Prótese Dentária e Oclusão II
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina Dentária |
Ocorrência: 2011/2012 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Tendo em consideração a proposta curricular apresentada em 1993 pela American Association of Dental Schools, as regulamentações nacionais e comunitárias, incluindo as recomendações para implementação do Processo de Bolonha, definimos como objectivos pedagógicos da Unidade Curricular de Prótese Dentária e Oclusão I do Doutoramento em Medicina Dentária:
- Ser competente no conhecimento da evolução da Prótese Dentária e Oclusão até aos nossos dias, do seu objecto de estudo e de investigação, e da sua inter-relação com outras ciências importantes para a formação dos médicos dentistas.
- Ser competente na caracterização dos problemas ligados com a mortalidade dentária e a necessidade da sua substituição protética, incluindo a sua magnitude e dimensão epidemiológica.
- Ser competente nos conceitos e terminologias inerentes à disciplina, utilizando uma linguagem científica apropriada.
- Ter conhecimento dos efeitos emocionais e psicológicos sobre o doente e a sua família, assim como das repercussões sociais e económicas das decisões clínicas.
- Ser competente no estabelecimento duma comunicação eficaz com o doente, assim com os colegas e os restantes membros da equipa se saúde.
- Ser competente para efectuar uma correcta entrevista clínica e um exame físico minucioso, desenvolvendo um sistema de observação e análise, de forma a saber referir e avaliar o grau e a gravidade dos sinais gerais e dos sintomas evidentes e subtis, assim como saber interligá-los nos aspectos fisiopatológicos e clínicos.
- Ser competente no conhecimento profundo e na forma de hierarquizar de modo criterioso os exames complementares de diagnóstico mais utilizados em Prostodontia e Oclusão.
- Ser competente na aquisição de conhecimentos científicos sólidos, que permitam não só um suporte teórico para a sua aplicação clínica, mas também a realização de um planeamento reabilitador complexo e completo.
- Ter conhecimento dos procedimentos laboratoriais utilizados para a elaboração de restaurações unitárias e de pontes, dento ou implanto-suportadas, próteses removivéis, sobredentaduras sobre dentes e implantes, e goteiras oclusais.
- Ter conhecimento das novas tecnologias relacionadas com a Prostodontia.
- Ser competente no desenvolvimento de capacidades psicomotoras e da sensibilidade estética.
- Ser competente para resolver, na prática clínica, de forma autónoma, situações simples ou complexas, tais como restaurações unitárias e pontes, dento ou implanto-suportadas, próteses removivéis, sobredentaduras sobre dentes e implantes, e goteiras oclusais.
- Ser competente para reconhecer os tratamentos que excedem as suas capacidades e, nessas situações, referir o doente ao profissional adequado.
- Ser competente a elaborar trabalhos em grupo e multidisciplinares.
- Ser competente na realização de pesquisas científicas e no uso da informação científica de forma crítica.
- Estar familiarizado com as noções sobre a validade dos conhecimentos e a necessidade de formação contínua (actualização, aperfeiçoamento e aprofundamento) articulada com a actividade profissional.
- Ser competente no desenvolvimento da capacidade de auto-aprendizagem.
- Estar familiarizado com as noções sobre a responsabilidade social da profissão.
Programa
Prótese Fixa, Prótese Removível, Prótese Implantar, Oclusão e Dor Orofacial.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas e teorico-práticas
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Obtenção de frequência
Presença em pelo menos 75% das aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
A - A nota final é calculada tendo em consideração os seguintes parâmetros:
1. Assiduidade e pontualidade – 10%
2. Dois testes teóricos (avaliação contínua) – 90%
B - Nota final igual ou superior a 17 valores tem de ser defendida em exame oral.
Se o aluno não comparecer ao exame oral ficará com a nota final de 16 valores
A prova oral nunca leva a classificação inferior a 16 valores.
Melhoria de classificação
Teste teórico e exame oral