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Tecnologias da Informação e Comunicação

Código: MD1207     Sigla: TIC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Comunicação Áudio Visual

Ocorrência: 2013/2014 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: http://moodle.up.pt/course/view.php?id=3862
Unidade Responsável: Mestrado Integrado
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina Dentária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMD 77 PLANO OFICIAL 2007/2008 BOLONHA 1 - 2 36 54

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A unidade curricular TIC tem como principal objetivo capacitar os alunos que agora iniciam um percurso académico de ensino superior, para as tarefas de procura e produção de conhecimento que têm pela frente. Assim, em primeiro lugar, espera-se que se tornem capazes de utilizar convenientemente as ferramentas / tecnologias de acesso à informação disponibilizadas pela comunidade científica e pela Universidade do Porto em particular. Depois de sensibilizados para a importância da comunicação interpessoal na sociedade atual, pretende-se dotar os alunos de competências para uma difusão eficaz do conhecimento científico a que acederem e que venham a produzir.

Resultados de aprendizagem e competências

Espera-se que, no âmbito desta disciplina, o aluno adquira competências de modo a ser capaz de planear, implementar e apresentar trabalhos de investigação científica, tendo em conta; 
- as fases do método científico; 
- o recurso a fontes de informação credíveis; 
- as normas para redação, apresentação e/ou publicação dos vários tipos de trabalhos científicos. 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

UNIDADE 1 – TECNOLOGIAS DE PROCURA, RECOLHA E SISTEMATIZAÇÃO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA

1.1. A revisão da literatura como uma das fases do método científico
1.1.1. O que é a ciência
1.1.2. A medicina baseada na evidência
1.1.3. O que é a revisão da literatura
1.1.4. Aspetos a ter em conta numa revisão da literatura

1.2. As fontes de informação
1.2.1. Catálogos de Bibliotecas
1.2.2. Índices
1.2.3. Bancos informatizados/bases de dados

1.3. A gestão das referências bibliográficas
1.3.1. Questões éticas
1.3.2. A consulta da literatura
1.3.3. As normas para citação das referências
1.3.4. O uso do end note
1.3.5. A organização do material recolhido


UNIDADE 2 - COMUNICAÇÃO

2.1. Generalidades sobre Comunicação Humana
2.1.1. Conceito e axiomas de comunicação
2.1.2. Evolução da comunicação e a sua importância no nosso quotidiano
2.1.3. Processo de comunicação
2.1.4. Tipos/formas de comunicação

2.2. Comunicar em Ciência
2.2.1. a necessidade de comunicar / difundir os conhecimentos em ciência
2.2.2.princípios gerais da Comunicação Científica

2.3. A comunicação escrita
2.3.1. Princípios gerais
2.3.2. Organização e estrutura

2.4. A comunicação em público
2.4.1. A voz/Paralinguagem
2.4.2. Outros aspetos de comunicação não verbal
2.4.3. o medo de falar em público
2.4.4. conhecer a assistência
2.4.5 A estrutura das comunicações
2.4.6. As apresentações de diapositivos / multimédia (MsPower-Point; Open-office; Prezi)
2.4.7. O discurso escrito
2.4.8. O papel de moderador

2.5. Especificidades dos principais tipos de trabalhos científicos a realizar
2.5.1. Trabalhos ao longo do MIMD: documentos escritos (relatórios; registos)
2.5.2. Monografia MIMD
2.5.3. Doutoramento
2.5.4. Artigos científicos
2.5.5. Apresentação em encontros científicos
2.5.6. Normas para programas de financiamento

Bibliografia Obrigatória

Madeira Ana Carla; Comunicar em ciência. ISBN: 978-972-592-165-8
Lampreia J. Martins; Técnicas de comunicação. ISBN: 972-1-02144-X
Alley M.; The craft of scientific writing , Springer, 1996
Serrano P.; Redacção e Apresentação de Trabalhos Científicos, Lisboa: Relógio D'Água Editores, 1996

Bibliografia Complementar

Rodrigues Adriano Duarte; Estratégias da comunicação. ISBN: 972-23-1207-3

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas
1 hora semanal
Exposição e discussão dos conteúdos programáticos, com modelagem.

Aulas práticas
1 hora semanal
Realização de actividades práticas de aplicação dos conhecimentos.

Software

EndNote

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Exame 50,00
Trabalho laboratorial 50,00
Total: - 100,00

Obtenção de frequência

A obtenção da frequência implica que o aluno:
- cumpra o nível mínimo de 75% de assiduidade nas aulas;
- participe ativamente nas atividades a desenvolver em contexto de aula;
- realize e entregue os trabalhos solicitados;
- realize o exame de avaliação;
- obtenha a nota mínima de 10 (dez) valores em cada componente de avaliação (contínua, processual e descontínua, terminal).

Fórmula de cálculo da classificação final

45% Contínua, processual (participação nas aulas; gestão de portefólio com trabalhos realizados e entregues na plataforma Moodle)
45% Descontínua, terminal (Exame)
10% Assiduidade

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os alunos com estatuto de trabalhador-estudante (Despacho N.° GR.03/05/2011) e os alunos que tenham acesso à época especial de conclusão de ciclo de estudos – finalistas (art. 9, do Regulamento Geral para Avaliação dos Discentes da UP), ao estarem dispensados da frequência das aulas, deverão em substituição realizar uma componente contínua-processual (componente prática), através da elaboração e apresentação de trabalhos especiais definidos pelo docente, mantendo-se a obrigatoriedade de cumprirem também a componente descontínua-terminal (componente teórica) através da realização do exame escrito. Aconselha-se estes alunos a falarem com os docentes no início do semestre para a definição atempada do plano de trabalhos.

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