Diagnóstico e Planeamento Clínico
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina |
Ocorrência: 2009/2010 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Aquisição de competências por parte dos estudantes de forma a analisar os casos clínicos dos pacientes numa filosofia pluridisciplinar. Pretende-se que os estudantes desenvolvam capacidades que os capacitem a diagnosticar e a elaborar planos de tratamentos com graus de complexidade crescente e que envolvam várias áreas da Medicina Dentária. Simultaneamente o estudante desenvolverá competências na aquisição de iconografia e sua apresentação de forma que lhe permita expor sucinta e claramente um caso clínico desde a anamenese, passando pelo diagnóstico clínico, elaboração do plano de tratamento e realização do tratamento.
Programa
Noções gerais sobre abordagem do paciente, diagnóstico e plano de tratamento em ambiente clínico. Apresentação de casos clínicos de complexidade crescente, com disciussão do diagnóstico e plano de tratamento.
Bibliografia Obrigatória
MELLOR A, SHEARER A. ; Treatment Planning in Primary Dental Care, Oxford University Press, 2003
Magne, Pascal;
Restaurações adesivas de porcelana na dentição anterior. ISBN: 85-87425-47-1
Baratieri, Luiz Narciso, [et. al.];
Odontologia restauradora. ISBN: 85-7288-264-2
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teorico-práticas
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
30,00 |
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Total: |
- |
0,00 |
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Obtenção de frequência
Presença a pelo menos 75% das horas de contacto das aulas teórico-práticas
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação contínua com os seguintes factores ponderais:
Apresentação de um caso clínico em powerpoint- 50%
avaliação teórico-prática - 35%
Participação nas aulas – 5%
Frequência às aulas - 10%
Provas e trabalhos especiais
sem aplicação
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Exame teórico escrito com apresentação de um caso clínico em que o aluno terá que elaborar o diagnóstico e plano de tratamento.
Melhoria de classificação
Exame teórico escrito com apresentação de um caso clínico em que o aluno terá que elaborar o diagnóstico e plano de tratamento.