Epidemiologia e Bioestatística II
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Ciências Físicas |
Ocorrência: 2010/2011 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A transmissão dos conceitos e dos princípios que presidem ao espírito científico é a primeira das prioridades, a que se seguirá a motivação para a produção científica.
Para tal, deve a disciplina capacitar os discentes para: a pesquisa bibliográfica (metodologias e fontes), a implementação de desenhos de investigação (integração de objectivos e métodos estatísticos), a interpretação de resultados com base no cálculo matemático e a divulgação dos mesmos.
Por último, incentivar para o trabalho científico multidisciplinar e na obtenção de competências de maior transversalidade.
Programa
I. Estatística
1. Estatística aplicada
1.1. Análise estatística com SPSS e cálculo
1.1.1. Ajustamento de uma variável a uma função de distribuição de probabilidades
1.1.2. Kolmogorov – Smirnov
1.1.3. Testes T (uma e duas amostras: independentes e emparelhadas)
1.1.4. Correlação e Regressão linear de Pearson
1.1.5. Correlação de Spearman
1.1.6. Testes de X2
1.1.7. Teste do Sinal
1.1.8. Teste Kapa e McNemar
1.1.9. Testes U para amostras independentes e emparelhadas
II. EPIDEMIOLOGIA E SAÚDE PÚBLICA
1. Rastreios e testes de diagnóstico
2. Epidemiologia das doenças crónicas.
3. Epidemiologia Clínica
3.1. Conceitos de “Normalidade”.
3.2. Propriedades dos testes de diagnóstico: exatidão, precisão, valores preditivos
3.3. Razões de prbabilidades positiva e negativas
3.4. Análise de curvas ROC
4. Nexo de causalidade
4.1. Tipos de associações; factores de risco
4.2. Tipos de causas; factores causais
5. Epidemiologia ambiental e ocupacional
III. BIOESTATÍSTICA
1. Testes para comparação de duas amostras
2. Correlação e Regressão de Pearson.
3. Distribuição de X2
4. Testes não paramétricos:
4.1. Correlação de Spearman
4.2. Χ2 para independência e bondade de ajuste
4.3. Teste U – Mann Whitney
4.4. Teste de Wilcoxon
4.5. Teste do Sinal
4.6. Teste Kapa
4.7. Teste de Mc Nemar
Bibliografia Obrigatória
Daniel Wayne W.;
Biostatistics. ISBN: 978-0471-45654-4
Jekel James F.;
Epidemiologia, bioestatística e medicina preventiva. ISBN: 0-7216-5258-1
Bibliografia Complementar
Beaglehole R.;
Epidemiologia básica. ISBN: 972-98811-2-X
Mausner and Bahn; Introdução à Epidemiologia, Fundação Calouste Gulbenkian, 1999
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas ou teórico-práticas – Duas horas semanais.
Aulas práticas – Duas horas semanais.
Tempos de estudo e trabalho de investigação – Três horas e meia semanais.
Software
SPSS
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
64,00 |
|
|
| Relatório de análise estatística |
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese |
|
|
2011-06-20 |
| Apresentação de trabalho de pesquisa bibliográfica |
Trabalho escrito |
|
|
2011-06-20 |
| Exame escrito |
Exame |
|
|
2011-06-27 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
O sistema de avaliação será concretizado pelo método de avaliação processual descontínua e sumativa a realizar com um teste escrito e duas provas práticas. Estando a aprovação dependente de nota mínima de 9 valores nos diferentes momentos de avaliação. Seguir-se-á, em época específica, exame de recurso (teórico e prático) para quem necessitar, estando excluídos os discentes que possuam mais de 1/4 de faltas em relação ao número de aulas leccionadas.
Avaliação Processual
Componente teórica:
Teste escrito de 2 horas (cotação 45%);
Componente prática:
Trabalho de grupo (cotação15%)
Relatório de actividade científica sobre análise estatística (cotação 30%).
Assiduidade: (Cotação 10% da parte proporcional de presenças)
Condições de aprovação:
1. Na avaliação processual, os alunos só poderão ser aprovados com mais de 9 em 20 valores em cada uma das componentes avaliadas (teórica e prática) e atingir a média mínima de 10 valores.
2. Presenças mínimas obrigatórias nas aulas teóricas e práticas (3/4).
3. Os alunos poderão obter aprovação em exame de recurso, se cumprido o ponto anterior.
4. A aprovação no exame final dependerá da obtenção mínima de 9 valores em cada uma das componentes.
Fórmula de cálculo da classificação final
Fórmula de avaliação contínua:
Avaliação final = 0,45*Teste + 0,15 T grupo + 0,30 T análise estatística + 0,1* coeficiente de assiduidade
3. Após realização de avaliação anterior, os alunos poderão recorrer ao exame de recurso com duração de 2 horas (Exame teórico) e 1 hora (Exame prático) a realizar no mesmo dia.
Fórmula de avaliação em exame de recurso:
Avaliação final = 0,70 * Exame Recurso + 0,20 * Exame prático + 0,1*Assiduidade
Melhoria de classificação
Fórmula de avaliação em exame de recurso:
Avaliação final = 0,75 * Exame teórico + 0,25 * Exame prático