Inglês
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Línguas Modernas |
Ocorrência: 2013/2014 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
Esta unidade curricular tem como principal objectivo desenvolver nos estudantes competências de leitura e escrita de forma a que possam compreender e escrever textos em inglês recomendados no âmbito do Curso de Licenciatura em Medicina Dentária. Uma vez que, no âmbito de aprendizagem de uma língua estrangeira, as diferentes competências não podem ser dissociadas, serão também trabalhadas nesta unidade curricular competências de compreensão e produção oral e escrita em inglês. Esta unidade curricular visa ainda fazer uma introdução ao Inglês Académico (cf. infra).
Resultados de aprendizagem e competências
- Aplicar os conhecimentos de vocabulário técnico e terminologia, em língua Inglesa, usados na área da saúde, particularmente na medicina dentária, referentes à anatomia dentária, patologia, instrumentos, procedimentos e dispositivos.
- Ler e processar textos de natureza técnica.
- Compreender o sentido geral de um texto
- Procurar informações específicas em textos.
- Compreender o significado no contexto.
- Identificar os elementos de coesão para melhor interpretar textos científicos
- Interpretar a informação apresentada em gráficos e tabelas, usando a linguagem académica apropriada, escrever uma descrição curta das tendências e principais características dos dados.
- Identificar os dados relevantes referentes a um dado tópico, contido num texto e escrever um sumário desta informação usando linguagem adequada.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Nenhum
Programa
O syllabus técnico é na sua maioria definido pelos textos de apoio produzidos pelos professores da UC. As principais áreas temáticas cobertas pelo material de apoio são a medicina dentária compreendendo a anatomia dentária, patologia oral e procedimentos técnicos; tópicos gerais de medicina geral incluindo anatomia e terminologia de saúde; jargão científico geral, orientado para a elaboração e relato de investigação. O syllabus prático incluiu a leitura e interpretação de textos científicos referentes aos tópicos referidos acima. Alguns textos são analisados pelo seu conteúdo geral, enquanto para informação específica. O material também inclui diferentes representações de dados para interpretação e treino de descrição escrita. Também serão incluídos textos modelo.
Bibliografia Obrigatória
Cox, Kathy; Hill, David;; English for Academic Purposes, , Pearson/Longman, 2004
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A metodologia usada é fundamentalmente "comunicativa" para melhorar a fluência receptiva dos alunos, sua capacidade de ler e compreender textos técnicos, bem como desenvolver suas habilidades de escrita académica. O estímulo é proporcionado pela leitura de textos de fontes variadas, que também ajudam a desenvolver as habilidades receptivas dos alunos. O trabalho realizado nas aulas teórico-práticas envolve mudanças frequentes de padrões de interacção para garantir um ambiente de aprendizagem dinâmico e participativo. Os alunos são avaliados por meio de duas provas escritas, cada uma com valor de 50%, a primeira administrada a meio do curso em Novembro e a segunda durante o período de exame em Janeiro. Cada teste contém uma seção avaliando a compreensão de leitura, uma seção sobre vocabulário e termos técnicos, e uma secção avaliando a escrita.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
2 exames |
Teste |
4,00 |
100,00 |
2014-01-22 |
|
Total: |
- |
100,00 |
|
Obtenção de frequência
Assistência a um mínimo de 2/3 das aulas dadas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Nota final = (1º Teste +2º teste)/2
Melhoria de classificação
Exame de segunda chamada