Periodontologia II
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina Dentária |
Ocorrência: 2009/2010 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Diagnosticar as doenças periodontais do ponto de vista clínico, radiológico, microbiológico, bioquímico, imunológico e genético;
- Elaborar planos de tratamento periodontal;
- Efectuar tratamentos não cirúrgicos;
- Conhecer formas de controlo químico local e sistémico da doença periodontal;
- Estabelecer possíveis relações entre algumas condições sistémicas e ambientais/comportamentais e a doença periodontal;- Diagnose periodontal diseases in terms of clinical, radiological, microbiological, biochemical, immunological and genetic;
- Develop plans for periodontal treatment;
- Perform non-surgical treatments;
- Know ways to control local and systemic chemical periodontal disease;
- To establish possible relationships between some systemic conditions and environmental / behavioral and periodontal disease;
Programa
- Características clínicas das doenças periodontais agudas e crónicas;
- Diagnóstico das doenças periodontais do ponto de vista clínico, radiológico, microbiológico, bioquímico, imunológico e genético;
- Plano de tratamento periodontal;
-Tratamento não cirúrgico;
- Princípios de instrumentação em periodontologia e controlo mecânico do biofilme
- Formas de controlo químico local e sistémico da doença periodontal;
- Influência das doenças periodontais na gravidez e na doença cardio-vascular
- Influência do Tabaco no periodonto e no tratamento periodontal e Cessação tabágica;
- Características clínicas da periodontite no doente diabético. Influência da doença periodontal na diabetes e em doentes imunodeprimidos.
Clinical characteristics of periodontal disease acute and chronic;
- Diagnosis of periodontal disease in terms of clinical, radiological, microbiological, biochemical, immunological and genetic;
- Plan of periodontal treatment;
Non-surgical treatment;
- Principles of instrumentation in periodontics and mechanical control of biofilm
- Ways to control local and systemic chemical periodontal disease;
- Influence of periodontal disease during pregnancy and cardiovascular disease
- Influence of Tobacco in periodontal and periodontal treatment and smoking cessation;
- Clinical characteristics of periodontitis in diabetic patients. Influence of periodontal disease in diabetes and immunosuppressed patients.
Bibliografia Obrigatória
Lindhe, Jan 340;
Clinical periodontology and implant dentistry. ISBN: 87-16-12060-4
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O ensino da disciplina comporta aulas teóricas e aulas práticas
a)Aulas Teóricas – 1aula/semana (2ª feira 15-16h)
Estas aulas serão interactivas, orientadas pelos docentes da disciplina ou por docentes convidados. Tem a duração máxima de 1hora com a seguinte estrutura:
30 minutos – exposição sobre os aspectos mais relevantes do tema a tratar;
30 minutos – Apresentação, sempre que possível, de casos clínicos, seguida de discussão e esclarecimento de dúvidas sobre a matéria abordada. Síntese final.The teaching includes lectures and practical classes
a) Lectures - 1aula/semana (2nd, 15-16h)
These classes will be interactive, guided by teachers of the discipline or by visiting scholars. It has a maximum of 1 hour with the following structure:
30 minutes - presentation on the most relevant aspects of the topic to be discussed;
30 minutes - Presentation, whenever possible, clinical cases, followed by discussion and clarification of doubts on the matter addressed. Synthesis.
Will be provided in advance the contents of each class as well as the supplementary bibliography.
Será disponibilizado, previamente, o sumário de cada aula bem como a bibliografia complementar.
b)Aulas práticas - 1aula/semana, com duração de 2 horas (2ª feira, 16:00h-18:00h)
Os alunos agrupam-se em grupos de 2 e será distribuída uma “box clínica” para cada grupo – esta organização é da responsabilidade dos discentes e do Director Clínico.
A primeira aula será de demonstração de uma consulta efectuada pelos docentes. (14/09/09)
As 3 aulas seguintes serão de treino entre alunos. (21/09/09, 28/09/09)
Todas as outras serão de atendimento de pacientes. Students are grouped in groups of 2 and will be allocated a "clinic box" for each group - this organization is the responsibility of students and the Clinical Director.
The first class will be demonstration of a consultation by teachers. (14/09/09)
3 The following classes will be training among students. (21/09/09, 28/09/09)
All others will care for patient
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
45,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
a)Componente teórica - Ponderação de 45%
1- Realização de frequências, com a seguinte estrutura:
- Perguntas de resposta múltipla, em que uma ou mais respostas podem estar correctas, sendo descontadas as respostas erradas dentro da mesma pergunta;
- Perguntas de desenvolvimento;
A nota mínima em cada frequência é de 7,0 valores.
a) Lectures - Weighting 45%
1 - Output frequency, with the following structure:
- Multiple choice questions in which one or more answers may be correct, and discounted the wrong answers within the same question;
- Questions of development;
The minimum grade in each frequency is 7.0 values.
b)Componente Prática – Ponderação 45%
Critérios de avaliação contínua:
Pontualidade (até 1 valor)
participação/interesse (até 3 valores)
diagnóstico (até 4 valores)
plano de tratamento (até 4 valores)
preenchimento da ficha clínica (até 3 valores)
qualidade dos tratamentos efectuados (até 3 valores)
conhecimentos teórico-práticos (até 2 valores)b) Practice Sessions - Weighting 45%
Continuous evaluation criteria:
Timeliness (up to 1 value)
participation / interest (up to 3 marks)
diagnosis (up to 4 points)
treatment plan (up to 4 points)
completion of medical records (up to 3 marks)
quality of treatment provided (up to 3 marks)
theoretical and practical knowledge (up to 2 marks)
c)Assiduidade – Ponderação 10%
Serão contabilizadas as presenças nas aulas práticas e teóricas
Os alunos que apresentarem: 0% de faltas – 2 valores;
0,1 a 5% de faltas – 1,5 valores;
5,1 a 10% de faltas – 1 valor;
10,1 a 20% de faltas – 0,5 valor;
20,1 a 25% de faltas – 0 valores
Os alunos que apresentarem mais de 25 % de faltas estão reprovados a esta unidade curricular.
c) Attendance - Weighting 10%
Be counted in attendance to theoretical classes
Students who present: 0% of absences - 2 marks;
0.1 to 5% of absences - 1.5 values;
5.1 to 10% of faults - 1 value;
10.1 to 20% of absences - 0.5 value;
20.1 to 25% of faults - 0 values
Students who present more than 25% of absences failed this course.
Fórmula de cálculo da classificação final
Obtida segundo a fórmula:
45% Componente teórica + 45% Componente prática + 10% AssiduidadeObtained using the formula:
45% Theoric + 45% Practice 10% + Attendance
Provas e trabalhos especiais
Não estão previstos
No
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Exame Oral
Oral examination
Melhoria de classificação
Exame Oral
Oral examination
Observações
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
Professor Doutor Miguel Pinto – 2ª feira das 9:00 às 12:30
Professor Doutor José António Pereira - 2ª feira das 9:00 às 13:00
Dra Marta Resende – 5ªfeira das 11-13 horas
HOURS:
Dr. Miguel Pinto - Monday from 9:00 to 12:30
Professor José Antonio Pereira - Monday from 9:00 to 13:00
Dr. Marta Resende - Thursday from 11-13 hours