Código: | MD1207 | Sigla: | TIC |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Comunicação Áudio Visual |
Ativa? | Sim |
Página Web: | http://moodle.up.pt/course/view.php?id=3862 |
Unidade Responsável: | Mestrado Integrado |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina Dentária |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
MIMD | 77 | PLANO OFICIAL 2007/2008 BOLONHA | 1 | - | 2 | 36 | 54 |
A unidade curricular TIC tem como principal objetivo capacitar os alunos que agora iniciam um percurso académico de ensino superior, para as tarefas de procura e produção de conhecimento que têm pela frente. Assim, em primeiro lugar, espera-se que se tornem capazes de utilizar convenientemente as ferramentas / tecnologias de acesso à informação disponibilizadas pela comunidade científica e pela Universidade do Porto em particular. Depois de sensibilizados para a importância da comunicação interpessoal na sociedade atual, pretende-se dotar os alunos de competências para uma difusão eficaz do conhecimento científico a que acederem e que venham a produzir.
Espera-se que, no âmbito desta disciplina, o aluno adquira competências de modo a ser capaz de planear, implementar e apresentar trabalhos de investigação científica, tendo em conta;
- as fases do método científico;
- o recurso a fontes de informação credíveis;
- as normas para redação, apresentação e/ou publicação dos vários tipos de trabalhos científicos.
UNIDADE 1 – TECNOLOGIAS DE PROCURA, RECOLHA E SISTEMATIZAÇÃO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA
1.1. A revisão da literatura como uma das fases do método científico
1.1.1. O que é a ciência
1.1.2. A medicina baseada na evidência
1.1.3. O que é a revisão da literatura
1.1.4. Aspetos a ter em conta numa revisão da literatura
1.2. As fontes de informação
1.2.1. Catálogos de Bibliotecas
1.2.2. Índices
1.2.3. Bancos informatizados/bases de dados
1.3. A gestão das referências bibliográficas
1.3.1. Questões éticas
1.3.2. A consulta da literatura
1.3.3. As normas para citação das referências
1.3.4. O uso do end note
1.3.5. A organização do material recolhido
UNIDADE 2 - COMUNICAÇÃO
2.1. Generalidades sobre Comunicação Humana
2.1.1. Conceito e axiomas de comunicação
2.1.2. Evolução da comunicação e a sua importância no nosso quotidiano
2.1.3. Processo de comunicação
2.1.4. Tipos/formas de comunicação
2.2. Comunicar em Ciência
2.2.1. a necessidade de comunicar / difundir os conhecimentos em ciência
2.2.2.princípios gerais da Comunicação Científica
2.3. A comunicação escrita
2.3.1. Princípios gerais
2.3.2. Organização e estrutura
2.4. A comunicação em público
2.4.1. A voz/Paralinguagem
2.4.2. Outros aspetos de comunicação não verbal
2.4.3. o medo de falar em público
2.4.4. conhecer a assistência
2.4.5 A estrutura das comunicações
2.4.6. As apresentações de diapositivos / multimédia (MsPower-Point; Open-office; Prezi)
2.4.7. O discurso escrito
2.4.8. O papel de moderador
2.5. Especificidades dos principais tipos de trabalhos científicos a realizar
2.5.1. Trabalhos ao longo do MIMD: documentos escritos (relatórios; registos)
2.5.2. Monografia MIMD
2.5.3. Doutoramento
2.5.4. Artigos científicos
2.5.5. Apresentação em encontros científicos
2.5.6. Normas para programas de financiamento
Aulas teórico-práticas
1 hora semanal
Exposição e discussão dos conteúdos programáticos, com modelagem.
Aulas práticas
1 hora semanal
Realização de actividades práticas de aplicação dos conhecimentos.
Descrição | Tipo | Tempo (Horas) | Peso (%) | Data Conclusão |
---|---|---|---|---|
Exame | 50,00 | |||
Trabalho laboratorial | 50,00 | |||
Total: | - | 100,00 |
A obtenção da frequência implica que o aluno:
- cumpra o nível mínimo de 75% de assiduidade nas aulas;
- participe ativamente nas atividades a desenvolver em contexto de aula;
- realize e entregue os trabalhos solicitados;
- realize o exame de avaliação;
- obtenha a nota mínima de 10 (dez) valores em cada componente de avaliação (contínua, processual e descontínua, terminal).
45% Contínua, processual (participação nas aulas; gestão de portefólio com trabalhos realizados e entregues na plataforma Moodle)
45% Descontínua, terminal (Exame)
10% Assiduidade
Os alunos com estatuto de trabalhador-estudante (Despacho N.° GR.03/05/2011) e os alunos que tenham acesso à época especial de conclusão de ciclo de estudos – finalistas (art. 9, do Regulamento Geral para Avaliação dos Discentes da UP), ao estarem dispensados da frequência das aulas, deverão em substituição realizar uma componente contínua-processual (componente prática), através da elaboração e apresentação de trabalhos especiais definidos pelo docente, mantendo-se a obrigatoriedade de cumprirem também a componente descontínua-terminal (componente teórica) através da realização do exame escrito. Aconselha-se estes alunos a falarem com os docentes no início do semestre para a definição atempada do plano de trabalhos.