Biopatologia I
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina |
Ocorrência: 2007/2008 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A Anatomia Patológica é a disciplina que se dedica ao estudo das alterações estruturais e funcionais das células, órgãos e tecidos que estão subjacentes às doenças.
O ensino da disciplina Anatomia Patológica – Biopatologia I tem como principal objectivo dar a conhecer ao aluno uma nova linguagem.
A linguagem anátomo-patológica funciona como a base de toda a linguagem médica e, pela sua antiguidade e universalidade na área das ciências biomédicas, é um elemento indispensável para a integração coerente das “descobertas” que constantemente ocorrem (nomeadamente ao nível da Biologia Molecular) e para a construção do actual corpo de conhecimento científico.
A aprendizagem desta linguagem subentende não só a memorização das palavras e dos conceitos que elas exprimem, como a capacidade de utilizar estes conhecimentos na interpretação de dados e na resolução de problemas. Pretende-se que o jovem médico dentista conheça processos biológicos e modelos de doença que lhe permitam, perante um determinado quadro semiológico, identificar um conjunto de patologias possíveis e prever a evolução das mesmas.
Programa
O Programa da Disciplina Anatomia Patológica – Biopatologia I está articulado com o da Disciplina Anatomia Patológica – Biopatologia II. A Disciplina Anatomia Patológica – Biopatologia II centra-se no estudo da Patologia de Órgãos e Sistemas (3.º ano 6.º semestre).
O Programa das Aulas Teóricas, Seminários e Sessões Práticas para o ano lectivo de 2007/2008 é o seguinte:
Aulas Teóricas (2ª feira-8h):
- Grandes tipos lesionais: da necrose mutilante à neoestrutura cancerosa.
- O enfarte como paradigma do processo degenerativo.
- Morte celular (apoptose e necrose) e doença.
- Doenças degenerativas lisosómicas.
- Inflamação aguda.
- Inflamação crónica e granulomatosa.
- Expressões lesionais das reacções de hipersensibilidade.
- Regeneração e cicatrização.
- Iniciação e progressão neoplásica.
- Oncogenes e cancro.
- Genes oncossupressores e cancro.
- Síndromes neoplásicos hereditários.
- Alterações mitocondriais, doenças degenerativas e cancro.
- Citopatologia. Biópsia aspirativa e “core biopsy”.
- Medicina molecular.
Seminários (2ª feira-9h):
- Expressões lesionais da necrose isquémica (enfartes).
- Cardiopatia isquémica e insuficiência cardíaca. Miocardiopatias e vasculites.
- Diabetes e amiloidose.
- Expressões lesionais do processo inflamatório.
- Pneumonias.
- HIV e SIDA.
- Doenças auto-imunes.
- Síndrome de má-absorção e doença hepática da criança.
- Hepatites víricas e cirrose hepática.
- Etiopatogenia e expressões lesionais dos processos neoplásicos I.
- Etiopatogenia e expressões lesionais dos processos neoplásicos II.
- Carcinoma epidermóide da mucosa oral.
- Terapêuticas anti-neoplásicas “dirigidas”.
- O exame extemporâneo.
- A autópsia.
Sessões Práticas (4ª feira):
- Respostas celulares normais e patológicas.
- Enfartes agudos e cicatrizados.
- Patologia vascular.
- Diabetes e amiloidose.
- Inflamação.
- Pneumonias e tuberculose.
- Febre reumática e valvulopatias.
- Imunopatologia.
- Hiperplasia, metaplasia e neoplasia.
- Neoplasia I.
- Neoplasia II.
- Citopatologia.
Bibliografia Obrigatória
Kumar Vinay;
Robbins and Cotran pathologic basis of disease. ISBN: 0-7216-0187-1
Cooke, Robin A.;
Colour atlas of anatomical pathology. ISBN: 0-443-05062-7
Bibliografia Complementar
Kumar Vinay 070;
Robbins Basic Pathology. ISBN: 978-1-4160-2973-1
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
56 horas de ensino presencial por estudante, correspondente a 1 hora/semana de aula teórica; 2 horas/semana – seminário; 2 horas de duas em duas semanas – sessão prática.
1 Aula Teórica por semana de 1 hora de duração máxima: exposição inicial de cerca de 40 a 45 minutos seguida por uma discussão de 10 a 15 minutos.
1 Seminário por semana de 2h de duração máxima com distribuição prévia aos alunos (através do Crucial documents) dos textos e material iconográfico a discutir durante o Seminário.
1 Sessão Prática de duas em duas semanas com 2h de duração. A sessão compreende a discussão de um ou dois temas e é precedida da distribuição aos alunos (através do crucial documents) do material seleccionado previamente: aspectos macroscópicos de peças cirúrgicas, fotografias de lâminas histológicas de rotina, fotografias de lâminas histológicas com colorações especiais e de imuno-Histoquímica e fotografias de patologia ultrastrutural. Para além do estudo prévio dos documentos e do adequado enquadramento teórico, espera-se que os alunos sejam capazes de discutir os mesmos com o docente. Cada Turma compreende ¼ dos alunos do Curso.
Crucial Documents (CD): Será entregue a cada aluno um compact disc que, para além de informação básica sobre a Disciplina, inclui: a) um Glossário; b) textos introdutórios às Sessões práticas com os documentos representativos das lesões fundamentais que irão observar e discutir na aula; c) documentos para prepararem os Seminários semanais; e d) ligações a “sites” relevantes com material de Anatomia Patológica.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
100,00 |
|
|
Exame - Época Normal |
Exame |
2,50 |
|
2008-01-21 |
Exame - Época Recurso |
Exame |
2,50 |
|
2008-02-11 |
Exame - Época Especial |
Exame |
2,50 |
|
2008-09-08 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
Composta por Exame Prático (4 valores) e Exame Teórico (16 valores).
Aos alunos que derem 3 ou mais faltas às Sessões Práticas ou aos Seminários serão descontados 0,5 valores (3-5 faltas), ou 1 valor (mais de 5 faltas). As faltas são marcadas, quer nas Sessões Práticas quer nos Seminários, 10 minutos depois do horário de início.
Exame: será composto por 33 questões práticas (Exame Prático) e 100 questões teóricas (Exame Teórico). Não haverá lugar a desconto pelas respostas erradas.
Os Exames Práticos serão feitos sobre documentos — diapositivos representando lesões macroscópicas, histológicas ou outras, mostradas nas Sessões Práticas e Seminários ou muito semelhantes às reproduzidas no Robbin’s, ou no Atlas — e serão exclusivamente compostos por Questões do tipo “Escolha Múltipla” (Escolher 1 de 5 hipóteses pela positiva).
Os Exames Teóricos serão exclusivamente constituídos por 50 questões do tipo “uncued” a responder com recurso ao GLOSSÁRIO distribuído no princípio do ano lectivo e 50 questões do tipo “escolha múltipla” (escolher 1 de 5 hipóteses pela positiva ou pela negativa).
Não haverá exame oral em nenhuma circunstância.
Notas
1. Apenas serão contabilizadas as respostas “uncued” totalmente correctas.
2. As questões que tiverem índice de dificuldade demasiado elevado serão eliminadas a posteriori apenas sendo contabilizadas para os alunos que tiverem optado pela resposta correcta.
3. O exame prático e o exame teórico distinguem-se pelos documentos que utilizam como suporte para as perguntas (diapositivos ou texto); isto é, não há uma matéria “das” práticas distinta da matéria “das” teóricas.
Observações
Recomenda-se a 7ª edição do Robbins and Cotran PATHOLOGIC BASIS OF DISEASE (Editora: Elsevier Saunders, 2005). Recomenda-se também a consulta da 3.ª edição do livro COLOUR ATLAS OF ANATOMICAL PATHOLOGY de Robin A. Cooke e Brian Stewart (Editora: Churchill Livingstone, 2003) para o estudo das lesões macroscópicas. Recomenda-se ainda a utilização dos elementos disponíveis no compact disc Crucial Documents respeitantes aos temas das Sessões Práticas e Seminários, assim como a articulação destes com os conteúdos do GLOSSÁRIO. Finalmente, sugere-se uma particular atenção aos temas tratados nas Aulas (teóricas, Seminários e Sessões Práticas) como elementos estruturantes do estudo.
Serão objecto de avaliação os capítulos que englobam os temas tratados nas Aulas teóricas, Seminários e Sessões práticas, incluindo tanto os assuntos discutidos pelos docentes como aqueles que constam dos respectivos capítulos do livro PATHOLOGIC BASIS OF DISEASE.
Será discutido com os alunos, no princípio do ano lectivo, um GLOSSÁRIO contendo muitas das palavras e conceitos fundamentais à aprendizagem da Anatomia Patológica. Este GLOSSÁRIO deverá ser utilizado no decurso da preparação das aulas e durante o processo de avaliação.