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Psicologia II

Código: MD2409     Sigla: P II

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia Clínica

Ocorrência: 2011/2012 - 2S

Ativa? Sim
Página Web: http://moodle.up.pt/course/view.php?id=3561
Unidade Responsável: Mestrado Integrado
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina Dentária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMD 89 PLANO OFICIAL 2007/2008 BOLONHA 2 - 3 45 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

OBJECTIVOS
No seguimento da disciplina Psicologia I, a disciplina Psicologia II tem como objectivo dar continuidade à formação dos alunos nas questões relacionadas com a aplicação dos conteúdos e questões da Psicologia ao contexto de actuação e intervenção da Medicina Dentária, procurando mais especificamente:
- Apresentar, aprofundar e trabalhar conteúdos relacionados com a relação terapêutica (Médico Dentista<->Paciente), bem como com as suas circunstâncias e condicionantes contextuais (ambiente e setting terapêutico);
- Abordar e explorar as necessidades e motivações que poderão estar na base da procura de um Médico Dentista;
- Reflectir sobre as crenças e representações que se formam sobre a Medicina Dentária, sobre os Médicos Dentistas e sobre o contexto de intervenção médico-dentária, e sobre qual o impacto/influência que essas poderão ter na procura de um Médico Dentista;
- Equacionar os desafios que, à luz de uma abordagem psicossocial, se poderão colocar na concretização da consulta de Medicina Dentária, ensaiando estratégias para os gerir;
- Sensibilizar para as questões relacionais inerentes à actividade de Médico Dentista, criando oportunidades para que o aluno treine, de forma apoiada, competências-chave (de natureza técnico-relacional) a adquirir por um Médico Dentista;
- Estimular o aluno para pensar cientificamente sobre a profissão e sobre a actividade de Médico Dentista, introduzindo questões relacionadas com o planeamento e concretização de investigações científicas, e propondo a pesquisa de temáticas que visem o cruzamento de questões da Psicologia com questões da Medicina Dentária;
- Desenvolver globalmente no aluno um espírito de análise e reflexão crítica sobre a disciplina e os seus conteúdos e sobre a sua utilidade no currículo do Mestrado Integrado em Medicina Dentária.

COMPETÊNCIAS
Espera-se que o aluno adquira competências de modo a:
- ser capaz de criar e manutenciar um ambiente terapêutico propício ao bom desenvolvimento da prática médico-dentária;
- ser capaz de gerir e adaptar a relação terapêutica em prol do bem-estar físico, psicológico e emocional do paciente e em prol da eficácia da intervenção técnica do Médico Dentista;
- ser capaz de identificar as necessidades e motivações que levam um paciente a procurar um Médico Dentista;
- ser capaz de desmitificar as crenças e representações irrealistas que os pacientes possam ter sobre a Medicina Dentária e o contexto de intervenção médico-dentária, sobre os Médicos Dentistas e sobre os tratamentos que irão eventualmente receber;
- ser capaz de identificar problemas psicossociais associados a populações especiais, bem como criar formas para lidar com as características particulares dessas populações;
- ser capaz de reflectir de forma crítica, fundamentada e científica sobre as questões da disciplina de Psicologia e da sua aplicação e utilidade no contexto de actuação e intervenção da Medicina Dentária.

Programa

Unidade 1 – O ambiente e a relação terapêutica na Medicina Dentária
1.1. O contexto e o ambiente terapêutico em Medicina Dentária
1.1.1. O setting terapêutico: uma visão alargada e dinâmica
1.1.2. Elementos, estruturas e dinâmicas relacionais
1.2. A relação Médico-Paciente
1.2.1. Do primeiro contacto ao desenrolar da consulta
1.2.2. A comunicação Médico-Paciente

Unidade 2 – A procura do Médico Dentista
2.1. Necessidades e motivações específicas de diferentes públicos-alvo
2.2. Crenças e representações dos pacientes

Unidade 3 – Desafios na consulta de Medicina Dentária
3.1. Dor
3.2. Ansiedade, medo e outros problemas internalizados
3.3. Hiperactividade e outros problemas externalizados
3.4. Populações especiais
3.4.1. Instrumentos de apoio à avaliação e diagnóstico: DSM, CID e CIF
3.4.2. Deficiência mental
3.4.3. Paralisia Cerebral
3.4.4. Deficiências sensoriais
3.4.5. Doença Mental
3.5. Saúde oral: Factores psicossociais, prevenção e intervenção comunitária
3.5.1. Noções sobre Odontologia Preventiva e Comunitária
3.5.2. Saúde oral: Determinantes e relação com a qualidade de vida

Unidade 4 – Questões de reflexão e investigação científica
4.1. Organização de um perfil de competências-chave ao nível da comunicação e do relacionamento interpessoal
4.2. A investigação a par e passo da actividade técnica
4.2.1. Formas de investigar: do planeamento à concretização
4.2.2. Temáticas de investigação psicossocial em Medicina Dentária

Bibliografia Obrigatória

Ayer William A.; Psychology and dentistry. ISBN: 978-0-7890-2295-8
Freeman Ruth; Communicating in dental practice. ISBN: 978-1-85097-099-8
Lloyd Margaret; Comunication skills for medicine. ISBN: 978-0-7020-3058-1
Mostofsky David I.; Behavioral dentistry. ISBN: 978-0-8138-1273-7
Silverman Jonathan; Skills for communicating with patients. ISBN: 978-1-85775-640-1

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas Teóricas:
. Exposição e discussão dos conteúdos programáticos.

Aulas teórico-práticas:
. Realização de actividades práticas de aplicação dos conhecimentos (rôle-playing, debates,…);
. Apresentação e discussão de trabalhos práticos em pequeno e grande grupo.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Obtenção de frequência

A obtenção da frequência implica que o aluno:
- cumpra o nível mínimo de 75% de assiduidade nas aulas;
- participe activamente nas actividades a desenvolver em contexto de aula;
- realize e entregue os trabalhos solicitados;
- realize o exame escrito de avaliação;
- obtenha a nota mínima de 9 valores em cada uma das seguintes componentes de avaliação: componente teórica (descontínua, terminal) e componente prática (contínua, processual).

Fórmula de cálculo da classificação final

Componente de assiduidade
10% – Assiduidade (traduzida em 2 valores na nota final)

Componente teórica (descontínua, terminal)
45% – Exame Final realizado em época de exames

Componente prática (contínua, processual)
10% – Participação e envolvimento (traduzida em 2 valores na nota final)
35% – Trabalhos práticos em grupo

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os alunos com estatuto de trabalhador-estudante (Despacho N.° GR.03/05/2011) e os alunos que tenham acesso à época especial de conclusão de ciclo de estudos – finalistas (art. 9, do Regulamento Geral para Avaliação dos Discentes da UP), ao estarem dispensados da frequência das aulas, deverão em substituição realizar uma componente contínua-processual (componente prática), através da elaboração e apresentação de trabalhos especiais definidos pelos docentes, mantendo-se a obrigatoriedade de cumprirem também a componente descontínua-terminal (componente teórica) através da realização do exame escrito. Aconselha-se estes alunos a falarem com os docentes no início do semestre para a definição atempada do plano de trabalhos.
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