Epidemiologia e Bioestatística II
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Ciências Físicas |
Ocorrência: 2007/2008 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A transmissão dos conceitos e dos princípios que presidem ao espírito científico é a primeira das prioridades, a que se seguirá a motivação para a produção científica.
Para tal, deve a disciplina capacitar os discentes para: a pesquisa bibliográfica (metodologias e fontes), a implementação de desenhos de investigação (integração de objectivos e métodos estatísticos), a interpretação de resultados com base no cálculo matemático e a divulgação dos mesmos.
Por último, incentivar para o trabalho científico multidisciplinar e na obtenção de competências de maior transversalidade.
Programa
I. INFORMÁTICA MÉDICA
1. Aplicações Informáticas
1.1. Análise estatística – SPSS
1.1.1. Ajustamento de uma variável a uma função de distribuição de probabilidades
1.1.2. Kolmogorov – Smirnov
1.1.3. Testes T
1.1.4. Correlação e Regressão linear de Pearson
1.1.5. Correlação de Spearman
1.1.6. Testes de X2
1.1.7. Teste do Sinal
1.1.8. Teste Kapa e McNemar
1.1.9. Testes U para amostras independentes e emparelhadas
BIBLIOGRAFIA ACESSÓRIA
[1] Excel xp com cd - rom
Suriani, Rogerio Massaro
Senac
[2] Formulas e funções com microsoft excel
Mc Fedries, Paul
Ciência moderna
[3] Excel – Fórmulas e funções
Costa, Ivete Renno
Futura
[4] Sebenta – Análise estatística em Excel e SPSS
Cerqueira, Mário
II. EPIDEMIOLOGIA E SAÚDE PÚBLICA
1. Rastreios e testes de diagnóstico
2. Epidemiologia das doenças crónicas.
3. Epidemiologia Clínica
3.1. Conceitos de “Normalidade”.
3.2. Propriedades dos testes de diagnóstico
3.3. Exatidão: Sensibilidade, Especificidade
3.4. Fiabilidade.
4. Nexo de causalidade
4.1. Tipos de associações; factores de risco
4.2. Tipos de causas; factores causais
5. Epidemiologia ambiental e ocupacional
BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL
[6] Jekel, J. F. and Katz, D. L. and Elmore J. G., 2005. Epdemiologia, Bioestatística e Medicina Preventiva, 2ª ed. Tradução Jair Ferreira. Artmed, Porto Alegre.
[7] Stone, D.B. and Armstrong, R. W. and Macrina, D.M. and Pankau, J.W. Introdução à Epidemiologia. Trad. Henrique de Barros. McGraw-Hill, Portugal.
[8] Beglehole, R. and Bonita, R. and Kjellström, T. Epidemiologia Básica. Trad. portuguesa. Escola Nacional de Saúde Pública, Lisboa, Portugal.
BIBLIOGRAFIA ACESSÓRIA
[9] Mausner and Bahn, 1999. Introdução à Epidemiologia. Trad. Portuguesa. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.
[10] Last, J.M., 1995. Um Dicionário de Epidemiologia. Trad. Portuguesa, 2ª Ed. Departamento de Estudos e Planeamento da Saúde, Lisboa.
III. BIOESTATÍSTICA
1. Testes para comparação de duas amostras
2. Correlação e Regressão de Pearson.
3. Distribuição de X2
4. Testes não paramétricos:
4.1. Correlação de Spearman
4.2. Χ2 para independência e bondade de ajuste
4.3. Teste U – Mann Whitney
4.4. Teste de Wilcoxon
4.5. Teste do Sinal
4.6. Teste Kapa
4.7. Teste de Mc Nemar
5. Testes de diagnóstico por métodos qualitativos
5.1. Propriedades: Validade e Precisão
5.2. Sensibilidade / Falsos positivos; Especificidade / Falsos negativos; VPP e VPN
6. Testes de diagnóstico por métodos quantitativos
6.1. Propriedades: Validade e Precisão
6.2. Selecção do ponto crítico
6.3. Concepção de testes bilaterais e unilaterais
6.4. Sensibilidade / Falsos positivos; Especificidade / Falsos negativos; VPP e VPN
6.5. Tomada de decisões ou diagnóstico
6.6. Desempenho das curvas ROC
BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL
[11] DANIEL, W.W., 2005. Biostatistics: A Foundation for Analysis in the Health Sciences, 8th Ed., John Wiley and Sons, Inc.
[6] Jekel, J. F., Katz, D. L. and Elmore J. G., 2005. Epdemiologia, Bioestatística e Medicina Preventiva, 2ª ed. Tradução Jair Ferreira. Artmed, Porto Alegre.
BIBLIOGRAFIA ACESSÓRIA
[12] Dawson, B. and Trapp, R.G., 2001. Bioestatística: básica e clínica; Coelho, T., Carvalho, S. B., (Ed(s)), 3ª ed. Mc Graw - Hill, Rio de Janeiro.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas ou teórico-práticas – Duas horas semanais.
Aulas práticas – Duas horas semanais.
Tempos de estudo e trabalho de investigação – Três horas e meia semanais.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
90,00 |
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|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
O sistema de avaliação será concretizado pelo método de avaliação contínua a realizar com dois testes escritos e uma prova prática. O primeiro teste têm carácter formativo, concretizado por correcções individualizadas, os seus conteúdos programáticos serão recuperados para o último momento de avaliação. Seguir-se-á exame de recurso em época específica estando excluídos os discentes sem avaliação positiva à componente prática ou para quem não possua as presenças necessárias (2/3 dos períodos leccionados).
Componente teórica
1º Teste escrito (T1) de 3/4 hora (cotação 40%);
2º Teste escrito (T2) de 1:30 hora (cotação 60%);
Componente prática (trabalho de grupo)
Escrito – Relatório de actividade científica (P1) sobre trabalho de pesquisa bibliográfica e análise estatística sobre tema a designar (cotação 70%).
Oral – Apresentação individual, com recurso a meios multimédia (P2), dos resultados do relatório de actividade científica (cotação 30%).
Condições de aprovação:
1. Os alunos só poderão ser aprovados com mais de 9,5 em 20 valores a cada uma das componentes avaliadas (teórica e prática).
2. Presenças mínimas obrigatórias nas aulas teóricas, e práticas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Fórmula de avaliação contínua:
Avaliação final = 0,6 *(0,4*T1 + 0,6*T2) + 0,4 *(0,7*P1 + 0,3*P2)
3. Após realização de avaliação contínua, os alunos poderão recorrer ao exame de recurso a realizar em cada semestre, com duração de 1:30 minutos, para efeito de aprovação teórica ou melhoria de nota.
Fórmula de avaliação em exame de recurso:
Avaliação final = 0,6* Exame Recurso + 0,4* (0,7*P1 + 0,3*P2)
Melhoria de classificação
Fórmula de avaliação em exame de recurso:
Avaliação final = 0,6* Exame Recurso + 0,4* (0,7*P1 + 0,3*P2)