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Ciências de Odontopediatria II

Código: 1030     Sigla: CODPII

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina Dentária

Ocorrência: 2012/2013 - 2S (de 01-02-2013 a 31-07-2013)

Ativa? Sim
Unidade Responsável: 3.º Ciclo Doutoramentos
Curso/CE Responsável: Doutoramento em Medicina Dentária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DMDB 3 Doutoramento em Medicina Dentária - Plano de Estudos 2009/2010 1 - 4 36 108

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Continuação das competências adquiridas em Ciências de Odontopediatria I

Programa

Terapêutica pulpar
Cirurgis em ODP
tratamento protético de crianças e adolescentes
1º molar permanente
traumatismos dentários
Doenças gengivais e periodontais
Hábitos orais viciosos
Prevenção das mal-oclusões
Prevenção da cárie

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Numa abordagem moderna do ensino da odontopediatria, substitui-se o método clássico centralizado no professor, em que as aulas teóricas assumem papel hegemónico, por um modelo de ensino centralizado no estudante. A aprendizagem passiva (aulas teóricas) é tendencialmente substituída por uma aprendizagem activa, na qual o aluno assume uma responsabilidade cada vez maior.

Docentes e discentes devem sentir-se mutuamente envolvidos, colaborando entre si e desenvolvendo a capacidade de auto-aprendizagem. Sempre que possível, os alunos discutem entre si os assuntos e mais tarde fazem-no com os docentes. Substitui-se a simples aquisição de conhecimentos por um modelo assente na resolução de problemas, estimulando-se desde cedo um raciocínio clínico e dedutivo, através da simulação de problemas que o médico irá encontrar futuramente no dia-a-dia da sua profissão.

A compreensão de que muitas vezes se trabalha em situações que consoante o contexto podem ter mais do que uma solução, permite ao aluno de medicina dentária apreciar a incerteza intrínseca subjacente a determinadas situações da prática clínica e aprender a raciocinar e decidir com protocolos clínicos adequados.

No início do ano lectivo o programa é apresentado genericamente aos alunos. Disponibiliza-se o programa e carga horária, além da bibliografia recomendada.

São acordadas com os alunos as datas dos testes e dos exames finais, para além de outras informações de ordem geral e/ou relativas aos métodos de avaliação.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Obtenção de frequência

Frequência de pelo menos 75% do número de aulas ministradas

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação contínua
Exame teórico
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