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Biopatologia I

Código: MD3501     Sigla: B I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2009/2010 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Mestrado Integrado
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina Dentária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMD 79 PLANO OFICIAL 2007/2008 BOLONHA 3 - 5 72 135
Plano de Transição 2º Ano Bolonha 2007 3 - 5 72 135
Plano de Transição 3º Ano Bolonha 2007 3 - 5 72 135

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A Anatomia Patológica é a disciplina que se dedica ao estudo das alterações estruturais e funcionais das células, órgãos e tecidos que estão subjacentes às doenças.

O ensino da disciplina Anatomia Patológica – Biopatologia I tem como principal objectivo dar a conhecer ao aluno uma nova linguagem.
A linguagem anátomo-patológica funciona como a base de toda a linguagem médica e, pela sua antiguidade e universalidade na área das ciências biomédicas, é um elemento indispensável para a integração coerente das “descobertas” que constantemente ocorrem (nomeadamente ao nível da Biologia Molecular) e para a construção do actual corpo de conhecimento científico.
A aprendizagem desta linguagem subentende não só a memorização das palavras e dos conceitos que elas exprimem, como a capacidade de utilizar estes conhecimentos na interpretação de dados e na resolução de problemas. Pretende-se que o jovem médico dentista conheça processos biológicos e modelos de doença que lhe permitam, perante um determinado quadro semiológico, identificar um conjunto de patologias possíveis e prever a evolução das mesmas.

Programa

O Programa da Disciplina Anatomia Patológica – Biopatologia I está articulado com o da Disciplina Anatomia Patológica – Biopatologia II. A Disciplina Anatomia Patológica – Biopatologia II centra-se no estudo da Patologia de Órgãos e Sistemas (3.º ano 6.º semestre).

O Programa das Aulas Teóricas, Seminários e Sessões Práticas para o ano lectivo de 2009/2010 é o seguinte:

Aulas Teóricas (2ª feira-14h):
- Grandes tipos lesionais: da necrose mutilante à neoestrutura cancerosa.
- Expressões lesionais das reacções de hipersensibilidade.
- O enfarte como paradigma do processo degenerativo.
- Morte celular (apoptose e necrose) e doença.
- Inflamação aguda.
- Inflamação crónica e granulomatosa.
- Regeneração e cicatrização.
- Iniciação e progressão neoplásica.
- Oncogenes e cancro.
- Genes oncossupressores e cancro.
- Síndromes neoplásicos hereditários.
- Citopatologia e exame extemporãneo.

Seminários (2ª feira-15h):
- Expressões lesionais da necrose isquémica (enfartes).
- Doenças auto-imunes.
- Cardiopatia isquémica e insuficiência cardíaca. Miocardiopatias e vasculites.
- Diabetes e amiloidose.
- Expressões lesionais do processo inflamatório.
- Pneumonias.
- Síndrome de má-absorção e doença hepática da criança.
- Hepatites víricas e cirrose hepática.
- Etiopatogenia e expressões lesionais dos processos neoplásicos I.
- Etiopatogenia e expressões lesionais dos processos neoplásicos II.
- Carcinoma epidermóide da mucosa oral.
- A autópsia.

Sessões Práticas (4ª feira):
- Respostas celulares normais e patológicas.
- Enfartes agudos e cicatrizados.
- Patologia vascular.
- Imunopatologia.
- Diabetes e amiloidose.
- Febre reumática e valvulopatias.
- Inflamação.
- Pneumonias e tuberculose.
- Hiperplasia, metaplasia e neoplasia.
- Neoplasia I.
- Neoplasia II.

Bibliografia Obrigatória

Cooke, Robin A.; Colour atlas of anatomical pathology. ISBN: 0-443-05062-7
Kumar Vinay; Robbins and Cotran pathologic basis of disease. ISBN: 0-7216-0187-1

Bibliografia Complementar

Kumar Vinay 070; Robbins Basic Pathology. ISBN: 978-1-4160-2973-1

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

48,5 horas de ensino presencial por estudante, correspondente a 1 hora/semana de aula teórica; 2 horas/semana – seminário; 1,5 horas de duas em duas semanas – sessão prática.

1 Aula Teórica por semana de 1 hora de duração máxima: exposição inicial de cerca de 40 a 45 minutos seguida por uma discussão de 10 a 15 minutos.

1 Seminário por semana de 2h de duração máxima com distribuição prévia aos alunos (através do sigarra) dos textos e material iconográfico a discutir durante o Seminário.

1 Sessão Prática de duas em duas semanas com 1,5h de duração. A sessão compreende a discussão de um ou dois temas e é precedida da distribuição aos alunos (através do sigarra) do material seleccionado previamente: aspectos macroscópicos de peças cirúrgicas, fotografias de lâminas histológicas de rotina, fotografias de lâminas histológicas com colorações especiais e de imuno-Histoquímica e fotografias de patologia ultrastrutural. Para além do estudo prévio dos documentos e do adequado enquadramento teórico, espera-se que os alunos sejam capazes de discutir os mesmos com o docente. Cada Turma compreende ¼ dos alunos do Curso.

Para além de informações relativas ao funcionamento da disciplina, será disponibilizado no site sigarra, uma fonte de informação denominada Crucial Documents que, inclui: a) um Glossário; b) textos introdutórios às Sessões Práticas com os documentos representativos das lesões fundamentais que irão observar e discutir na aula; c) documentos para prepararem os Seminários semanais; e d) ligações a “sites” relevantes com material de Anatomia Patológica.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 48,50
Exame - Época Normal Exame 2,00 2010-01-18
Exame - Época Recurso Exame 2,00 2010-02-01
Exame - Época Especial Exame 2,00
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Preparação prévia dos seminários Estudo autónomo 20
Preparação prévia das aulas práticas Estudo autónomo 20
Estudo Estudo autónomo 40,5
Total: 80,50

Obtenção de frequência

2 valores correspondem à avaliação da assiduidade, segundo o esquema determinado pelo Regulamento da Harmonização do Sistema de Avaliação para as unidades curriculares do Plano de Estudos do Mestrado Integrado em Medicina Dentária. As faltas são marcadas, em todas as aulas, até 10 minutos depois do horário de início. Não obterão frequência todos os alunos que excederem o limite de faltas correspondente a 25% das aulas previstas, conforme o regulamento da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto.

Fórmula de cálculo da classificação final

Fórmula de Cálculo da Classificação Final: 2 valores (assiduidade) + 3 valores (prova prática) + 15 valores (prova teórica).

Exame: será composto por 30 questões práticas (Exame Prático) e 75 questões teóricas (Exame Teórico). Não haverá lugar a desconto pelas respostas erradas.

Os Exames Práticos serão feitos sobre documentos — diapositivos representando lesões macroscópicas, histológicas ou outras, mostradas nas Sessões Práticas e Seminários ou muito semelhantes às reproduzidas no Robbin’s, ou no Atlas — e serão exclusivamente compostos por Questões do tipo “Escolha Múltipla” (Escolher 1 de 5 hipóteses).

Os Exames Teóricos serão exclusivamente constituídos por 50 questões do tipo “uncued” a responder com recurso ao GLOSSÁRIO distribuído no princípio do ano lectivo e 25 questões do tipo “escolha múltipla” (escolher 1 de 5 hipóteses).

Não haverá exame oral em nenhuma circunstância.

Notas:
1. Apenas serão contabilizadas as respostas “uncued” totalmente correctas.
2. As questões que tiverem índice de dificuldade demasiado elevado serão eliminadas a posteriori apenas sendo contabilizadas para os alunos que tiverem optado pela resposta correcta.
3. O exame prático e o exame teórico distinguem-se pelos documentos que utilizam como suporte para as perguntas (diapositivos ou texto); isto é, não há uma matéria “das” práticas distinta da matéria “das” teóricas.

Provas e trabalhos especiais

Conforme o regulamento da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Conforme o regulamento da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto.

Melhoria de classificação

Conforme o regulamento da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto.

Observações

ELEMENTOS DE ESTUDO: Recomenda-se a 8ª edição do Robbins and Cotran PATHOLOGIC BASIS OF DISEASE (Editora: Elsevier Saunders). Recomenda-se ainda a utilização dos elementos disponíveis no Crucial Documents respeitantes aos temas das Sessões Práticas e Seminários, assim como a articulação destes com os conteúdos do GLOSSÁRIO. Finalmente, sugere-se uma particular atenção aos temas tratados nas Aulas (teóricas, Seminários e Sessões Práticas) como elementos estruturantes do estudo.

Serão objecto de avaliação os capítulos que englobam os temas tratados nas Aulas teóricas, Seminários e Sessões práticas, incluindo tanto os assuntos discutidos pelos docentes como aqueles que constam dos respectivos capítulos do livro PATHOLOGIC BASIS OF DISEASE.
Será discutido com os alunos, no princípio do ano lectivo, um GLOSSÁRIO contendo muitas das palavras e conceitos fundamentais à aprendizagem da Anatomia Patológica. Este GLOSSÁRIO deverá ser utilizado no decurso da preparação das aulas e durante o processo de avaliação.
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