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Ciências de Odontopediatria I

Código: 1016     Sigla: CODPI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina Dentária

Ocorrência: 2011/2012 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: 3.º Ciclo Doutoramentos
Curso/CE Responsável: Doutoramento em Medicina Dentária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DMDB 1 Doutoramento em Medicina Dentária - Plano de Estudos 2009/2010 1 - 3 28 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O programa curricular da disciplina de Odontopediatria I foi elaborado de modo a disponibilizar ao aluno a aquisição de capacidades cognitivas, psicomotoras e afectivas imprescindíveis para a boa prática de uma assistência odontopediátrica, capaz de responder às solicitações da comunidade.

Foi preocupação da equipa docente que o programa fosse o mais abrangente possível sem todavia ser surrealista, de acordo com as condições actualmente proporcionadas pelo nosso estabelecimento de ensino.

Os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas e as atitudes fomentadas nas aulas teórico-práticas, desenvolvem-se nas aulas práticas, altura de excelência para o aluno fazer evoluir as suas aptidões clínicas, nas quais reside a base da sua formação médico-dentária pré-graduada.

Programa

1. Pediatria
2. Crescimento e desenvolvimento do esqueleto craniofacial
3. Desenvolvimento da dentição (normal e anormal)
4. Genética
5. Embriologia da cabeça
6. Biologia celular
7. Bioestatística
8. Epidemiologia
9. Métodos de pesquisa científica
10. Materiais dentários

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Numa abordagem moderna do ensino da odontopediatria, substitui-se o método clássico centralizado no professor, em que as aulas teóricas assumem papel hegemónico, por um modelo de ensino centralizado no estudante. A aprendizagem passiva (aulas teóricas) é tendencialmente substituída por uma aprendizagem activa, na qual o aluno assume uma responsabilidade cada vez maior.

Docentes e discentes devem sentir-se mutuamente envolvidos, colaborando entre si e desenvolvendo a capacidade de auto-aprendizagem. Sempre que possível, os alunos discutem entre si os assuntos e mais tarde fazem-no com os docentes. Substitui-se a simples aquisição de conhecimentos por um modelo assente na resolução de problemas, estimulando-se desde cedo um raciocínio clínico e dedutivo, através da simulação de problemas que o médico irá encontrar futuramente no dia-a-dia da sua profissão.

A compreensão de que muitas vezes se trabalha em situações que consoante o contexto podem ter mais do que uma solução, permite ao aluno de medicina dentária apreciar a incerteza intrínseca subjacente a determinadas situações da prática clínica e aprender a raciocinar e decidir com protocolos clínicos adequados.

No início do ano lectivo o programa é apresentado genericamente aos alunos. Disponibiliza-se o programa e carga horária, além da bibliografia recomendada.

São acordadas com os alunos as datas dos testes e dos exames finais, para além de outras informações de ordem geral e/ou relativas aos métodos de avaliação.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Obtenção de frequência

A atribuição de frequência em Odontopediatria está condicionada à presença do aluno em pelo menos dois terços do conjunto de modalidades pedagógicas realizadas durante o ano lectivo, com excepção das aulas teóricas.
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