Cirurgia Oral I
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina Dentária |
Ocorrência: 2010/2011 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A Cirurgia Oral I no ensino pré-graduado tem como objectivos assegurar que o aluno do Mestrado Integrado em Medicina Dentária adquira conhecimentos sobre a anatomia da cavidade oral, formas de controlo da dor, técnicas de assepsia e anti-sépsia, material cirúrgico e desenvolva competências para a prática de Cirurgia Oral.
O controlo da dor e ansiedade do doente é fundamental na Cirurgia Oral, pelo que o aluno do ensino pré-graduado deverá ser capaz de administrar todas as formas de anestesia local e regional necessárias para intervenção cirúrgica na cavidade oral e ser capaz de lidar com as complicações que possam ocorrer após aplicação desses métodos de controlo da dor.
O aluno será capaz de:
Compreender a importância de examinar, diagnosticar e documentar;
Obter uma história clínica e médica do doente completas;
Ser capaz de reconhecer o material cirúrgico para todas as intervenções;
Ser capaz de identificar todas as técnicas de assepsia e anti-sépsia ;
Ser capaz de trabalhar num bloco operatório.
Programa
1. Revisão da anatomia da face.
2. Anestesia- Considerações gerais.
3. Anestesia II- Considerações gerais.
4. Anestesia III- Técnicas de Anestesia maxilar
5. Anestesia IV – Técnicas de Anestesia mandibular.
6. Anestesia VI – Técnicas de Anestesia Suplementares.
7. Anestesia VII – Complicações Locais.
8. Anestesia VIII – Complicações Sistémicas.
9. Material Cirúrgico.
10. Assépsia e Anti-Sépsia.
11. Paramentação.
12. Anestesia Geral.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O ensino da Cirurgia Oral, é baseado na ministração de aulas teóricas e aulas teórico-práticas. As aulas teóricas abordam os temas essenciais mas não de forma exaustiva. Têm a duração de 45 minutos, reservando 15 minutos finais para os estudantes esclarecerem dúvidas. As aulas teórico-práticas proporcionam ao estudante o contacto com a componente prática dos temas teóricos sob supervisão de um docente.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
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Total: |
- |
0,00 |
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Obtenção de frequência
Vigora o regime de frequência da UP, vide regulamentos UP e FMDUP.
(mínimo de 75% das horas de contacto)
Fórmula de cálculo da classificação final
Unidade currricular de tipo teórico-prático.
Nota final = (avaliação teórica x 0,45) + média (trabalhos práticos+relatórios +avaliação contínua) x 0,45+ (assiduidade x 0,1)
Mínimo de 9,0 valores (em 20) em cada componente da avaliação.
Provas e trabalhos especiais
Não estão previstos.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
As componentes teórico-práticas são consideradas indispensáveis para a aprovação de todos os alunos. Os alunos cujo estatuto permita o regime de avaliação especial, poderão ser avaliados fora do calendário normal. No entanto, para conhecimento das regras legalmente estipuladas para cada caso, deverão consultar os seguintes regulamentos consoante a situação:
- Decreto-lei 358/70 de 29 de Julho
- Decreto-lei 152/91 de 23 de Abril
- Portaria n.º 947/87 de 10 de Dezembro
- Lei n.º 90/2001 de 20 de Agosto
- Decreto-lei n.º 125/95 de 31 de Maio
Melhoria de classificação
De acordo com as normas relativas aos processos de avaliação da FMD-UP.