Dentisteria Conservadora e Estética I
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina Dentária |
Ocorrência: 2009/2010 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Aquisição de competências e conhecimentos científicos mais aprofundados de temas relacionados com a harmonia facial, estética e funcional.
No final do semestre os estudantes devem ser capazes de sistematizar, fundamentar e planear os casos clínicos mais complexos e suas opções terapêuticas.
Resultados de aprendizagem e competências
Os conteúdos programáticos mencionados possibilitam o cumprimento dos objectivos propostos uma vez que permitem a aprendizagem de matérias específicas e multidisciplinares e das técnicas operatórias, bem como materiais dentários mais recentes usadas em medicina dentária.
Através da discussão e crítica de temas relevantes e da aquisição de novos conhecimentos científicos mais aprofundados e ainda da apresentação e discussão de casos clínicos mais complexos nas aulas, é possível reconhecer a importância das matérias lecionadas assim como cumprir os objectivos propostos de aprendizagem.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Introdução à Estética e à Cosmética.
Princípios aplicáveis aos tratamentos restauradores estéticos. Proporção áurea.Análise facial.
Boca e lábios.
Harmonia entre o sorriso e a face.
Morfologia dentária e propriedades ópticas dos dentes e das resinas compostas. Transformações dentárias.
Desgaste dentário: sua avaliação.
Desgaste oclusal e incisal excessivo (doença oclusal).
Análise, caracterização, classificação e diagnóstico dos desgastes oclusais. Avaliação, diagnóstico e planos alternativos de tratamento.
Planos alternativos de tratamento em função do tipo de paciente. Técnica de tratamento.
Considerações sobre as abordagens terapêuticas para restaurar e controlar o desgaste dentário.
Bibliografia Obrigatória
Manauta Jordi;
Layers. ISBN: 978-84-89873-55-1
Mondelli, José; Estética e Cosmética em Clínica Integrada Restauradora, Quintessence editora, 2011
Vanini Lourezo,Mangani Francesco e Klimovskaia Olga ; Conservative restoration of anterior teeth, ACM, 2007
Hirata Ronaldo;
Tips. ISBN: 978-853670121-9
Sillas Duarte Jr, Neimar Sartori, Avishai Sadan, JinHo Phark; Adhesive Resin Cements for Bonding Esthetic Restorations: A Review, QDT 2011.42-66
Magne P, Boff LL, Oderich E, Cardoso AC. ; Computeraideddesign/computer assistedmanufactured adhesive restoration of molars with a compromised cusp: effect of fiberreinforced immediate dentin sealing and cusp overlap on fatigue strength. , J Esthet Restor Dent. 2012 Apr;24(2):13546.
Sezinando, A; Looking for the ideal adhesive – A review, Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial. 2014. 55(4) pp: 194–206
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas teóricas estão de acordo com o conteúdo programático assinalado, são ministradas pelo professor e apoiadas por power point. As aulas teóricaspráticas são realizadas com a participação ativa dos estudantes. A discussão de temas apresentados, de acordo com o conteúdo programático e baseados em artigos científicos recentes, permite a avaliação dos conhecimentos científicos que os mesmos irão adquirindo, assim como a capacidade crítica que apresentam.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
|
Participação presencial |
|
40,00 |
|
|
Trabalho escrito |
|
60,00 |
|
|
Total: |
- |
100,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
|
Frequência das aulas |
28 |
|
Estudo autónomo |
Estudo autónomo |
53 |
|
|
Total: |
81,00 |
|
Obtenção de frequência
frequencia a 75% das aulas presenciais.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final corresponde ao somatório da participação nas aulas (40%) acrescida da avaliação obtida num trabalho a apresentar sob a forma de artigo de revisão, comunicação oral ou poster (60%), relacionado com um tema distribuído a cada um dos estudantes, no âmbito da dentisteria estética conservadora.