Crianças com necessidades especiais e medicamente comprometidas I
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências Dentárias |
Ocorrência: 2012/2013 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
No final do curso, o estudante deverá ficar competente para o diagnóstico e tratamento de pacientes infantis. Para esse efeito deverá estar apto:
- em todas as áreas da Odontopediatria para o atendimento da criança em crescimento e desenvolvimento.
- nas necessidades orais da criança convencional e da criança com necessidades especiais, desde o nascimento até à adolescência.
- a continuar a adquirir conhecimentos e habilidades, relacionadas com a sua especialidade, durante toda a sua vida profissional.
- a investigar nos âmbitos clínicos e da ciência básica da especialidade.
- a colaborar em equipas multidisciplinares que tenham como objectivo a saúde infantil.
- a ensinar os cuidados para a saúde bucal, tanto às crianças e seus cuidadores como a Médicos Dentistas generalistas e pessoal integrante da equipa de saúde.
- a exercer a especialidade com altos padrões profissionais e deontológicos.
- a atuar como perito em odontopediatria e assuntos relacionados com a mesma.
Resultados de aprendizagem e competências
Graduar profissionais em Odontopediatria que:
- Sejam competentes em todas as áreas da Odontopediatria para o atendimento da criança em crescimento e desenvolvimento.
- Sejam competentes nas necessidades orais da criança convencional e da criança com necessidades especiais, desde o nascimento até à adolescência.
- Sejam capazes de continuar a adquirir conhecimentos e habilidades, relacionadas com a sua especialidade, durante toda a sua vida profissional.
- Estejam formados em Odontopediatria e sejam capazes de investigar nos âmbitos clínicos e da ciência básica da especialidade.
- Sejam capazes de colaborar em equipas multidisciplinares que tenham como objectivo a saúde infantil.
- Sejam capazes de ensinar os cuidados para a saúde bucal, tanto às crianças e seus cuidadores como a Médicos dentistas generalistas e pessoal integrante da equipa de saúde.
- Sejam competentes para exercer a especialidade com altos padrões profissionais e deontológicos.
- Sejam competentes para actuar como peritos em odontopediatria e assuntos relacionados com a mesma.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
CIÊNCIAS BÁSICAS
- crescimento e desenvolvimento do corpo humano.
- crescimento e desenvolvimento psicológico.
- princípios da classificação de síndromas relacionados com a etiologia, prognóstico e reação ao tratamento.
- epidemiologia, patogénese e tratamento de doenças em crianças e adolescentes.
- conceito de idade biológica e da determinação da idade esquelética, estágios do desenvolvimento sexual.
2.Crescimento e desenvolvimento do esqueleto craniofacial
Características anatómicas, sistemas de tecidos e anatomia funcional.
- crescimento do esqueleto craniofacial.
- desenvolvimento das malformações esqueléticas.
- ortopedia dento facial.
- correção ortognática cirúrgica de dismorfologias faciais e maloclusões.
- locais de crescimento no esqueleto craniofacial.
- alterações durante o crescimento pós-natal na região craniofacial, incluindo tecidos moles.
- variação na função dos componentes da região craniofacial relativamente ao crescimento facial.
- estímulo do crescimento na adolescência e a sua relação com o crescimento do complexo craniofacial.
- variação individual da configuração facial.
- influência dos fatores ambientais no crescimento facial.
- Desenvolvimento da dentição (normal e anormal)
- normalidade ou anormalidade.
- estágio de desenvolvimento atingido.
- desenvolvimento futuro.
- possibilidade de introduzir medidas interceptivas.
- desenvolvimento da cabeça.
- malformações craniofaciais.
-embriologia das estruturas craniofaciais
Crescimento normal, desenvolvimento da face, dos maxilares e dos dentes, teratogénese e desenvolvimento de fendas e de outras malformações congénitas faciais.
Aspetos citológicos e histoquímicos.
- metabolismo celular sob condições normais e anormais.
- formação e proliferação de tecidos.
- desenvolvimento do osso, cartilagem, dentes e músculo
- crescimento facial.
- articulação temporomandibular.
- movimento dos dentes e reações dos seus tecidos de suporte
- ortopedia dentofacial.
- alterações dos tecidos moles relacionados com a ortodontia.
- mecanismos de reabsorção da raiz.
- compreender e avaliar aspetos estatísticos na literatura corrente.
- avaliar a validade de métodos estatísticos e interpretação de descobertas em artigos clínicos e de pesquisa que sejam relevantes para a Odontopediatria e assuntos relacionados.
- métodos estatísticos normalmente usados.
- procedimentos de processamento de dados.
- princípios de pesquisa epidemiológica.
- modelos de pesquisa.
- composição da amostra e requisitos para o grupo de controlo.
- análise dos dados e interpretação crítica das descobertas.
- Métodos de pesquisa científica:
- elaborar uma revista analítica de artigos de pesquisa biomédica e clínica.
- escrever um protocolo para um projeto de pesquisa científica.
- interpretar os seus próprios resultados.
- avaliar a validade das conclusões em artigos de pesquisa.
- apresentar as descobertas oralmente e por escrito.
- vários métodos de modelos de pesquisa.
- filosofia da ciência.
- aspetos éticos da investigação científica em animais e em seres humanos.
- propriedades e composição dos materiais usados em Odontopediatria.
- parâmetros para seleccionar os materiais usados nos vários procedimentos.
- manuseamento e aplicação correctas dos materiais.
Bibliografia Obrigatória
Guedes-Pinto A.C.;
Conduta clínica e psicologia em odontologia pediátrica. ISBN: 85-2-000041-X
Guedes-Pinto, Antonio Carlos;
Odontopediatria. ISBN: 85-7288-410-6
Leache, Elena Barbería;
Odontopediatria. ISBN: 84-458-0358-1
David José Casimiro de Andrade; Relatório Pedagógico
David, Andrade e Guedes-Pinto; Textos escolhidos de odontopediatria, UP, 2017. ISBN: 978-989-746-138-5
Observações Bibliográficas
Por favor consultar web site da disciplina em http://www.paediatric-dentistry.com/ onde se poderá encontrar a bibliografia aconselhada para cada aula
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Apresentação de temas pelos estudantes
Elaboração de artigo cientifico.
Palavras Chave
Ciências da Saúde
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
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Participação presencial |
|
10,00 |
|
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
|
60,00 |
|
Trabalho escrito |
Trabalho escrito |
|
30,00 |
|
|
Total: |
- |
100,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
90 |
|
Estudo autónomo |
Estudo autónomo |
35 |
|
Frequência das aulas |
Frequência das aulas |
10 |
|
|
Total: |
135,00 |
|
Obtenção de frequência
Por favor consultar o regulamento UP.
Fórmula de cálculo da classificação final
trabalhos cientificos- 60%, trabalho escrito 30%
Assiduidade- 10%