Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > MD2406

Histologia e Embriologia II

Código: MD2406     Sigla: HE II

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biologia

Ocorrência: 2011/2012 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Mestrado Integrado
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina Dentária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMD 106 PLANO OFICIAL 2007/2008 BOLONHA 2 - 4 63 108

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A disciplina de Histologia e Embriologia tem como principal objectivo a aprendizagem e obtenção de conhecimentos sobre a ultra-estrutura dos tecidos do organismo humano e do desenvolvimento embriológico dos tecidos e órgãos humanos, sendo destinada aos alunos do segundo ano da licenciatura em Medicina Dentária.
Os alunos deverão desenvolver conhecimentos, competências e capacidades para compreenderem as características morfológicas ultra-estruturais das células e dos tecidos que constituem os diversos órgãos ou aparelhos do corpo humano e as diversas etapas do seu desenvolvimento embriológico. Além disso, deverão incorporar no seu desenvolvimento, uma visão crítica, da importância do conhecimento da ultra-estrutura e do desenvolvimento tecidular ou orgânico na etiologia de patologias e suas manifestações clínicas.

Programa

1. Órgãos linfáticos
2. Aparelho Digestivo
3. Órgãos anexos ao aparelho digestivo
4. Aparelho respiratório
5. Glândulas endócrinas
6. Aparelho urinário
7. Pele e anexos
8. Aparelho reprodutor
9. Órgãos especiais
10. Período embrionário
1. Período fetal

Bibliografia Obrigatória

Junqueira, L.C.; Histologia básica
Sadler, T.W.; Langman.s medical embryology. ISBN: 0-683-07489-X

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas - apresentação e explanação sobre os temas da disciplina
Aulas teórico-práticas - apresentação e discussão sobre tópicos no âmbito da disciplina. Seminários temáticos
Aulas práticas - elaboração de desenhos em fichas específicas, correspondentes a imagens das células e tecidos estudados.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 42,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

3/4 de presenças nas aulas teóricas, práticas e teórico-práticas

Fórmula de cálculo da classificação final

avaliação será distribuída sem exame final, respeitando a alínea b) do artigo 7º. da Deliberação 1 536/2005 da Universidade do Porto.
Avaliação teórica, com a realização de 1 teste no final do semestre e resposta semanal a um quiz sobre a matéria lecionada nessa semana . O teste teórico terá uma ponderação de 40% na classificação final. A média das notas dos quiz terá uma ponderação de 10% na nota final.
Avaliação prática, com a realização de um exame prático no final do semestre, avaliação dos trabalhos práticos realizados nas aulas práticas e resposta semanal a um quiz sobre a matéria lecionada. A classificação obtida terá uma ponderação de 40% na classificação final (20% o exame prático, 20% a média das notas dos trabalhos ).
Avaliação da assiduidade terá ponderação de 10% na classificação final.
Para obter aproveitamento na unidade curricular é necessário obter simultaneamente:
- 9 valores no exame teórico
- 9 valores no exame prático
- Nota final de 10 valores
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-10-24 às 06:41:12 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico