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Dentisteria Conservadora e Estética I

Código: 1010     Sigla: DCEI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina Dentária

Ocorrência: 2009/2010 - 1S

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Doutoramento em Medicina Dentária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DMDB 4 Doutoramento em Medicina Dentária - Plano de Estudos 2009/2010 1 - 3 28 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Aquisição de competências e conhecimentos científicos mais aprofundados de temas relacionados com a harmonia facial, estética e funcional.
No final do semestre os estudantes devem ser capazes de sistematizar, fundamentar e planear os casos clínicos mais complexos e suas opções terapêuticas.

Resultados de aprendizagem e competências

Os conteúdos programáticos mencionados possibilitam o cumprimento dos objectivos propostos uma vez que permitem a aprendizagem de matérias específicas e multidisciplinares e das técnicas operatórias, bem como materiais dentários mais recentes usadas em medicina dentária.
Através da discussão e crítica de temas relevantes e da aquisição de novos conhecimentos científicos mais aprofundados e ainda da apresentação e discussão de casos clínicos mais complexos nas aulas, é possível reconhecer a importância das matérias lecionadas assim como cumprir os objectivos propostos de aprendizagem.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Introdução à Estética e à Cosmética.

Princípios aplicáveis aos tratamentos restauradores estéticos. Proporção áurea.Análise facial.

Boca e lábios.

Harmonia entre o sorriso e a face.

Morfologia dentária e propriedades ópticas dos dentes e das resinas compostas. Transformações dentárias.

Desgaste dentário: sua avaliação.

Desgaste oclusal e incisal excessivo (doença oclusal).

Análise, caracterização, classificação e diagnóstico dos desgastes oclusais. Avaliação, diagnóstico e planos alternativos de tratamento.

Planos alternativos de tratamento em função do tipo de paciente. Técnica de tratamento.

Considerações sobre as abordagens terapêuticas para restaurar e controlar o desgaste dentário.

Bibliografia Obrigatória

Manauta Jordi; Layers. ISBN: 978-84-89873-55-1
Mondelli, José; Estética e Cosmética em Clínica Integrada Restauradora, Quintessence editora, 2011
Vanini Lourezo,Mangani Francesco e Klimovskaia Olga ; Conservative restoration of anterior teeth, ACM, 2007
Hirata Ronaldo; Tips. ISBN: 978-853670121-9
Sillas Duarte Jr, Neimar Sartori, Avishai Sadan, Jin­Ho Phark; Adhesive Resin Cements for Bonding Esthetic Restorations: A Review, QDT 2011.42-­66
Magne P, Boff LL, Oderich E, Cardoso AC. ; Computer­aided­design/computer assisted­manufactured adhesive restoration of molars with a compromised cusp: effect of fiber­reinforced immediate dentin sealing and cusp overlap on fatigue strength. , J Esthet Restor Dent. 2012 Apr;24(2):135­46.
Sezinando, A; Looking for the ideal adhesive – A review, Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial. 2014. 55(4) pp: 194–206

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas teóricas estão de acordo com o conteúdo programático assinalado, são ministradas pelo professor e apoiadas por power point. As aulas teóricas­práticas são realizadas com a participação ativa dos estudantes. A discussão de temas apresentados, de acordo com o conteúdo programático e baseados em artigos científicos recentes, permite a avaliação dos conhecimentos científicos que os mesmos irão adquirindo, assim como a capacidade crítica que apresentam.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial 40,00
Trabalho escrito 60,00
Total: - 100,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Frequência das aulas 28
Estudo autónomo Estudo autónomo 53
Total: 81,00

Obtenção de frequência

frequencia a 75% das aulas presenciais.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final corresponde ao somatório da participação nas aulas (40%) acrescida da avaliação obtida num trabalho a apresentar sob a forma de artigo de revisão, comunicação oral ou poster (60%), relacionado com um tema distribuído a cada um dos estudantes, no âmbito da dentisteria estética conservadora.

 

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