Microbiologia II
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Biologia |
Ocorrência: 2011/2012 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
• Compreender a interação microrganismo-hospedeiro e compreender a relação microrganismo e doença humana.
• Conhecer os diferentes métodos e princípios gerais do controlo do crescimento microbiano.
• Conhecer a população microbiana da cavidade oral e a etiologia das infeções orais.
• Conhecer métodos e técnicas laboratoriais de diagnóstico de microrganismos associados à cavidade oral.
Programa
AULAS TEÓRICAS
Parte I – Os microrganismos e o Homem
1) Interação microrganismo- hospedeiro:
1.1) População microbiana normal.
1.2) Patologia, infeção e doença.
1.3) Infeção nosocomial.
2) Principais mecanismos de patogenicidade.
3) Controlo do crescimento microbiano:
3.1) Controlo da infeção cruzada: desinfeção, esterilização a antisépsia.
3.2) Antimicrobianos e vacinas.
Parte II – Microbiologia da cavidade oral
4) População microbiana oral:
4.1) Ecossistema oral.
4.2) Aquisição, aderência, distribuição e metabolismo.
4.3) Biofilme.
5) Mecanismos de defesa da cavidade oral.
6) Etiologia das infecções orais:
6.1) Infeções bacterianas: Cárie dentária, Doença periodontal, Infeções da polpa, Infeções do tecido periapical, Infeções do osso do maxilar, Infeções das glândulas salivares e Infeções da mucosa oral.
6.2) Infeções víricas: Infeções das glândulas salivares e Infeções da mucosa oral.
6.3) Infeções fúngicas: Candidose.
AULAS PRÁTICAS
1) Relação microrganismo e doença humana:
1.1) Infeções da pele e olhos.
1.2) Infeções do sistema nervoso.
1.3) Infeções dos sistemas cardiovascular e linfático.
1.4) Infeções do sistema respiratório.
1.5) Infeções dos sistemas urinário e reprodutor.
1.6) Infeções do sistema digestivo.
2) Realização de um projeto de investigação sobre a Prevalência de Candida oral em estudantes da FMDUP
3) Isolamento e caracterização de microrganismos da microbiota normal.
Bibliografia Obrigatória
Bagg Jeremy 070;
Essentials of microbiology for dental students. ISBN: 0-19-856489-9
Tortora Gerard J.;
Microbiology. ISBN: 0-321-39602-2
Murray Patrick R. 070;
Medical microbiology. ISBN: 0-8151-9035-2
Bibliografia Complementar
Liébana Urena José;
Microbiologia oral. ISBN: 970-10-1323-9
Malamud Daniel;
Oral-based diagnostics. ISBN: 1-57331-661-X
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
• Aulas teóricas: 1 aula semanal de 1hora.
• Aulas práticas: 1 aula semanal de 1,5 horas
Escolaridade semanal por aluno: 2,5 horas.
Palavras Chave
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biologia > Microbiologia
Ciências da Saúde > Ciências Médicas > Medicina > Infecções
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
35,00 |
|
|
| Relação microrganismos e patologia humana - questionários indivivuais |
Exame |
2,00 |
|
2012-04-24 |
| Projeto de investigação - Prevalência de Candida oral em estudantes da FMDUP |
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese |
12,00 |
|
2012-05-28 |
| Contribuição para o WikiDente |
Trabalho escrito |
8,00 |
|
2012-06-12 |
| Participação no Fórum |
Trabalho escrito |
2,00 |
|
2012-05-07 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
Frequência de 75% do total das aulas ministradas.
Classificação mínima de 7,0 (em 20) valores para as componentes prática e teórica.
Classificação final mínima de 10 valores (em 20).
Fórmula de cálculo da classificação final
Soma dos diferentes componentes de avaliação:
- 10% assiduidade.
- 45% teste escrito para a componente teórica (a realizar no período intercalar de avaliação).
- 45% avaliação contínua e processual para a componente prática.
Provas e trabalhos especiais
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes que possam estar dispensados da presença nas aulas devem realizar o teste de avaliação teórico e uma prova prática.
Para os casos não especificados aplicam-se as normas estabelecidas pelo Conselho Pedagógico para o ano letivo 2011/2012.
Melhoria de classificação
Aplicação das normas estabelecidas pelo Conselho Pedagógico para o ano letivo 2011/2012.