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Oclusão, ATM e Dor Orofacial I

Código: MD3506     Sigla: O I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina Dentária

Ocorrência: 2008/2009 - 1S

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina Dentária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMD 79 Plano de Transição 2º Ano Bolonha 2007 3 - 3,5 54 94,5
Plano de Transição 3º Ano Bolonha 2007 3 - 3,5 54 94,5

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objectivo da Unidade Curricular Oclusão, ATM e Dor Orofacial I é proporcionar aos alunos os conhecimentos básicos essenciais, que os habilitem a avaliar a normalidade de função do aparelho estomatognático.

Programa

Apresentação. Introdução à disciplina de Oclusão.
Revisão anatomo-fisiológica do aparelho estomatognático.
Articuladores e arco facial (arco facial, montagem de modelos em articulador semi-ajustável com individualização).
Articuladores (concepção dos articuladores).
Estudo da articulação temporomandibular.
Fisiopatologia oclusal.
Relações intermaxilares.
Estudo dos movimentos mandibulares.
Escolas de oclusão.
Fisiologia e patologia neuro-oclusal.
Patologia funcional muscular.
Distúrbios temporomandibulares relacionados com o disco.
Alterações das superfícies articulares. Factores predisponentes dos distúrbios temporomandibular. Sub-luxação e luxação da mandíbula.
Patologia inflamatória das ATMs. Tendinite do temporal. Inflamação do ligamento estilomandibular.
Parafunções e bruxismo.

Bibliografia Obrigatória

Dawson Peter E.; Functional Occlusion. ISBN: 0-323-03371-7 /124.74
Okeson Jeffrey P.; Management of temporomandibular disorders and occlusion. ISBN: 0-323-04614-5
Okeson, Jeffrey P.; Bell.s orofacial pains. ISBN: 0-86715-293-1
Laskin Daniel M. 340; Temporomandibular disorders. ISBN: 0-86715-447-0

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Métodos de ensino
O ensino da Unidade Curricular Oclusão, ATM e Dor Orofacial I distribui-se por aulas teórico-práticas interactivas com a duração de 3 horas semanais. O componente teórico destas aulas tem uma duração de 2h (60min para a exposição das matérias e 60min para a discussão e esclarecimento de dúvidas surgidas durante a exposição) e o componente prático de 1h semanais. Estas aulas com recurso a meios audio-visuais têm como finalidade transmitir informação, facilitar a compreensão e interpretação da bibliografia e despertar a motivação.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 51,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

De acordo com as normas em vigor

Fórmula de cálculo da classificação final

Teórico 45% (frequência)+ Prático 45% + Av. contínua 10%

Provas e trabalhos especiais

Sem obrigatoriedade, os alunos que pretendam podem fazer trabalhos de pesquisa, dentro do plano curricular, que será considerado na avaliação final.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Teórico 50% + Oral 50%

Melhoria de classificação

Teórico 50% + Oral 50%

Observações

Não se aplica
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