Oclusão, ATM e Dor Orofacial I
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina Dentária |
Ocorrência: 2008/2009 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O objectivo da Unidade Curricular Oclusão, ATM e Dor Orofacial I é proporcionar aos alunos os conhecimentos básicos essenciais, que os habilitem a avaliar a normalidade de função do aparelho estomatognático.
Programa
Apresentação. Introdução à disciplina de Oclusão.
Revisão anatomo-fisiológica do aparelho estomatognático.
Articuladores e arco facial (arco facial, montagem de modelos em articulador semi-ajustável com individualização).
Articuladores (concepção dos articuladores).
Estudo da articulação temporomandibular.
Fisiopatologia oclusal.
Relações intermaxilares.
Estudo dos movimentos mandibulares.
Escolas de oclusão.
Fisiologia e patologia neuro-oclusal.
Patologia funcional muscular.
Distúrbios temporomandibulares relacionados com o disco.
Alterações das superfícies articulares. Factores predisponentes dos distúrbios temporomandibular. Sub-luxação e luxação da mandíbula.
Patologia inflamatória das ATMs. Tendinite do temporal. Inflamação do ligamento estilomandibular.
Parafunções e bruxismo.
Bibliografia Obrigatória
Dawson Peter E.;
Functional Occlusion. ISBN: 0-323-03371-7 /124.74
Okeson Jeffrey P.;
Management of temporomandibular disorders and occlusion. ISBN: 0-323-04614-5
Okeson, Jeffrey P.;
Bell.s orofacial pains. ISBN: 0-86715-293-1
Laskin Daniel M. 340;
Temporomandibular disorders. ISBN: 0-86715-447-0
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Métodos de ensino
O ensino da Unidade Curricular Oclusão, ATM e Dor Orofacial I distribui-se por aulas teórico-práticas interactivas com a duração de 3 horas semanais. O componente teórico destas aulas tem uma duração de 2h (60min para a exposição das matérias e 60min para a discussão e esclarecimento de dúvidas surgidas durante a exposição) e o componente prático de 1h semanais. Estas aulas com recurso a meios audio-visuais têm como finalidade transmitir informação, facilitar a compreensão e interpretação da bibliografia e despertar a motivação.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
51,00 |
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Total: |
- |
0,00 |
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Obtenção de frequência
De acordo com as normas em vigor
Fórmula de cálculo da classificação final
Teórico 45% (frequência)+ Prático 45% + Av. contínua 10%
Provas e trabalhos especiais
Sem obrigatoriedade, os alunos que pretendam podem fazer trabalhos de pesquisa, dentro do plano curricular, que será considerado na avaliação final.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Teórico 50% + Oral 50%
Melhoria de classificação
Teórico 50% + Oral 50%
Observações
Não se aplica