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Crianças com necessidades especiais e medicamente comprometidas I

Código: EODP020     Sigla: CNE I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Dentárias

Ocorrência: 2012/2013 - 1S

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Especialização em Odontopediatria

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EODP 5 EODP - Plano de Estudos 2011/2012 2 - 2 18 54

Língua de trabalho

Português

Objetivos

No final do curso, o estudante deverá ficar competente para o diagnóstico e tratamento de pacientes infantis. Para esse efeito deverá estar apto:

- em todas as áreas da Odontopediatria para o atendimento da criança em crescimento e desenvolvimento.

- nas necessidades orais da criança convencional e da criança com necessidades especiais, desde o nascimento até à adolescência.

- a continuar a adquirir conhecimentos e habilidades, relacionadas com a sua especialidade, durante toda a sua vida profissional.

- a investigar nos âmbitos clínicos e da ciência básica da especialidade.

- a colaborar em equipas multidisciplinares que tenham como objectivo a saúde infantil.

- a ensinar os cuidados para a saúde bucal, tanto às crianças e seus cuidadores como a Médicos Dentistas generalistas e pessoal integrante da equipa de saúde.

- a exercer a especialidade com altos padrões profissionais e deontológicos.

- a atuar como perito em odontopediatria e assuntos relacionados com a mesma.

Resultados de aprendizagem e competências

Graduar profissionais em Odontopediatria que:

- Sejam competentes em todas as áreas da Odontopediatria para o atendimento da criança em crescimento e desenvolvimento.

- Sejam competentes nas necessidades orais da criança convencional e da criança com necessidades especiais, desde o nascimento até à adolescência.

- Sejam capazes de continuar a adquirir conhecimentos e habilidades, relacionadas com a sua especialidade, durante toda a sua vida profissional.

- Estejam formados em Odontopediatria e sejam capazes de investigar nos âmbitos clínicos e da ciência básica da especialidade.

- Sejam capazes de colaborar em equipas multidisciplinares que tenham como objectivo a saúde infantil.

- Sejam capazes de ensinar os cuidados para a saúde bucal, tanto às crianças e seus cuidadores como a Médicos dentistas generalistas e pessoal integrante da equipa de saúde.

- Sejam competentes para exercer a especialidade com altos padrões profissionais e deontológicos.

- Sejam competentes para actuar como peritos em odontopediatria e assuntos relacionados com a mesma.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

CIÊNCIAS BÁSICAS

 



  1. Pediatria



- crescimento e desenvolvimento do corpo humano.

- crescimento e desenvolvimento psicológico.

- princípios da classificação de síndromas relacionados com a etiologia, prognóstico e reação ao tratamento.

- epidemiologia, patogénese e tratamento de doenças em crianças e adolescentes.

- conceito de idade biológica e da determinação da idade esquelética, estágios do desenvolvimento sexual.

 

2.Crescimento e desenvolvimento do esqueleto craniofacial

Características anatómicas, sistemas de tecidos e anatomia funcional.

- crescimento do esqueleto craniofacial.

- desenvolvimento das malformações esqueléticas.

- ortopedia dento facial.

- correção ortognática cirúrgica de dismorfologias faciais e maloclusões.

- locais de crescimento no esqueleto craniofacial.

- alterações durante o crescimento pós-natal na região craniofacial, incluindo tecidos moles.

- variação na função dos componentes da região craniofacial relativamente ao crescimento facial.

- estímulo do crescimento na adolescência e a sua relação com o crescimento do complexo craniofacial.

- variação individual da configuração facial.

- influência dos fatores ambientais no crescimento facial.



  1. Desenvolvimento da dentição (normal e anormal)



- normalidade ou anormalidade.

- estágio de desenvolvimento atingido.

- desenvolvimento futuro.

- possibilidade de introduzir medidas interceptivas.

 



  1. Genética



 - desenvolvimento da cabeça.

- malformações craniofaciais.

 



  1. Embriologia da cabeça:



  -embriologia das estruturas craniofaciais

Crescimento normal, desenvolvimento da face, dos maxilares e dos dentes, teratogénese e desenvolvimento de fendas e de outras malformações congénitas faciais.

 



  1. Biologia celular:



Aspetos citológicos e histoquímicos.

- metabolismo celular sob condições normais e anormais.

- formação e proliferação de tecidos.

- desenvolvimento do osso, cartilagem, dentes e músculo

- crescimento facial.

- articulação temporomandibular.

- movimento dos dentes e reações dos seus tecidos de suporte

- ortopedia dentofacial.

- alterações dos tecidos moles relacionados com a ortodontia.

- mecanismos de reabsorção da raiz.

 



  1. Bioestatística:



- compreender e avaliar aspetos estatísticos na literatura corrente.

- avaliar a validade de métodos estatísticos e interpretação de descobertas em artigos clínicos e de pesquisa que sejam relevantes para a Odontopediatria e assuntos relacionados.

- métodos estatísticos normalmente usados.

- procedimentos de processamento de dados.

 



  1. Epidemiologia:



- princípios de pesquisa epidemiológica.

- modelos de pesquisa.

- composição da amostra e requisitos para o grupo de controlo.

- análise dos dados e interpretação crítica das descobertas.

 



  1. Métodos de pesquisa científica:



 - elaborar uma revista analítica de artigos de pesquisa biomédica e clínica.

- escrever um protocolo para um projeto de pesquisa científica.

- interpretar os seus próprios resultados.

- avaliar a validade das conclusões em artigos de pesquisa.

- apresentar as descobertas oralmente e por escrito.

- vários métodos de modelos de pesquisa.

- filosofia da ciência.

- aspetos éticos da investigação científica em animais e em seres humanos.

 



  1. Materiais dentários



- propriedades e composição dos materiais usados em Odontopediatria.

- parâmetros para seleccionar os materiais usados nos vários procedimentos.

- manuseamento e aplicação correctas dos materiais.

Bibliografia Obrigatória

Guedes-Pinto A.C.; Conduta clínica e psicologia em odontologia pediátrica. ISBN: 85-2-000041-X
Guedes-Pinto, Antonio Carlos; Odontopediatria. ISBN: 85-7288-410-6
Leache, Elena Barbería; Odontopediatria. ISBN: 84-458-0358-1
David José Casimiro de Andrade; Relatório Pedagógico
David, Andrade e Guedes-Pinto; Textos escolhidos de odontopediatria, UP, 2017. ISBN: 978-989-746-138-5

Observações Bibliográficas

Por favor consultar web site da disciplina em http://www.paediatric-dentistry.com/ onde se poderá encontrar a bibliografia aconselhada para cada aula

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Apresentação de temas pelos estudantes
Elaboração de artigo cientifico.

Palavras Chave

Ciências da Saúde

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial 10,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico Apresentação/discussão de um trabalho científico 60,00
Trabalho escrito Trabalho escrito 30,00
Total: - 100,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Apresentação/discussão de um trabalho científico Apresentação/discussão de um trabalho científico 90
Estudo autónomo Estudo autónomo 35
Frequência das aulas Frequência das aulas 10
Total: 135,00

Obtenção de frequência

Por favor consultar o regulamento UP.

Fórmula de cálculo da classificação final

trabalhos cientificos- 60%, trabalho escrito 30%
Assiduidade- 10%
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