Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > EORTO 19

Tratamentos pluridisciplinares I

Código: EORTO 19     Sigla: TPLI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Dentárias

Ocorrência: 2012/2013 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Curso de Especialização
Curso/CE Responsável: Especialização em Ortodontia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EORTO 6 Especialização em Ortdontia - Plano de Estudos 2011/2012 2 - 3 27 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

São objectivos gerais da Unidade Curricular de Tratamentos Pluridisciplinares I do 9º Curso de Especialização em Ortodontia proporcionar as seguintes competências fundamentais:
- Assegurar os conhecimentos das ciências básicas de ortodontia que se apresentem relacionadas com a periodontologia e um entendimento fundamentado dos métodos científicos, da avaliação da informação estabelecida cientificamente e da análise de dados sobre os melhores procedimentos de diagnóstico e terapêutica numa perspectiva baseada na evidência;
- Proporcionar uma experiência clínica adequada e adquirida sob uma supervisão convenientemente preparada para o desenvolvimento de competências que permitam compreender os objectivos ortodônticos para aplicação das técnicas de prevenção e terapêutica das patologias e anomalias orais relacionadas com a ciência da periodontologia;
- Garantir competências relacionadas com a resolução de problemas ortodônticos e sua planificação terapêutica no âmbito do trabalho em equipa pluridisciplinar.
- Saber aplicar os seus conhecimentos e capacidade de compreensão e de resolução de problemas em situações novas e não familiares, em contextos multidisciplinares, relacionados com a ortodontia;
- Capacidade para entenderem o Doente como um todo, manejando com perícia os critérios clínicos de selecção de pacientes, assim como as indicações e contra-indicações absolutas e relativas dos diversos procedimentos terapêuticos ortodônticos.

Programa

Estrutura da Unidade Curricular de Tratamentos Pluridisciplinares I
1 – A unidade curricular de Tratamentos Pluridisciplinares I está inserida no ciclo de estudos do 9º Curso de Especialização em Ortodontia, definido no plano de estudos anexo à Proposta de funcionamento deste Curso.
2 -Tem 3 créditos, uma estrutura semestral e duração normal de 1 semestre. Decorre no III semestre, com 81 horas de tempo de trabalho e 27 horas de contato (14 Teóricas e 12 Outras).

Programa
- Camuflagem ortodôntica no adulto – Riscos periodontais
- Tracção ortodôntica
- Considerações periodontais no tratamento ortodôntico
- Tratamento ortodôntico de adultos e considerações periodontais
- Indicações de tratamento periodontal em pacientes ortodônticos
- Casos pluridisciplinares orto-perio
- Periodontologia e oclusão
- Planeamento orto- perio
- Considerações sobre a inclusão dentária e o tratamento ortodôntico: canino maxilar

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas presenciais teóricas e outras (14 T + 12 O)

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Obtenção de frequência

Obrigatoriedade de presença no mínimo de 75% das horas de contacto.

Fórmula de cálculo da classificação final

Assiduidade x 10% + Avaliação contínua x 20% + Exame final 70%

O resultado da avaliação será expresso na escala numérica de 0 a 20 valores.

Considera-se aprovado na unidade curricular de assuntos básicos ortodônticos o estudante cuja nota final de avaliação seja igual ou superior a 10 valores.

Observações

Regime de precedências
Não existem precedências na unidade curricular de Tratamentos Pluridisciplinares I do curso de especialização em ortodontia.

Regime de prescrição
Um estudante não se pode inscrever mais de duas vezes na unidade curricular de Tratamentos Pluridisciplinares I do curso de especialização em ortodontia.

Casos omissos
A unidade curricular de Tratamentos Pluridisciplinares I obedece ao Regulamento do Curso de Especialização em Ortodontia e do Regulamento do Centro de Educação Contínua da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto. As situações não contempladas neste Regulamento seguem o preceituado no Regulamento de criação, acreditação interna e creditação dos cursos de formação na área da educação contínua da Universidade do Porto, sendo os casos omissos decididos por despacho do reitor, sob proposta do coordenador do curso.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-12-05 às 22:13:46 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico