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Diagnóstico e Planeamento Clínico

Código: MD5903     Sigla: DPC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2009/2010 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Mestrado Integrado
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina Dentária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMD 82 Plano de Transição 3º Ano Bolonha 2007 5 - 2 36 54

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Aquisição de competências por parte dos estudantes de forma a analisar os casos clínicos dos pacientes numa filosofia pluridisciplinar. Pretende-se que os estudantes desenvolvam capacidades que os capacitem a diagnosticar e a elaborar planos de tratamentos com graus de complexidade crescente e que envolvam várias áreas da Medicina Dentária. Simultaneamente o estudante desenvolverá competências na aquisição de iconografia e sua apresentação de forma que lhe permita expor sucinta e claramente um caso clínico desde a anamenese, passando pelo diagnóstico clínico, elaboração do plano de tratamento e realização do tratamento.

Programa

Noções gerais sobre abordagem do paciente, diagnóstico e plano de tratamento em ambiente clínico. Apresentação de casos clínicos de complexidade crescente, com disciussão do diagnóstico e plano de tratamento.

Bibliografia Obrigatória

MELLOR A, SHEARER A. ; Treatment Planning in Primary Dental Care, Oxford University Press, 2003
Magne, Pascal; Restaurações adesivas de porcelana na dentição anterior. ISBN: 85-87425-47-1
Baratieri, Luiz Narciso, [et. al.]; Odontologia restauradora. ISBN: 85-7288-264-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teorico-práticas

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 30,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Presença a pelo menos 75% das horas de contacto das aulas teórico-práticas

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação contínua com os seguintes factores ponderais:
Apresentação de um caso clínico em powerpoint- 50%
avaliação teórico-prática - 35%
Participação nas aulas – 5%
Frequência às aulas - 10%

Provas e trabalhos especiais

sem aplicação

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Exame teórico escrito com apresentação de um caso clínico em que o aluno terá que elaborar o diagnóstico e plano de tratamento.

Melhoria de classificação

Exame teórico escrito com apresentação de um caso clínico em que o aluno terá que elaborar o diagnóstico e plano de tratamento.
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