Epidemiologia e Bioestatística I
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Ciências Físicas |
Ocorrência: 2007/2008 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A transmissão dos conceitos e dos princípios que presidem ao espírito científico é a primeira das prioridades, a que se seguirá a motivação para a produção científica.
Para tal, deve a disciplina capacitar os discentes para: a pesquisa bibliográfica (metodologias e fontes), a implementação de desenhos de investigação (integração de objectivos e métodos estatísticos), a interpretação de resultados com base no cálculo matemático e a divulgação dos mesmos.
Por último, incentivar para o trabalho científico multidisciplinar e na obtenção de competências de maior transversalidade.
Programa
I. INFORMÁTICA MÉDICA
1. Aplicações Informáticas
1.1. Folha de cálculo – Excel
1.2. Análise estatística – SPSS
1.3. Apresentações multimédia – Power Point
1.4. Processamento de texto
BIBLIOGRAFIA ACESSÓRIA
[1] Excel xp com cd - rom
Suriani, Rogerio Massaro
Senac
[2] Formulas e funções com microsoft excel
Mc Fedries, Paul
Ciência moderna
[3] Excel – Fórmulas e funções
Costa, Ivete Renno
Futura
[4] Sebenta – Análise estatística em Excel e SPSS
Cerqueira, Mário
II. A COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA
1. Introdução
2. Fase preparatória para elaborar um trabalho científico.
3. Elaboração de um trabalho científico.
4. A estrutura do artigo científica
5. Elaboração de relatório
BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL
[5] Madeira, A. C. e Abreu, M. M., 2004. Comunicar em Ciência – Como redigir e apresentar trabalhos científicos. Escolar Editora, Lisboa.
III. EPIDEMIOLOGIA E SAÚDE PÚBLICA
1. Conceitos e princípios básicos
1.1. Demografia
1.2. Enfermidade
1.3. A origem das doenças e as doenças infecciosas
1.4. Doenças: infecciosas e crónicas
1.5. Sinais e sintomas
2. Níveis de prevenção
3. Rastreios
4. Medir doença qualitativa e quantitativamente
5. Epidemiologia das doenças infecciosas.
6. Surtos e Epidemias.
7. Epidemiologia das doenças crónicas.
8. Categorização dos estudos epidemiológicos
9. Indicadores de risco
10. Erro: aleatório, sistemático e Variáveis de confundimento
BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL
[6] Jekel, J. F. and Katz, D. L. and Elmore J. G., 2005. Epdemiologia, Bioestatística e Medicina Preventiva, 2ª ed. Tradução Jair Ferreira. Artmed, Porto Alegre.
[7] Stone, D.B. and Armstrong, R. W. and Macrina, D.M. and Pankau, J.W. Introdução à Epidemiologia. Trad. Henrique de Barros. McGraw-Hill, Portugal.
[8] Beglehole, R. and Bonita, R. and Kjellström, T. Epidemiologia Básica. Trad. portuguesa. Escola Nacional de Saúde Pública, Lisboa, Portugal.
BIBLIOGRAFIA ACESSÓRIA
[9] Mausner and Bahn, 1999. Introdução à Epidemiologia. Trad. Portuguesa. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.
[10] Last, J.M., 1995. Um Dicionário de Epidemiologia. Trad. Portuguesa, 2ª Ed. Departamento de Estudos e Planeamento da Saúde, Lisboa.
IV. BIOESTATÍSTICA
1. Introdução à Estatística
2. Estatística descritiva
3. Teoria elementar das probabilidades e Teorema de Bayes
4. Variáveis aleatórias: discretas e contínuas
5. Caracterização de distribuições teóricas univariadas
6. Amostragem - Técnicas e implicações estatísticas
7. Estimação pontual - Esimadores e suas propriedades
8. Conceito de Intervalo de Confiança - Estimativas
9. Testes de hipóteses - Conceitos da teoria à prática
11. Principais testes de hipóteses
BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL
[11] DANIEL, W.W., 2005. Biostatistics: A Foundation for Analysis in the Health Sciences, 8th Ed., John Wiley and Sons, Inc.
[6] Jekel, J. F., Katz, D. L. and Elmore J. G., 2005. Epdemiologia, Bioestatística e Medicina Preventiva, 2ª ed. Tradução Jair Ferreira. Artmed, Porto Alegre.
BIBLIOGRAFIA ACESSÓRIA
[12] Dawson, B. and Trapp, R.G., 2001. Bioestatística: básica e clínica; Coelho, T., Carvalho, S. B., (Ed(s)), 3ª ed. Mc Graw - Hill, Rio de Janeiro.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas ou teórico-práticas – Duas horas semanais.
Aulas práticas – Duas horas semanais.
Tempos de estudo e trabalho de investigação – Três horas e meia semanais.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
90,00 |
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Total: |
- |
0,00 |
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Obtenção de frequência
O sistema de avaliação será concretizado pelo método de avaliação contínua a realizar com três testes escritos e uma prova prática. Os dois primeiros testes têm carácter formativo, concretizado por correcções individualizadas e através de sucessivas recuperações dos conteúdos programáticos até ao último momento de avaliação. Seguir-se-á exame de recurso em época específica estando excluídos os discentes sem avaliação positiva à componente prática ou para quem não possua as presenças necessárias (2/3 dos períodos leccionados).
Componente teórica
1º Teste escrito (T1) de meia hora (cotação 20%);
2º Teste escrito (T2) de 1 hora (cotação 30%);
3º Teste escrito (T3) de 1:30 minutos a realizar no período de avaliações (cotação 50%).
Componente prática (trabalho de grupo)
Escrito – Relatório de actividade científica (P1) sobre trabalho de pesquisa bibliográfica e análise estatística sobre tema a designar (cotação 70%).
Oral – Apresentação individual, com recurso a meios multimédia (P2), dos resultados do relatório de actividade científica (cotação 30%).
Condições de aprovação:
1. Os alunos só poderão ser aprovados com mais de 9,5 em 20 valores a cada uma das componentes avaliadas (teórica e prática).
2. Presenças mínimas obrigatórias nas aulas teóricas, e práticas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Fórmula de avaliação contínua:
Avaliação final = 0,6 *(0,2*T1 + 0,3*T2 + 0,5*T3) + 0,4 *(0,7*P1 + 0,3*P2)
3. Após realização de avaliação contínua, os alunos poderão recorrer ao exame de recurso a realizar em cada semestre, com duração de 1:30 minutos, para efeito de aprovação teórica ou melhoria de nota.
Fórmula de avaliação em exame de recurso:
Avaliação final = 0,6* Exame Recurso + 0,4* (0,7*P1 + 0,3*P2)
Melhoria de classificação
Fórmula de avaliação em exame de recurso:
Avaliação final = 0,6* Exame Recurso + 0,4* (0,7*P1 + 0,3*P2)