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Suporte Básico de Vida e DAE (Opção)

Código: MD4719     Sigla: SB

Ocorrência: 2010/2011 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Mestrado Integrado
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina Dentária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMD 77 Plano de Transição 2º Ano Bolonha 2007 5 - 2 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Nesta disciplina procurar-se-á transmitir as noções básicas de Suporte básico de vida. Identificar-se-ão as causas de morte súbita. Falar-se-á da conduta do socorrista e da sua actuação perante uma emergência Descrever-se-ão as manobras genéricas de suporte básico de vida; reanimação inicial.

OBJECTIVOS:
• Situar o papel do Médico Dentista na abordagem e tratamento do doente urgente/emergente;
• Identificar as principais situações de emergência do foro médico;
• Conhecer os Protocolos de Actuação e aplicar os Algoritmos de Suporte Básico de Vida e DAE;
• Adquirir competência em técnicas “life-saving”;
• Promover a responsabilização profissional na área da Emergência e da Reanimação

Conhecimentos:
Saber o que são riscos para o reanimador e saber identificar as fontes de perigo potenciais;
Saber que há diferentes causas de perda de consciência e mencioná-las;
Saber que há diferentes causas de paragem cardíaca e mencioná-las;
Saber quando e como pedir ajuda;
Saber o que quer dizer VOS e como se faz;
Saber como se avalia se a ventilação é eficaz;
Saber a importância da posição correcta das mãos no tórax;
Saber sincronizar ventilação e compressões torácicas.

Programa

SESSÕES TEÓRICAS E TEÓRICO-PRÁTICAS
- Emergências médicas
- Suporte Básico de Vida e DAE
» Algoritmo Universal de Suporte Básico de Vida
»Desfibrilação
»Ventilação por máscara facial e intubação

Bibliografia Obrigatória

Soar J, Perkins Gd, Harris S, Nolan JP; The immediate life support course, Ressuscitation, 2003
Baskett et al; Resuscitation, 2005
Oliveira R; Veiga D; Carvalho J, Mourão J; PREVALENCE OF EMERGENCY EVENTS IN DENTAL PRACTICE AND EMERGENCY MANAGEMENT OF DENTISTS, Ressuscitation, 2010
1. G.J. Atherton, J.A. McCaul and S.A; Medical emergencies in general practice in Great Britain. Part3:perceptions of training and competence of GDPs in their Management, Br Dent J, vol 186( 5)
G.J. Atherton, J.A. McCaul and S.A; Medical emergencies in general practice in Great Britain. Part1:their prevalence over a 10 –year period, Br Dent J, vol 186

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas e teórico-práticas.
A formação, seguindo as normas do E.C.R. e do C.P.R., deverá ter um formato standard e que corresponda aos padrões de qualidade certificáveis por essas organizações, a saber:
1. Formação teórica introdutória aos princípios de S.B.V.
2. Treino prático, em manequim, de técnicas e procedimentos, a cumprir por todos os formandos.
3. Avaliação final do Curso com atribuição do certificado de aprovação.
4. Os formadores terão que estar habilitados com o curso de S. Avançado de Vida (S.A.V.) e, em cada grupo, um desses formadores deverá ter estar habilitado com Curso de Formação de Formadores.
5. O ratio inicial deverá ser de um formador para cada seis formandos, podendo no entanto haver tolerância até +50%, i.e. 1:9.
6. A duração adequada para os cursos deverá ser no mínimo de 4 horas de contacto com docente.
7. Por cada formador deverá haver um manequim de treino para manobras de R.C.R. e peça anatómica de via aérea.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 16,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

De acordo com as normas do Conselho Pedagógico da FMDUP.

Fórmula de cálculo da classificação final

Classificação mínima para aprovação: 10 valores. Classificação máxima: 20 valores

Provas e trabalhos especiais

Não estão previstas.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes cujo estatuto permita o regime de frequência e/ou avaliação especial poderão ter provas complementares de avaliação.
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