Endodontia IV
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Medicina Dentária |
Ocorrência: 2009/2010 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Aptidão em diagnosticar as lesões inflamatórias da polpa, necrose e gangrena, bem como as lesões traumáticas e periapicais, através de casos clínicos concretos; em ser capaz de eleger o tratamento mais adequado, atendendo às necessidades do paciente (dentárias, culturais, económicas) e, mediante o acordo do docente, ser então capaz, com a sua supervisão, de o executar. O aluno deverá estar habilitado a fazer o tratamento endodôntico radical em dentes previamente seleccionados de acordo com as suas aptidões.
Os alunos destas disciplinas formarão grupos de duas unidades, sendo solidários no trabalho clínico a avaliados segundo esse princípio.
Pretende-se que o operador execute todos os actos previstos nos protocolos clínicos, ensinados nas unidades curriculares de Endodontia, e que o aluno não operador exerça o papel de assistente preparando todo o material necessário ao acto clínico e ajudando o colega, por forma a que esse mesmo acto possa ser considerado como efectuado a “quatro mãos”.
Programa
Tratamento endodôntico radical (instrumentação manual) em dentes anteriores e posteriores de pacientes, previamente seleccionados, na clínica, de forma a garantir graus de dificuldade semelhantes a todos os alunos. Não haverá limite para o nº de actos a realizar, pretendendo-se contudo que, pelo menos, um tratamento endodôntico seja efectuado por cada unidade de trabalho (grupo).
Também se pretende que os estudantes sejam capazes de efectuar pesquisa bibliográfica sobre os caso clínicos, uma apresentação do caso em power-point, bem como efectuar um relatório circunstanciado do mesmo caso.
Bibliografia Obrigatória
Cohen Stephen;
Pathways of the pulp. ISBN: 0-323-01162-4
Bergenholtz, Gunnar 340;
Textbook of endodontology. ISBN: 8-7161-2185-6
Trope, Martin;
Endodontics manual for the general dentist. ISBN: 1-85097-089-0
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Execução do acto clínico recomendado para cada caso seleccionado, de forma a tentar garantir a manutenção da/s peça/s dentária/s, alvo de tratamento.
Serão os estudantes convidados a executar esses tratamentos com recurso às mais recentes técnicas clínicas, a par das tradicionalmente utilizadas.
Haverá seminários para apresentação e discussão dos casos clínicos e trabalhos de pesquisa efectuados.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
60,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Fórmula de cálculo da classificação final
Média aritmética das classificações obtidas nos relatórios (R), da apresentação dos casos em power-point (A), da classificação atribuída pelos docentes que os acompanham na clínica durante todo o período lectivo (D).
Classificação Final = R+ A + D+ TP* /4
R – Relatório
A – Apresentação em power-point
D – Informação do docente
TP – Trabalho de pesquisa
Poderá ser considerada também como parcela a juntar a esta classificação o resultado obtido em trabalhos de pesquisa que venham a ser executados por cada aluno por determinação dos docentes responsáveis e sobre orientação destes.
Provas e trabalhos especiais
Eventualmente trabalhos de pesquisa bibliográfica sobre temas a determinar.
Melhoria de classificação
De acordo com a lei geral.