Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > MD1101

Anatomia I

Código: MD1101     Sigla: A I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2013/2014 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Mestrado Integrado
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina Dentária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMD 107 PLANO OFICIAL 2007/2008 BOLONHA 1 - 7 108 189
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2013-09-26.

Campos alterados: Componentes de Avaliação e Ocupação, Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Na Unidade Curricular de Anatomia I pretende-se que os estudantes aprendam a terminologia anatómica e a nomenclatura das regiões em que se subdivide o corpo humano (Nomina Anatómica) bem como a constituição detalhada do aparelho locomotor. Os alunos terão oportunidade de estudar a Osteologia, a Artrologia, a Miologia e os componentes periféricos da Angiologia e da Nevrologia.

 

 

Resultados de aprendizagem e competências

Desenvolvimento das capacidades de observação e estudo autónomo, aquisição das bases do método descritivo e integração dos conhecimentos morfológicos com noções de anatomia funcional.

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Introdução ao estudo da Anatomia Humana. Terminologia anatómica.

Anatomia geral dos ossos.

Anatomia geral das articulações.

Anatomia geral dos músculos e das fáscias.

Coluna vertebral. Músculos das goteiras vertebrais.

Pelve osteoarticular.

Anatomia geral dos sistemas vascular e nervoso periférico.

Paredes torácicas. Mama.

Músculos e fáscias do abdómen.

Músculos e fáscias da pelve e do períneo.

Vascularização e enervação das paredes do tronco.

Membro superior - Parte I.

Membro superior - Parte II.

Vascularização do membro superior.

Enervação do membro superior.

Membro inferior - Parte I.

Membro inferior - Parte II.

Vascularização do membro inferior.

Enervação do membro inferior.

Crânio ósseo - Parte I.

Crânio ósseo - Parte II.

Crânio ósseo - Parte III. Mandíbula. Articulação temporomandibular.

Fossas e espaços comuns ao crânio e à face.

Músculos da mastigação. Músculos da mímica.

Músculos e fáscias do pescoço. Plexo cervical.

Vascularização do pescoço e das regiões superficiais da cabeça.

 

 

Bibliografia Obrigatória

R. L. Drake, W. Vogl, A. W. M. Mitchell. ; GRAY’S ANATOMY FOR STUDENTS., Elsevier Churchill Livingstone, 2ª edição. , 2010

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas teóricas terão lugar na Sala A133 da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto e têm a duração de 60 minutos. São de carácter obrigatório. Serão de três tipos: (i) de introdução a grandes capítulos; (ii) de síntese de matérias ministradas de modo sistemático nas aulas práticas, e (iii) descritivas, sempre que a abordagem prática das matérias não permita a sua cabal compreensão.

 

As aulas práticas terão lugar no Teatro Anatómico da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e têm a duração de 120 minutos. São de carácter obrigatório. Os minutos iniciais serão dedicados à definição dos objectivos a atingir no decurso de cada aula e os restantes à concretização desses objectivos mediante o estudo e a observação de peças anatómicas, sob a orientação de um docente.

 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Exame 80,00
Participação presencial 20,00
Total: - 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final

A AVALIAÇÃO DISTRIBUÍDA (AD) será efectuada através da realização de 4 testes práticos (ADP 1-4). A classificação máxima de cada ADP é de 0,5 valores, o que corresponde à correcta identificação de 10 estruturas anatómicas. As classificações intermediárias serão calculadas em função do número de respostas correctas. A classificação a atribuir, no final do curso, à AD resultará do somatório das classificações obtidas nas 4 ADP.

 

O EXAME FINAL constará de uma prova prática e de uma prova teórica. A prova prática (P) é do tipo “gincana” e consiste na identificação de 30 estruturas anatómicas. Estas estarão colocadas aos pares, tendo os estudantes 1 minuto para identificar cada conjunto de duas estruturas. A classificação de 20 valores corresponde à correcta identificação das 30 estruturas e a classificação de 10 valores à correcta identificação de 20 estruturas. As classificações intermédias serão calculadas proporcionalmente ao número de estruturas identificadas.

Serão admitidos a exame teórico os estudantes que na prova prática obtiverem classificação igual ou superior a 10 valores.

A prova teórica (T) consta de 50 perguntas, 30 de resposta curta subdivididas em duas alíneas e 20 de escolha múltipla. Serão considerados aprovados no exame teórico os estudantes que obtiverem classificação igual ou superior a 10 valores.

 

CÁLCULO DA CLASSIFICAÇÃO FINAL

Avaliação Final = (prova teórica x3 + prova prática x1) / 4: 16 valores

Avaliação distribuída (AD): 2 valores

Assiduidade (ASS): 2 valores

TOTAL: 20 valores

Fórmula de Cálculo: 0,8*(3T+1P)/4 + AD + ASS

 

Os estudantes que obtiverem classificação final de Muito Bom (18, 19 ou 20 valores) terão de se submeter a exame oral para manter, ou subir, essa classificação. No caso de decidirem não o fazer, ser-lhes-á atribuída a classificação final de 17 valores. Todos os estudantes cuja classificação se situe entre 10 e 17 valores podem requerer exame oral para subida de nota. No entanto, para estes estudantes, a classificação com que se candidatam ao exame oral não estará assegurada.

 

Este sistema de avaliação aplica-se apenas aos estudantes que ingressaram este ano (2013/2014) no Mestrado Integrado em Medicina Dentária e que, por isso, estão inscritos no primeiro ano do Mestrado Integrado em Medicina Dentária e inscritos pela primeira vez na Unidade Curricular de Anatomia I. Aplica-se também aos estudantes que tenham perdido a frequência.

Os restantes estudantes que se encontram inscritos na Unidade Curricular de Anatomia I, e que possuam frequência válida à Unidade Curricular ou que estejam ao abrigo de estatuto que isente da obrigatoriedade de frequentar, terão que OPTAR POR UM dos dois sistemas de avaliação a seguir descritos:

1)      Optar por manter a frequência obtida à Unidade Curricular no ano anterior, e neste caso a sua avaliação consta apenas do EXAME FINAL descrito anteriormente para os estudantes que ingressaram este ano (2013/2014) no Mestrado Integrado em Medicina Dentária e para os estudantes que tenham perdido a frequência. Estes estudantes NÃO PODERÃO FREQUENTAR AS AULAS PRÁTICAS da Unidade Curricular.

CÁLCULO DA CLASSIFICAÇÃO FINAL para estes estudantes

Fórmula de Cálculo: (3T+1P) / 4

 

2)      Optar por serem avaliados segundo o esquema apresentado para os estudantes que ingressaram este ano (2013/2014) no Mestrado Integrado em Medicina Dentária e para os estudantes que tenham perdido a frequência. Se optarem por esta situação, ABDICAM DA FREQUÊNCIA que têm à Unidade Curricular e ficarão sujeitos a todas regras atrás descritas para os estudantes que ingressaram este ano (2013/2014) no Mestrado Integrado em Medicina Dentária e para os estudantes que tenham perdido a frequência. Estes estudantes terão que se deslocar, OBRIGATORIAMENTE, ao Departamento de Anatomia da Faculdade de Medicina do Porto até ao dia previsto para a primeira aula prática (01 de Outubro), inclusive, para formalizarem a opção por este esquema de avaliação.

 

 

 

 

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-10-18 às 21:35:50 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico