Cardiovascular; Registo e interpretação do electrocardiograma; Pulsos arteriais e pulso venoso jugular: avaliação e interpretação; Auscultação Cardíaca; Auscultação Pulmonar; Espirometria; Hemograma.
Serão fornecidos textos complementares elaborados pelos docentes.
Escolaridade semanal / aluno:
• 1 aula teórica de 60 minutos
ensino teórico expositivo
• 1 aula teórico-prática de 90 minutos
baseado em resolução de casos-problema e sua interpretação e discussão
• 1 aula prática de 90 minutos
realização de manobras práticas clínicas
| Descrição | Tipo | Tempo (Horas) | Peso (%) | Data Conclusão |
|---|---|---|---|---|
| Exame | 80,00 | |||
| Participação presencial | 20,00 | |||
| Total: | - | 100,00 |
Notas mínimas:
- exame teórico: 9,5 valores (máximo - 20 valores)
- avaliação contínua: 2 valores (máximo - 5 valores)
Nota mínima para aprovação na disciplina: 9,5 valores
1. Avaliação teórico-prática e prática (P):
- Contínua durante as aulas teórico-práticas, pelos respectivos docentes. A avaliação prática é ponderada em 20% na classificação final (ver fórmula).
2. Avaliação teórica (T):
- Realizada sob a forma de exame escrito e ponderada em 80% na classificação final. O exame é constituído por 40 perguntas de escolha múltipla. Para aprovação é requerida uma classificação mínima de 9,5 valores na avaliação teórica.
Classificação Final = 0,2*P + 0,8*T
Bibliografia Principal:
• Berne & Levy Physiology, 6th Updated Edition - Koeppen BM, Stanton BA. Ed. Mosby Inc., 2009. ISBN-10: 032307362X
Bibliografia Complementar
• Medical Physiology, Walter F. Boron and Emile L. Boulpaep Editors, 2nd Edition, Saunders Elsevier, 2009
• Guyton and Hall Textbook of Medical Physiology, Hall J.E. Editor, 12th Edition, Saunders Elsevier, 2011
• Textos de apoio fornecidos pelos Docentes