Ciências de Odontopediatria II
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina Dentária |
Ocorrência: 2012/2013 - 2S (de 01-02-2013 a 31-07-2013)
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Continuação das competências adquiridas em Ciências de Odontopediatria I
Programa
Terapêutica pulpar
Cirurgis em ODP
tratamento protético de crianças e adolescentes
1º molar permanente
traumatismos dentários
Doenças gengivais e periodontais
Hábitos orais viciosos
Prevenção das mal-oclusões
Prevenção da cárie
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Numa abordagem moderna do ensino da odontopediatria, substitui-se o método clássico centralizado no professor, em que as aulas teóricas assumem papel hegemónico, por um modelo de ensino centralizado no estudante. A aprendizagem passiva (aulas teóricas) é tendencialmente substituída por uma aprendizagem activa, na qual o aluno assume uma responsabilidade cada vez maior.
Docentes e discentes devem sentir-se mutuamente envolvidos, colaborando entre si e desenvolvendo a capacidade de auto-aprendizagem. Sempre que possível, os alunos discutem entre si os assuntos e mais tarde fazem-no com os docentes. Substitui-se a simples aquisição de conhecimentos por um modelo assente na resolução de problemas, estimulando-se desde cedo um raciocínio clínico e dedutivo, através da simulação de problemas que o médico irá encontrar futuramente no dia-a-dia da sua profissão.
A compreensão de que muitas vezes se trabalha em situações que consoante o contexto podem ter mais do que uma solução, permite ao aluno de medicina dentária apreciar a incerteza intrínseca subjacente a determinadas situações da prática clínica e aprender a raciocinar e decidir com protocolos clínicos adequados.
No início do ano lectivo o programa é apresentado genericamente aos alunos. Disponibiliza-se o programa e carga horária, além da bibliografia recomendada.
São acordadas com os alunos as datas dos testes e dos exames finais, para além de outras informações de ordem geral e/ou relativas aos métodos de avaliação.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Obtenção de frequência
Frequência de pelo menos 75% do número de aulas ministradas
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação contínua
Exame teórico