Biologia Celular e Molecular II
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Biologia |
Ocorrência: 2011/2012 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A biologia celular e molecular tem um papel cada vez mais preponderante na sociedade e na medicina moderna. O principal objectivo desta unidade curricular é proporcionar ao aluno uma sólida formação em biologia celular e molecular, promovendo a pesquisa bibliográfica, a discussão de casos e a integração de conhecimentos.
O estudante deverá demonstrar aquisição de conhecimentos teóricos nas seguintes áreas:
- Estruturas das membranas biológicas
- Endereçamento e tráfego intracelular de proteínas
- Comunicação celular
- Citoesqueleto e matriz extracelular
- Ciclo celular e morte celular programada
- Mecanismos da divisão celular
- Biologia do desenvolvimento
O estudante deverá demonstrar capacidade de preparação e execução de trabalhos laboratoriais, assim como a elaboração de relatórios e seminários científicos.
Programa
Temas Teóricos
Membranas biológicas – Estrutura e função. Transporte transmembranar. Transdução eléctrica de estímulos.
O núcleo. Transporte nuclear.
Transporte intracelular de proteínas - Compartimentação celular; Citosol e retículo endoplasmático. Via de secreção - Aparelho de Golgi; Exocitose
Endocitose e lisossomas. Peroxissomas, mitocôndrias e cloroplastos.
Citoesqueleto - movimentação de moléculas e organelos. Forma celular.
Matriz extracelular; Mecanismos de adesão intercelular e entre células e matriz
Citoesqueleto e Mecanismos de mobilidade.
Princípios gerais da sinalização celular. Sinalização intracelular: receptores de membrana associados à proteína G; receptores de membrana associados a enzimas.
Ciclo celular - Células estaminais, diferenciação e proliferação celular. Regulação molecular da interfase. Mitose, Oncogenes, supressores tumorais e apoptose. Sinalização celular, ciclo celular, apoptose e cancro: integração dos conhecimentos.
Meiose. Formação dos gâmetas masculinos e femininos. Fertilização.
Biologia do desenvolvimento: Modelos biológicos para o estudo da biologia do desenvolvimento. Fertilização, Segmentação e Gastrulação em Xenopus Laevis. Regulação genética. Formação dos eixos embrionários em Drosophila melanogaster.
Temas Práticos:
- Técnicas de Biologia Molecular: Western, Southern e Northern Blotting; sequênciação; "DNA fingerprinting"
- Diagnóstico molecular de doenças genéticas humanas
- Análise de ADN humano por PCR
- Identificação de estruturas e organelos celulares
- O Ciclo celular: da interfase à Mitose
- A Meiose e os Gâmetas
- A Drosophila como modelo de estudos genéticos e do desenvolvimento
Temas teórico-Práticos
A Componente teórico-prática da unidade curricular compreende a resolução de casos clínicos com base em conhecimentos de biologia celular e molecular e a elaboração de um seminário integrado com as disciplinas de Bioquímica II e Epidemiologia e bioestatística II.
Casos clínicos:
Caso Clínico 1 : Osmosis is Serious Business! by Troy R. Nash
Department of Biology, Presbyterian College
Caso Clínico 2: Agony and Ecstasy - A Case Study on Cell Membrane Structure and Function
by Norris Armstrong, Biology Department, University of Georgia
Caso Clínico 3: Colon cancer A Case of Genetic Bad Luck?
by Anne M. Casper, Department of Molecular Genetics and Microbiology
Duke University
Seminário integrado :
Os alunos (em grupos de 4) elaboram um seminário integrado com as disciplinas de Bioquímica II e Epidemiologia e bioestatística II, para apresentação no final do ano lectivo. Todos os trabalhos são discutidos pelos docentes e colegas das três unidades curriculares.
Temas propostos para o seminário integrado:
- Hipertiroidismo
- Autismo
- Epilepsia
- Béribéri
- Osteoporose
- Stress oxidativo
- Doença de von Gierke's
- Trissomia 21
- Aftas
- Cancro oral (espino-celular)
- Hipertricose
- Lúpus
- Morte súbita
- Ritmos circadianos
- Síndrome de Prader Willi
- Fenilcetonúria
- Gota
- Retinose pigmentar
- Hemofilia
- Úlcera duodenal
- Tétano
Bibliografia Obrigatória
Alberts Bruce 070;
Essential Cell Biology. ISBN: 978-0-8153-4129-1
Bruce Alberts, Alexander Johnson, Julian Lewis, Martin Raff, Keith Roberts, Peter Walter; Molecular Biology of the Cell, 5th edition, Garland Science, 2007. ISBN: 978-0-8153-4106-2
Cooper Geoffrey M.;
The^cell. ISBN: 0-87893-220-7
Bibliografia Complementar
Steven R Goodman; Medical Cell Biology, Academic Press, 2008
Lodish Harvey 070;
Molecular cell biology. ISBN: 0-7167-4366-3
Alberts Bruce 070;
Molecular biology of the cell. ISBN: 0-8153-4072-9
Azevedo, Carlos;
Biologia celular. ISBN: 972-9018-55-3
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aprendizagem activa:
Aulas teóricas participadas.
Aulas teórico-práticas baseadas na resolução de problemas e casos práticos e na discussão e investigação a partir de artigos científicos.
Aulas práticas laboratoriais com uma forte componente de manipulação, exercícios de compreensão e realização de relatórios sobre as actividades experimentais.
Software
Moodle
Palavras Chave
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biologia > Biologia clínica
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biologia > Biologia molecular
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biologia > Biologia celular
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biologia > Biologia humana
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
70,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
Será atribuída frequência ao estudante que assista a um número de aulas não inferior a 75% das aulas que compõem a Unidade Curricular
A frequência às aulas é válida para o ano lectivo corrente e para o ano lectivo seguinte.
Fórmula de cálculo da classificação final
AVALIAÇÃO
Avaliação Teórica (T) Esta avaliação, de carácter descontínuo e terminal, prevê a realização de um teste teórico, com duração de 2 horas.
Avaliação prática (P) e teórico-prática (TP). Esta avaliação, de carácter contínuo e processual, contempla a realização de relatórios laboratoriais, resolução de problemas, exercícios de compreensão, manipulação e elaboração de um seminario (Trabalho Integrado).
Classificação final = classificação no teste teórico (máximo = 9 valores) + classificação média obtida nas aulas práticas (máximo = 6 valores) + classificação média obtida nas aulas teórico-práticas (máximo = 3 valores) + assiduidade (máximo = 2 valores)
O estudante terá de obter a nota mínima de 9 valores às duas componentes (teórica e prática + teórico-prática)
O estudante que não atinja a nota mínima pode apresentar-se a exame de recurso.
Cálculo da nota da época de recurso*: Exame teórico (máximo = 12 valores) + Exame prático (máximo = 6 valores) + Assiduidade (máximo = 2 valores)
Será aprovado o estudante que tenha frequência (75% de presença nas aulas que compõem a Unidade Curricular) e obtenha a classificação final mínima de 10 valores.
* Consultar Observações
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os alunos com estatuto de trabalhador estudante, atleta profissional ou dirigente associativo, podem ser avaliados por exame final, fora dos períodos de avaliação normal, de acordo com a lei vigente.
Cálculo da nota final: Exame teórico ( máximo = 13 valores) + Exame prático (máximo = 7 valores)
Melhoria de classificação
Para melhoria de nota é obrigatório fazer um exame com as componentes teórica e prática da disciplina.
Cálculo da nota final: Exame teórico ( máximo = 13 valores) + Exame prático (máximo = 7 valores)
Observações
No exame de recurso, ficam dispensados da avaliação prática os estudantes que obtiverem uma classificação média na avaliação contínua (prática + teórico-prática) igual ou superior a 14 valores.
Nestes casos, o exame teórico tem uma nota mínima de 9 valores (de 0 a 20) e o cálculo da nota final é feito da seguinte forma:
Exame teórico (12 valores) + avaliação contínua (6 valores) + assiduidade (2 valores).
Horário de Atendimento:
Terça-feira: 8:00h -12:00h
Quinta-feira: 9:00h -13:00h
Sexta-feira: 10:00h- 12:00h