Inglês
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
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Línguas Modernas |
Ocorrência: 2011/2012 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
Esta unidade curricular tem como principal objectivo desenvolver nos estudantes competências de leitura e escrita de forma a que possam compreender e escrever textos em inglês recomendados no âmbito do Curso de Licenciatura em Medicina Dentária. Uma vez que, no âmbito de aprendizagem de uma língua estrangeira, as diferentes competências não podem ser dissociadas, serão também trabalhadas nesta unidade curricular competências de compreensão e produção oral e escrita em inglês. Esta unidade curricular visa ainda fazer uma introdução ao Inglês Académico (cf. infra).
Programa
1. Leitura para fins gerais.
2. Leitura para fins específicos.
3. Identificação de pontos-chave em textos.
4. Lidar com palavras “difíceis”; compreender a estrutura das palavras.
5. Compreender a forma como os factos e ideias se relacionam num texto.
6. Entender as colocações.
7. Encontrar formas de palavras relacionadas e agrupar palavras em conjuntos semânticos (glossários).
8. Escrever textos académicos curtos. Esta actividade inclui a redacção de relatórios com base em informação apresentada sob a forma de gráficos e quadros, bem como a sumarização de informação disponível em textos seleccionados.
Bibliografia Obrigatória
Grellet, Françoise; Developing Reading Skills, Cambridge University Press, 1987
Glendinning E.H. and Holmström B.; Study Reading 2nd edition, Cambridge, C.U.P., 2004
Cox, Kathy; Hill, David; English for Academic Purposes, Pearson/Longman, 2004
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Ao longo do semestre, serão analisados um conjunto de textos (sobretudo de teor científico) e propostos exercícios e actividades que ajudem os estudantes a desenvolver competências de leitura e escrita adequadas.
Esta unidade curricular é orientada para o trabalho desenvolvido pelos estudantes, pelo que se espera que participem de forma activa. Espera-se também que trabalhem fora das horas de contacto presencial, de forma a consolidarem as competências adquiridas.
O material utilizado nas aulas será na sua maioria fornecido pelos docentes, mas os estudantes deverão adquirir um bom dicionário de Inglês-Inglês, bem como um dicionário de Inglês-Português. Espera-se que os estudantes construam os seus próprios glossários de termos úteis a partir dos textos estudados. Os exercícios escritos serão essencialmente promovidos no âmbito de trabalhos em grupo.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Obtenção de frequência
Assistência a um mínimo de 2/3 das aulas dadas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Testes realizados ao longo do semestre: 45%; Exame Final: 45%; assistência às aulas e participação activa: 10%.
Provas e trabalhos especiais
Não estão previstos
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com as normas legais em vigor na Universidade do Porto
Melhoria de classificação
Os estudantes poderão tentar melhorar a classificação final realizando um Exame Final na Época de Recurso. Contudo, a nota que venham a obter nesse exame só valerá 45% da classificação final. Quaisquer dúvidas em relação a esta questão deverão ser esclarecidas com os docentes.
Observações
Horário de atendimento aos alunos:
Prof. Doutor José Mário Rocha
Terça-feira das 09:00 h às 13:30 h e quarta-feira das 16:30 às 18:30