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Epidemiologia e Bioestatística I

Código: MD1104     Sigla: EB I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Físicas

Ocorrência: 2010/2011 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Mestrado Integrado
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina Dentária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMD 97 PLANO OFICIAL 2007/2008 BOLONHA 1 - 5 72 135

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A transmissão dos conceitos e dos princípios que presidem ao espírito científico é a primeira das prioridades, a que se seguirá a motivação para a produção científica.

Para tal, deve a disciplina capacitar os discentes para: a pesquisa bibliográfica (metodologias e fontes), a implementação de desenhos de investigação (integração de objectivos e métodos estatísticos), a interpretação de resultados com base no cálculo matemático e a divulgação dos mesmos.

Por último, incentivar para o trabalho científico multidisciplinar e na obtenção de competências de maior transversalidade.

Programa

I. APLICAÇÕES INFORMÁTICAS


1. Análise estatística em calculadora gráfica

2. Análise estatística em Excel

3. Análise estatística em SPSS


BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL

[1] Sebenta – “Tratamento Estatístico de Informação”


II. EPIDEMIOLOGIA E SAÚDE PÚBLICA


1. Conceitos e princípios básicos da Epidemiologia
1.1. Objectivos da Epidemiologia
1.2. Demografia
1.3. Enfermidade
1.4. A origem das doenças. História natural das doenças.
1.5. Doenças
1.5.1. Infecciosas
1.5.2. Crónicas
1.6. Sinais e sintomas

2. Níveis de prevenção para a doença – Rastreio

3. Medir doença
3.1. Métodos qualitativos
3.2. Métodos quantitativos
3.2.1. Indicadores de morbilidade
3.2.2. Indicadores de mortalidade
3.3. Padronização de taxas

4. Epidemiologia das doenças infecciosas.
4.1. Agentes de infecção
4.2. Processos de transmissão
4.3. Cadeia de infecção
4.4. Surtos e Epidemias.

5. Epidemiologia das doenças crónicas.

6. Estudos epidemiológicos
6.1. Observacionais
6.2. Experimentais

7. Indicadores de risco

8. Erro
8.1. Aleatório
8.2. Sistemático
8.3. Variáveis de confundimento


9. Epidemiologia ambiental e ocupacional


BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL

[3] Jekel, J. F. and Katz, D. L. and Elmore J. G., 2005. Epdemiologia, Bioestatística e Medicina Preventiva, 2ª ed. Tradução Jair Ferreira. Artmed, Porto Alegre.
[4] Stone, D.B. and Armstrong, R. W. and Macrina, D.M. and Pankau, J.W. Introdução à Epidemiologia. Trad. Henrique de Barros. McGraw-Hill, Portugal.
[5] Beglehole, R. and Bonita, R. and Kjellström, T. Epidemiologia Básica. Trad. portuguesa. Escola Nacional de Saúde Pública, Lisboa, Portugal.


BIBLIOGRAFIA ACESSÓRIA

[6] Mausner and Bahn, 1999. Introdução à Epidemiologia. Trad. Portuguesa. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.
[7] Last, J.M., 1995. Um Dicionário de Epidemiologia. Trad. Portuguesa, 2ª Ed. Departamento de Estudos e Planeamento da Saúde, Lisboa.



IV. BIOESTATÍSTICA


1. Introdução à Estatística

2. Estatística descritiva

3. Variáveis aleatórias
3.1. Discretas: Função de probabilidade, Função de Distribuição de probabilidade
3.2. Contínuas: Função de densidade de probabilidade, Função de Distribuição.
3.3. Breve referência aos parâmetros das distribuições de probabilidades.

4. Caracterização de distribuições teóricas de probabilidade univariadas
4.1. Discretas
4.1.1. Distribuição Binomial
4.1.2. Distribuição de Poisson
4.2. Contínuas
4.2.1. Distribuição Uniforme
4.2.2. Distribuição Normal
4.2.3. Distribuição de X2
4.2.4. Distribuição t Student
4.2.5. Distribuição F Snedecor
4.2.6. Distribuição Z (Normal tipificada)
4.3. Transformação Z

5. Técnicas de amostragem

6. Estimativa pontual

7. Estimativa por intervalo

8. Conceito de testes de hipóteses, erro alfa, erro beta e nível mínimo de significância

9. Testes T para uma amostra


BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL

[11] DANIEL, W.W., 2005. Biostatistics: A Foundation for Analysis in the Health Sciences, 8th Ed., John Wiley and Sons, Inc.
[6] Jekel, J. F., Katz, D. L. and Elmore J. G., 2005. Epdemiologia, Bioestatística e Medicina Preventiva, 2ª ed. Tradução Jair Ferreira. Artmed, Porto Alegre.

BIBLIOGRAFIA ACESSÓRIA

[12] Dawson, B. and Trapp, R.G., 2001. Bioestatística: básica e clínica; Coelho, T., Carvalho, S. B., (Ed(s)), 3ª ed. Mc Graw - Hill, Rio de Janeiro.

Bibliografia Obrigatória

Daniel Wayne W.; Biostatistics. ISBN: 978-0471-45654-4
Beaglehole R.; Epidemiologia básica. ISBN: 972-98811-2-X
Jekel James F.; Epidemiologia, bioestatística e medicina preventiva. ISBN: 85-363-0296-8
Stone D; Armstrong R; Macrina D; Pankau J; Introdução à Epidemiologia, McGraw Hill, 1999. ISBN: 972-773-002-7

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas e teórico-práticas – Duas horas semanais.
Aulas práticas – Duas horas semanais.
Tempos de estudo e trabalho de investigação – Três horas e meia semanais.

Software

Spss

Tipo de avaliação

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 64,00
1º Momento de avaliação prática - relatório preliminar de estatística Trabalho escrito
Apresentação de trabalho prático de análise estatística Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese
Exame teórico prático Exame
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

O sistema de avaliação será concretizado pelo método de avaliação processual e sumativa compreendido em quatro momentos. O primeiro tem carácter formativo, concretizado por avaliação e sugestões individualizadas (P1) do Relatório de Análise Estatística (RAE) a submeter individualmente no final do semestre (P2). Segue-se um teste escrito (T1) com duração de duas horas em época específica, onde serão avaliados os objectivos propostos no início do período lectivo. A aprovação faz-se depender de nota mínima de 9,0 valores a qualquer uma das componentes: prática ou teórica.

Momentos de avaliação

1º Momento de avaliação - Prático (P1). Entrevista individualizada e breve discussão sobre os resultados preliminares obtidos no RAE (cotação 15%);
2º Momento de avaliação - Prático (P2). Entrega do RAE (cotação 30%);
3º Teste escrito (T1) de 2 horas a realizar no período de avaliações (cotação 45%);
4º Assiduidade (cotação proporcional ao número de presenças além do mínimo obrigatório até ao máximo de 2 valores).

Exame de Recurso

Serão submetidos a exame de Recurso os discentes sem a aprovação anterior e que não possuam mais de 25% de faltas em relação às aulas dadas.
Este método de avaliação é composto por um exame teórico (15 valores) e por um exame prático (5 valores).






Componente prática da avaliação (trabalho individualizado)

Relatório de Análise Estatística (RAE)

Consiste na realização de um relatório analítico baseado numa base de dados em que se pretende atingir três objectivos com diferentes gradientes de complexidade. No primeiro, pretende-se, tomando por base as representações gráficas e tabulares, que o discente seja capaz de uma análise individual das variáveis em estudo (7 valores). No segundo, pretende-se avaliar a capacidade de comparar variáveis e indagar relações (8 valores). No último objectivo, deseja-se que os alunos conjecturem hipóteses explicativas dos resultados anteriormente obtidos e proponham novos estudos (5 valores).


Regime de faltas

Todas as aulas estão sujeitas ao regime de faltas.
Para efeito de frequência, só serão admitidos, no final do semestre, os alunos que não possuam mais de 1/4 de faltas em relação ao número total de aulas ministradas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Fórmula de avaliação processual, descontínua e sumativa:

Avaliação final = 0,45*T1 + 0,15*P1 + 0,3*P2+0,1*Coeficiente de assiduidade

Fórmula de avaliação em exame de recurso:

Avaliação final = 0,75* Exame teórico + 0,25 *Exame prático

Provas e trabalhos especiais

Componente prática da avaliação (trabalho individualizado)

Relatório de Análise Estatística (RAE)

Consiste na realização de um relatório analítico baseado numa base de dados em que se pretende atingir três objectivos com diferentes gradientes de complexidade. No primeiro, pretende-se, tomando por base as representações gráficas e tabulares, que o discente seja capaz de uma análise individual das variáveis em estudo (7 valores). No segundo, pretende-se avaliar a capacidade de comparar variáveis e indagar relações (8 valores). No último objectivo, deseja-se que os alunos conjecturem hipóteses explicativas dos resultados anteriormente obtidos e proponham novos estudos (5 valores).

Melhoria de classificação

Fórmula de melhoria em Exame de Recurso:

Avaliação Final = 0,75* Exame teórico + 0,25 *Exame prático
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